Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Plataforma de busca de imóvel vai além e lança facilitação de crédito e serviços jurídicos

Plataforma de busca de imóvel vai além e lança facilitação de crédito e serviços jurídicos

Com participação até o fechamento do negócio, EmCasa pode gerar economia de cerca de R$ 10 mil para o comprador

Forbes Insider, por Gabriela Arbex
10/02/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Gustavo Vaz, sócio-fundador e CEO da EmCasa

Filho de uma corretora de imóveis do tradicional mercado carioca, o engenheiro de produção Gustavo Vaz, 31 anos, precisou contrariar as expectativas da família algumas vezes para buscar seus objetivos. A primeira delas foi trocar a cidade maravilhosa pela terra da garoa para trabalhar em uma consultoria. Um ano e meio depois, deixou a empresa a convite de Tallis Gomes para assumir o marketing da Easy Taxi que, na época, era um projeto bem embrionário, muito distante do que viria a se tornar alguns anos mais tarde.

“A história que rolava lá em casa é que eu estava trabalhando em uma cooperativa de táxi”, lembra, rindo. Do marketing, Vaz passou a coordenar o lançamento das operações nas demais cidades brasileiras e, em seguida, da América Latina e dos demais países onde o aplicativo de transportes funcionava. A nova função exigiu que o jovem executivo morasse no Chile e na Ásia. Em 2015, aos 26 anos, voltou ao Brasil com a responsabilidade de comandar as operações globais e 1.000 pessoas na sua equipe. “Aprendi muito lá, principalmente no que diz respeito a gerenciar pessoas e a lidar com os altos e baixos de uma startup, como falta de dinheiro num dia e muito dinheiro no outro.”

Após quatro anos na Easy Taxi, Vaz deixou a empresa para cursar um MBA em Harvard que teria a duração de dois anos. No meio do caminho, mudou-se para a Alemanha, avisou a escola que não voltaria e passou a trabalhar em uma startup que negociava carros em mercados emergentes – contrariando, mais uma vez, as expectativas da família. Ao mesmo tempo, intensificou o contato com Lucas Cardozo, um antigo colega de faculdade, e achou que era hora de voltar ao Brasil, que vivia um bom momento no mercado imobiliário e de inovação.

Foi então que a dupla decidiu criar a EmCasa. A startup de compra e venda de imóveis foi incubada em Harvard, durante o ano em que Vaz voltou à escola de negócios para concluir o MBA, e desembarcou no Brasil definitivamente em 2017. “A compra de um imóvel é a transação financeira mais importante da vida das pessoas e a experiência, em geral, é muito ruim por aqui”, diz ele, ressaltando que isso se observa principalmente na classe média, entre pessoas sem condições financeiras suficientes para contratar advogados e know how para lidar com os bancos durante a operação. “Achamos que tinha um gap, uma oportunidade de criar um serviço relevante.”

A startup nasceu, então, com o objetivo de facilitar a experiência para o comprador. Começou ajudando na busca por imóveis com as características informadas pelo cliente, agendando as visitas e intermediando as negociações entre comprador e vendedor. “Percebemos, nesse processo, que as pessoas tinham dificuldades para conseguir financiamento, recurso usado por dois terços delas para concretizar o negócio. Integramos a nossa plataforma a uma série de bancos e passamos a atuar também nessa etapa, captando e analisando as informações das instituições financeiras e recomendando a melhor proposta para o comprador”, explica Vaz, ressaltando que, em função do volume, muitas vezes consegue condições melhores do que se o cliente fosse direto ao banco.

Mas existia, ainda, uma outra fase do processo que era motivo de estresse para os compradores: a jurídica. “São necessárias mais de 15 certidões por CPF, um trabalho super manual”, explica o empreendedor, mencionando, ainda, elaboração dos contratos, escrituras e documentos de intenção de compra e venda. A startup passou, no ano passado, a atuar também nessa ponta, fechando o cerco e se envolvendo na operação do começo ao fim, com tecnologia, assessoria jurídica, relacionamento com os bancos e um time de especialistas.

O resultado, segundo Vaz, é uma experiência muito mais simples, transparente e barata para o comprador. Ele explica que cobra a comissão de mercado das imobiliárias tradicionais – entre 4% e 6% do valor do imóvel, paga pelo vendedor. “Se levarmos em conta os custos de advogado, despachante e visitas menos assertivas, o comprador chega a economizar R$ 10 mil. Isso sem contar o estresse e o tempo dedicado às pesquisas e visitas improdutivas.” Ele conta que os compradores visitam, em média, de 30 a 40 imóveis antes de concluir a operação. “A nossa média é entre seis e oito visitas.”

