Tech

VEJA 4 TECNOLOGIAS QUE SUMIRAM DO RADAR DEPOIS DE AGITAR A WEB

30 de maio de 2023

Andressa Barbosa

1- Clubhouse O app é uma rede social que possui somente rodas de bate-papo com áudio para convidados, ou seja, para entrar no aplicativo precisa receber o convite de alguém que já tem uma conta. 

Em janeiro de 2021, a plataforma foi avaliada em US$1 bilhão, mas pouco depois a popularidade foi caindo devido à exclusividade da plataforma. Além disso, outras redes sociais também começaram a copiar o formato.

2- Lensa Editor de fotos lançado em 2016 pela Prisma Lab Inc., que corrige algumas falhas e permite criar avatares com imagens compartilhadas. O recurso pago Magic Avatars possibilita a criação de imagens elaboradas com cenários diferentes por meio da IA. 

Especialistas acenderam um alerta para que os usuários fiquem atentos a apps como o Lensa, que recolhem informações pessoais e de aparência, pois não se sabe como essas informações poderão ser utilizadas futuramente.

3- Koo A rede social surgiu como uma alternativa para usuários do Twitter após a circulação de rumores de que a rede social comprada por Elon Musk iria acabar. O app foi desenvolvido na Índia e possui design e alguns recursos semelhantes ao Twitter.

Muitos brasileiros se cadastraram na plataforma, mas especialistas afirmam que a rede social não ficou muito tempo no hype porque não caiu no gosto do público. Ainda existem alguns perfis ativos dentro do Koo, mas a atividade maior segue no Twitter.

4- Google+ Em uma tentativa de emplacar a própria rede social, o Google lançou o Google+ como rival direto do Facebook, com recursos de comunicação e compartilhamento, além de permitir ao usuário o uso de outras ferramentas do Google. 

O Google+ teve seu fim decretado em abril de 2019. A decisão foi tomada ainda em 2018 após um vazamento dos dados de mais de 500 mil usuários aos desenvolvedores da plataforma. Para não perder todo o investimento, o Google+ virou uma rede social dedicada ao setor corporativo.

Especialistas destacam que, mesmo que tais plataformas não tenham caído no gosto das pessoas no longo prazo não significa que elas fracassaram, já que muitas outras tiveram um tempo necessário de maturação.