Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Flávio Rocha: PIX favorece o protagonismo do varejo nas cadeias produtivas

Flávio Rocha: PIX favorece o protagonismo do varejo nas cadeias produtivas

Com onda de modernização econômica, o novo cenário que se esboça permitirá uma verdadeira democratização do crédito

Flávio Rocha
05/11/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Constantine Johnny/Getty Images
Constantine Johnny/Getty Images

A nova realidade é uma grande oportunidade, mas um desafio ainda maior para o comércio

Às vésperas da introdução do sistema instantâneo de pagamentos – o PIX, que entra em vigor em novembro – o varejo se prepara para assumir de vez o papel de protagonista de um ecossistema nascido da sua relação simbiótica com as instituições financeiras.

O PIX, na realidade, é apenas a mais recente ferramenta que fará o varejo se transformar no grande protagonista das cadeias produtivas. As outras são o open banking (que permite a portabilidade do crédito), o cadastro positivo (que identifica o bom pagador) e a Lei Geral de Proteção de Dados, válida desde agosto. Somados, esses instrumentos induzem o compartilhamento de dados, reduzindo substancialmente a assimetria da informação.

Trata-se do empoderamento do consumidor, que terá acesso a crédito mais abundante e mais barato. Calcula-se que só o cadastro positivo permitirá que milhões de novos clientes sejam incluídos no mercado financeiro. É um exército de pessoas que, sem esse mecanismo de avaliação, não teriam acesso ao crédito para comprar bens.

O fato de essas quatro iniciativas terem surgido numa mesma onda de modernização econômica é equivalente a um fenômeno tão raro e auspicioso quanto o alinhamento dos astros. Ao premiar o bom pagador, ao valorizar o dono de um histórico responsável, o novo cenário que se esboça permitirá uma verdadeira democratização do crédito, em benefício da sociedade como um todo.

É preciso um recuo no tempo para encontrarmos algo que tenha tido impacto semelhante no varejo. Eu diria que o atual enraizamento da visão de plataforma para o comércio – incentivada por esse Big Bang do sistema financeiro no Brasil – tem provavelmente a mesma importância da criação do código de barras, há 40 anos, por Sam Walton, o fundador da Walmart, que revolucionou as lojas no final do milênio passado a partir de sua cadeia nos Estados Unidos.

“O atual enraizamento da visão de plataforma para o comércio tem provavelmente a mesma importância da criação do código de barras, há 40 anos, por Sam Walton, o fundador da Walmart.”

A nova realidade é uma grande oportunidade, mas um desafio ainda maior para o comércio. A gestão passiva das lojas simplesmente não terá mais lugar. Ficou para trás o tempo do lojista que abre as portas de manhã e espera o cliente entrar. O universo varejista obedecerá cada vez mais a regras distintas, como as formuladas pelo visionário Jack Ma, fundador do Grupo Alibaba, o maior império do varejo digital do mundo, com sede na China.

Trata-se de um mundo em que a fronteira entre os ambientes físico e virtual será cada vez mais difusa. É um mundo sinergético comandado por superaplicativos que criam uma realidade expandida onde o cliente circula como se estivesse em um shopping center que cabe na tela de seu smartphone. É uma descrição que, embora possa soar futurística, corresponde ao que já fazem os lojistas mais antenados.

As grandes exigências do novo modelo farão com que muitos empresários do ramo fiquem de fora. Estamos diante de um sistema em que, como dizem os americanos, the winner takes it all. O vencedor leva tudo porque, entre os maiores concorrentes, não haverá mais espaço para quem se mostrar refratário a ingressar no novo ecossistema. O mercado não perdoa a obsolescência.

Quem quiser sobreviver terá que investir em tecnologia que faça sentido da massa bruta de dados que teremos à disposição. Os bancos sabem se o cliente é bom ou não. Nós, varejistas, além dessa informação básica, saberemos onde ele anda e a que horas, quantos filhos tem, qual seu esporte favorito, para que time torce ou se meias coloridas e gravatas extravagantes são do seu agrado. Estaremos no olho do furacão, no epicentro do terremoto que fará nascer um varejo altamente tecnológico. Quem viver verá.

Flávio Rocha é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • colunas
  • crédito
  • ferramenta
  • Flávio Rocha
  • FORBES
  • FORBES Brasil
  • instituições financeiras
  • Lei Geral de Proteção de Dados
  • PIX
  • Tecnologia
  • Varejo

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.