Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Natura entra em nova fase com estreia no mercado de serviços

Natura entra em nova fase de modernização do negócio com estreia no mercado de serviços

Empresa anunciou um investimento de R$ 400 milhões para este semestre para reforçar sua estratégia de digitalização

Angelica Mari
15/11/2020 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de negócios da Natura

Mesmo enfrentando os desafios impostos pela pandemia, a Natura manteve-se firme no propósito de transformação digital, que inclui a evolução de seu modelo multicanal e também sua estreia no mercado de serviços, tornada possível com a plataforma digital de serviços de beleza em domicílio Singu, na qual investiu em agosto.

O segundo trimestre não foi um mar de rosas: queda de receita de 12,7% e prejuízo de mais de R$ 390 milhões. Por outro lado, as vendas online tiveram um crescimento de 225%, apoiadas pela Rede Natura, que reúne mais de 1 milhão de lojas online de consultoras. As representantes compartilham conteúdo com seus clientes, influenciam decisões e incentivam a compra de produtos via internet, no modelo chamado de social selling.

LEIA MAIS: Tallis Gomes revela como costurou parceria entre a Singu e a Natura

Para reforçar sua estratégia de digitalização, a empresa anunciou um investimento de R$ 400 milhões para este semestre. Segundo Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de negócios, o trabalho nessa frente nos últimos cinco anos foi “muito útil na crise”, pois possibilitou que os milhões de consultoras mantivessem seus negócios ativos apesar das restrições de mobilidade e do distanciamento social. “O caminho que a gente vem percorrendo se mostrou muito eficiente neste momento, em que o nosso negócio e as relações conseguem se preservar usando a tecnologia que já estava à disposição”, aponta Leão, acrescentando que o processo de digitalização da Natura permeia aspectos que vão desde o desenvolvimento de produtos até a jornada da consultora. Esses processos são trabalhados em squads, grupos de profissionais de tecnologia e negócios que operam como mini-startups.

Desde 2016, a empresa já teve contato com mais de 5 mil startups, das quais 100 executaram pilotos e 40 se tornaram parceiras. A Natura vê o investimento na Singu como um movimento que leva a estratégia de inovação aberta da empresa – onde surgiram novidades como um espelho virtual com realidade aumentada para prova de maquiagens e experimentação de perfumes de forma digital – a um novo patamar. “A Natura é uma grande plataforma de encontro de pessoas que têm propósitos em comum, e serviços de beleza são um tema que sempre esteve em nosso radar.”

A gigante de cosméticos acredita que a adoção de ferramentas tecnológicas com baixas barreiras de entrada, como apps, cria uma oportunidade de transformação social sem precedentes. Além disso, o impacto da digitalização é expressivo no negócio – a porcentagem do que a empresa chama de vendas habilitadas digitalmente no último trimestre já chegou a 9% da receita total. São vendas em que a consultora pode escolher como quer fazer a entrega e como vai interagir com seus clientes através do mecanismo de social selling, com a opção de fechar a venda pelo check-out de e-commerce da Natura.

“Queremos que [a venda digital] se expanda cada vez mais e gere benefícios palpáveis para as pessoas envolvidas em nossa rede”, diz Leão. “Poderemos apresentar essa evolução digital mês a mês, com o compromisso de fazer isso de forma escalável não só na Natura do Brasil, mas também nas operações internacionais e na Avon, que também já começa esses processos.”

Reportagem publicada na edição 80, lançada em setembro de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • App
  • avon
  • beleza
  • brasil
  • cosmético
  • DIGITALIZAÇÃO
  • e-commerce
  • Edição 80
  • FORBES
  • inovação
  • natura
  • pandemia
  • Singu
  • startup
  • Tecnologia
  • transformação digital
  • venda online

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.