Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Plataforma mira massificação de moradia popular

Plataforma mira massificação de moradia popular

Housi é aderente a audiências de menor poder aquisitivo e pode até virar benefício, diz o CEO, Alexandre Lafer Frankel

Forbes Insider, por Angelica Mari
18/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Housi é aderente a audiências de menor poder aquisitivo e pode até virar benefício, diz o CEO, Alexandre Lafer Frankel

A Vitacon avança com um plano de geração de liquidez para investidores imobiliários com moradias populares, por meio de sua plataforma digital, e propõe até mesmo trazer mudanças para programas sociais do governo.

A Housi nasceu neste ano como uma plataforma online para administrar e alugar os imóveis da incorporadora e construtora, normalmente adquiridos por investidores, bem como imóveis de terceiros. Este braço, que já administra 75% dos R$ 2,5 bilhões em lançamentos da Vitacon para 2019, deve ultrapassar o crescimento da própria empresa de onde foi originada.

“Tivemos um crescimento muito maior do que o esperado e estamos muito mais focados nesta expansão da Housi”, diz o CEO da Vitacon e da Housi, Alexandre Lafer Frankel. Esse braço de soluções de moradia atualmente representa 15% do faturamento da Vitacon, e a empresa espera um crescimento na ordem de 800% para o próximo ano.

Aluguéis pela plataforma da Housi, que podem ser fechados por qualquer período de tempo, atualmente saem por mais de R$ 3.000 por mês, com serviços que podem incluir desde limpeza até internet. Mas a ideia é aumentar significativamente o portfolio de moradias populares, com aluguéis mensais de cerca de R$1.000, para clientes de poder aquisitivo mais baixo.

“Os modelos atuais foram criados para que pessoas adquiram um imóvel, frequentemente, com subsídios do governo. Mas isso pode não fazer mais sentido à medida em que as dinâmicas de vida mudam”, diz Frankel.

Segundo o fundador, a análise de crédito passa pelo algoritmo da empresa e gera um score, que desobriga clientes a buscarem um fiador ou seguro fiança, mesmo em casos de restrição de crédito.

“Muitas vezes, a pessoa pode ter não ter um histórico ou mesmo uma renda formal, mas tem um comportamento de pagamento positivo. Isso destrava uma grande oportunidade para nós”, aponta.

“Cerca de 90% das pessoas que tentam comprar por meio do Minha Casa, Minha Vida não tem seu crédito aprovado, mas talvez elas tenham maior aderência à locação. Esse é um mercado enorme que precisa ser explorado.”

***

Além de trazer grandes mudanças para o mercado imobiliário, a empresa se movimenta para provocar mudanças ainda mais profundas. Frankel está em discussões no âmbito federal e estadual, para oferecer moradias temporárias, por meio da plataforma da Housi a pessoas que recebem auxílio do governo.

“Propomos novos modelos pelos quais pessoas terão a ajuda do governo para consumir moradia enquanto precisam – a partir do momento que elas conseguem pagar sua moradia, o governo pode atender novas famílias”, detalha.

Esta abordagem também contempla o uso de imóveis públicos, já que a Housi é o que Frankel define como um negócio “asset-light”, ou seja, a empresa usa tecnologia para conectar as pontas de usuário e proprietário do imóvel e não precisa deter a propriedade dos mesmos.

“Vemos os ativos que pertencem ao poder público como uma matéria-prima interessantíssima para ser colocada no mercado. Acho que a solução para os problemas de moradia do país está muito mais ligada a esse novo modelo do que à compra do imóvel”, aponta.

“Propomos uma grande transformação social, que vai muito além de meramente locar um imóvel.” Ele diz que o negócio de construção da Vitacon continuará existindo separadamente, apesar do maior potencial da oferta digital.

O escopo da plataforma de aluguel online, que pretende chegar a 100 mil imóveis administrados nos próximos meses, atualmente concentrados em São Paulo, deve expandir nos próximos meses para Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Curitiba e Belo Horizonte.

***

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e suas 18 instituições associadas promovem entre os dias 20 e 26 a Semana da Segurança Digital, com o objetivo de contribuir para a conscientização do uso seguro da internet e dos canais digitais. Os bancos participantes usarão seus canais de comunicação para divulgar os temas, que incluirão golpes por meio das redes sociais, privacidade de dados e truques como supostas promoções imperdíveis, que resultam em fraudes.

***

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou seu Sistema Aberto de Gestão da Inovação, com o objetivo de mapear e divulgar atividades de inovação de sua comunidade. A plataforma inclui um portal de busca e permite o cadastro dos laboratórios, spin-offs e startups que surgiram com apoio da UFSCar ou fundadas por alunos e ex-alunos, bem como gestão de ativos de Propriedade Intelectual da UFSCar, tais como patentes e software.

***

Hoje (18), a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) faz história com a primeira caminhada espacial tripulada somente por mulheres. No momento de fechamento desta coluna, as astronautas Christina Koch e Jessica Meir substituíam um equipamento defeituoso num painel exterior da Estação Espacial Internacional (ISS). “Entendemos que é um marco histórico, mas existe toda uma fila de mulheres que fazem trabalho espacial”, disse Koch, ao responder a elogios do presidente norte-americano, Donald Trump. “Queremos ser uma inspiração para essas meninas.”

 

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • colunas
  • Febraban
  • FORBES
  • Housi
  • inovação
  • Nasa
  • startups
  • UFSCar
  • Vitacon

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.