Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Empresa usa velejada para promover educação corporativa em Porto Alegre

Empresa usa velejada para promover educação corporativa em Porto Alegre

Criada por jovens de 23 anos, PrimeSail coloca executivos para navegar e aprender

Lucas Teixeira
31/07/2014 Atualizado há 11 anos

Acessibilidade

 

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” O provérbio náutico, atribuído ao escritor romano Sêneca, é muito usado no mundo corporativo do século 21, assim como “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”. Velejar exige habilidades técnicas, conhecimento teórico e um pouco de talento, ousadia e coragem, entre outros fatores. Soa familiar? É exatamente o que as empresas procuram hoje em dia.

Essa reflexão levou dois jovens de Porto Alegre, de 23 anos, a criarem uma empresa que usa a vela como meio de aprendizagem corporativa. Cássio Lutz e Roberto Machado, estudantes de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nunca se adaptaram ao modelo tradicional e unilateral de ensino. “Muitas empresas do setor de RH estão fazendo a mesma coisa há 20 anos: com o modelo de sala de aula e falando ‘liderança é assim e vocês têm de ser assado’. Nós fomos atrás do oposto disso”, conta Machado.

Desses questionamentos, entre o final de 2012 e o começo de 2013, surgiu a PrimeSail, uma empresa que promove educação corporativa por meio de velejadas. Funciona assim: companhias entram em contato com eles para reforçar ou descobrir algum fator interno e, em reuniões prévias, fica estabelecido qual será o foco do encontro. O processo, de cerca de cinco horas, é dividido em três partes: abertura, em que eles explicam o que irá acontecer; experiência, a velejada; e processamento, o trabalho de reflexão.

“O primeiro passo é deixar bem claro para os participantes que não é um passeio, mas uma experiência para trabalhar determinado aspecto”, explica Machado. “Nós precisamos engajar o grupo e fazer com que ele acredite no que estamos proporcionando”, completa Lutz.

“Todos os trabalhos são personalizados. A analogia de velejar é somada à cultura da empresa, por isso, não podemos ter um serviço encaixotado”, argumenta o empresário. Machado exemplifica: “O trabalho tem de representar o ambiente que a companhia vive, se ela tem metas fortes e pragmáticas, uma velejada livre é menos eficiente”.

Os sócios argumentam que o seu modelo se sobressai ao tradicional, pois traz novos componentes para a discussão corporativa. Para o processo, os participantes recebem apenas um manual com dez dicas básicas sobre vela, o resto é com eles. “Quando se nivela o conhecimento técnico, já que ninguém sabe navegar, o comportamento das pessoas fica mais nítido. Assim, elas podem refletir sobre fatores que poderiam demorar meses ou anos para serem notados no ambiente corporativo”, afirma Machado.

A parte final, de discussão após a navegação, é tão importante quanto as anteriores. Segundo Lutz, a dupla promove debates para que os funcionários e gerentes reflitam sobre o que viveram e como podem aplicar isso ao seu dia a dia corporativo. Eles procuram não interferir. “O que acontece na dinâmica é importante para quem está vivenciando, nós estamos lá para facilitar o processo.”

A empresa funciona por meio de parcerias. Os sócios, dois únicos funcionários da PrimeSail, não têm barco nem pretendem comprar um em breve. A infraestrutura, como internet, espaço e até restaurante, é oferecida pelo Veleiros, clube náutico do qual os dois são sócios, e as velas vêm de 12 donos diferentes.

Segundo eles, o custo fixo mensal é irrisório. Pouco menos de R$ 500. “É isso que viabiliza a nossa operação”, explica Machado. Mas os valores não param por aí. Dado o sistema de parcerias, o gasto, no final das contas, é variável, pois os serviços são prestados sob demanda. O aluguel de um barco custa, em média, R$ 500 por turno. Além disso, há a contratação de um velejador profissional por vela, responsável pela segurança dos tripulantes, entre outras despesas.

Mesmo novo, o negócio está crescendo. Se comparado ao último semestre de 2013, a PrimeSail teve um crescimento de 12 vezes no faturamento durante os primeiros seis meses deste ano. Segundo os sócios, a margem de lucro é, em média, de 65%.

Até então, a dupla trabalha apenas em Porto Alegre e tem como principal objetivo se consolidar na capital gaúcha, campo que, segundo eles, ainda tem muito a crescer. Expansão para outras cidades, como Rio de Janeiro? Assunto para o ano que vem.

Com ideia (e frases) que se complementam, os sócios pretendem manter o modelo minimalista em que possam participar de tudo. “É o que gostamos de fazer”, afirma Lutz. Como o destino está traçado, os ventos se mostram cada vez mais favoráveis.

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brasil
  • educação
  • empreendedorismo

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.