Atualmente, a EmCasa atua em 22 bairros da capital paulista, principalmente nas zonas oeste e sul, e 13 do Rio de Janeiro, a maioria da zona sul. “Nosso foco é bairro a bairro. Não adianta termos cinco imóveis em todos os bairros das cidades. À medida que concluirmos um número considerável de imóveis em determinada região, passamos pra próxima.”

A empresa – que até o momento captou cerca de R$ 30 milhões em duas rodadas de investimentos de fundos nacionais e internacionais – fechou 2019 com faturamento e receita líquida 14 vezes maiores do que em 2018. Para 2020, a expectativa é chegar a R$ 1 bilhão em valor geral de vendas. Outro impulso foi na equipe: o número de colaboradores saiu de 25 para uma centena, todos com salários fixos e benefícios, ao contrário da prática comum do mercado. “Já temos margem de contribuição positiva, não precisamos de novos aportes. Mas estamos sempre em contato com investidores. É claro que, se surgir algo interessante, vamos avaliar.”

****
Divulgação

Loft compra empresa de pesquisa de mercado

A Loft, plataforma digital de compra, reforma e venda de apartamentos e primeiro unicórnio brasileiro de 2020, acaba de concluir a aquisição da empresa de pesquisa de mercado SPRY. O objetivo da negociação é detectar, em um prazo muito curto, o que as pessoas estão procurando em cada região e ganhar capilaridade para entender melhor os nichos de mercado que se formam dentro de São Paulo. “Por meio das pesquisas conseguimos descobrir informações como o que as pessoas valorizam em uma determinada região e isso permite uma entrega cada vez mais satisfatória. Além da intenção de compra e perfil do comprador, conseguimos mapear quais os demais serviços e produtos adjacentes que essa pessoa está buscando na hora de comprar e vender um apartamento, por exemplo”, afirma Mate Pencz (foto), fundador e coCEO da Loft.

Leia mais: Brasil já tem o primeiro unicórnio de 2020

****

Divulgação
Divulgação

Henner Heistermann e Sven Grimminger, fundadores da Nitrobox

Porsche Ventures investe em startup de software Nitrobox

A Nitrobox GmbH acaba de concluir uma rodada de captação de cerca de € 1 milhão do qual participaram o fundo NeueCapital Partners, do Vale do Silício, e a Porsche Ventures, a unidade de capital de risco da fabricante de carros esportivos com sede em Stuttgart. A solução da startup permite que empresas internacionais lidem com processos financeiros por meio de uma plataforma central e os controlem de maneira flexível – da criação do modelo de negócios aos pagamentos digitais, passando por cobrança, gerenciamento de contas a receber e conformidade. A empresa pretende usar os novos recursos principalmente para expandir sua posição no mercado alemão e se preparar para sua entrada nos Estados Unidos. “Nosso objetivo é nos tornarmos um facilitador de novos modelos de negócios e monetização”, diz Henner Heistermann, fundador e CEO da Nitrobox.

****
Divulgação

Stefanini adquire startup Mozaiko

A multinacional brasileira de tecnologia Stefanini anunciou a aquisição da Mozaiko, startup de analytics que integra dados em tempo real e utiliza inteligência artificial para simplificar processos do varejo, como controle de estoques e custos, ganho de eficiência e melhoria da experiência do cliente. Com essa movimentação, a companhia expande sua expertise no setor e amplia sua oferta de softwares para realizar missões críticas para toda a cadeia de suprimentos do segmento varejista, operadores logísticos e indústria.

Com o novo negócio, será possível conectar o mundo físico e o digital do varejo, auxiliando as empresas do setor em sua movimentada operação de estoque. A Mozaiko provê solução de ponta a ponta, incluindo o software de analytics, equipamento e etiquetas de RFID (identificação por radiofrequência), que podem ser implementados ao longo da cadeia de supply chain, da fábrica à loja. Uma das aplicações nas lojas é dentro do provador de roupas, tornando-o inteligente e permitindo que o cliente, por meio de um simples toque no painel touch screen, solicite que o atendente da loja leve a peça desejada, além de oferecer sugestões complementares de outras confecções ou produtos, de acordo com o estilo do consumidor. Tudo sem sair da cabine.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Easy Taxi
  • EmCasa
  • financiamento
  • Harvard
  • inteligência artificial
  • loft
  • Mate Pencz
  • RFID
  • SPRY
  • startup
  • Stefanini
  • supply chain
  • Tallis Gomes
  • unicórnio
  • Varejo

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.