Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Carrefour anuncia comitê independente sobre diversidade e inclusão

Carrefour anuncia comitê independente sobre diversidade e inclusão

Grupo, que conta com lideranças negras como Celso Athayde, vai orientar compromissos de tolerância zero à discriminação racial na empresa

Beatriz Calais e Gabriela Arbex
25/11/2020 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação/Douglas Jacó
Divulgação/Douglas Jacó

Celso Athayde é um dos integrantes do Comitê Externo de Livre Expressão sobre a Diversidade e Inclusão

A quinta-feira (26) será diferente no Carrefour. Todas as lojas, que estarão fechadas até às 14h, farão um minuto de silêncio em respeito à morte de João Alberto Silveira Freitas antes de receberem os primeiros clientes. A ação foi tomada pelo Comitê Externo de Livre Expressão sobre a Diversidade e Inclusão, uma iniciativa independente criada para assessorar o Carrefour Brasil após o caso de violência racial registrado em uma unidade de Porto Alegre que resultou na morte de Freitas nas mãos dos seguranças terceirizados da loja, pertencentes à Vector Segurança Patrimonial.

O time, composto por especialistas, líderes de movimentos negros e personalidades com voz ativa nessas questões, conta com Rachel Maia, Adriana Barbosa, Celso Athayde, Silvio Almeida, Anna Karla da Silva Pereira, Mariana Ferreira dos Santos, Maurício Pestana, Renato Meirelles e Ricardo Sales. Com o propósito de contribuir para que crimes como esse nunca mais ocorrem, o grupo terá como função orientar e aconselhar compromissos de Tolerância Zero à discriminação racial no Carrefour Brasil.

LEIA TAMBÉM: Vendas do Carrefour Hipermercados no dia 20 serão doadas para entidades ligadas à consciência negra

“Não trabalhamos para o Carrefour, trabalhamos para que os pretos se desenvolvam. Eu estive em quatro passeatas e em algumas ações nas lojas, mas chega um ponto em que precisamos tirar lições e propor ações para que esses fatos não se repitam”, diz Celso Athayde, fundador da CUFA – Central Única das Favelas. “Existe hoje um fundo que vamos gerir – são os pretos que farão essa gestão. Não temos como fugir dessa responsabilidade.”

Nos últimos dias foi decretado que todo o resultado de vendas dos dias 26 e 27 de novembro será revertido para ações orientadas pelo grupo. Esse valor também será somado aos R$ 25 milhões já anunciados como doação para a iniciativa e ao resultado de vendas do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A proposta é que o comitê acompanhe constantemente o desenvolvimento de iniciativas em prol da diversidade e da inclusão. “Mas isso não se resume ao fundo e às políticas que vamos propor, mas nas práticas da empresa. Queremos ir além do Carrefour: que todas as empresas criem comitês como esse, fundos como esse e, acima de tudo, adotem a diversidade e a transparência na condução dessas iniciativas”, diz Athayde. “Esses comitês precisam contar com pessoas de vivências distintas, com experiências diversas de vários campos pretos e reputação para garantir que as ações efetivamente surtam efeito e sejam comunicadas. Isso não garante que fatos como o de Porto Alegre se repitam, mas garante que tudo está sendo pensado e feito para não se repetirem.”

O posicionamento do grupo, divulgado na tarde de hoje (25) por comunicado, diz que as ações de tolerância zero ao racismo não podem ser apenas momentâneas. É preciso criar e alimentar uma estrutura de igualdade de oportunidades, sendo assim, serão colocadas em prática outras medidas – mais especificamente oito – de transformação de curto a longo prazo para a rede varejista.

Primeiramente, uma cláusula de combate ao racismo e à discriminação por razões de origem, condição social, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência e religião será inserida em todos os contratos com fornecedores e, se descumprida, implicará em rompimento do contrato.

Após essa configuração legal, a empresa promete iniciar uma mudança radical em seu modelo de segurança, internalizando as equipes das três lojas da cidade de Porto Alegre com apoio da ICTS Brasil, empresa especializada na transformação da segurança privada. Além disso, pretende estabelecer regras rigorosas de recrutamento e treinamento para o time de segurança. Tudo com o apoio e parceria de organizações ligadas ao movimento negro.

Sobre o fato de contar com fornecedores terceirizados, Athayde diz: “Se as empresas, em geral, não entenderem por bem, vão ter que entender por mal. O debate é econômico também. Se todas elas – e não apenas o Carrefour – perceberem que podem perder mercado se não mudarem ou cederem, elas mudarão suas posturas. A sociedade deve pressionar e, num segundo momento, entrar na máquina para mudar o plano de voo. O futuro vai confirmar se faz sentido. Mas se não entrarmos na aeronave não haverá futuro”.

O terceiro ponto estende o treinamento para os colaboradores de todas as unidades do hipermercado, fazendo com que a Política de Tolerância Zero tenha uma divulgação clara dentro da própria empresa. E, se a mudança vem de dentro, o Comitê também aconselhou sobre medidas de geração de oportunidades de carreira organizadas pelo Carrefour, o que fez com que três iniciativas fossem colocadas em prática: a empresa promete oferecer qualificação diferenciada para 100 negros e negras por ano para aceleração na carreira, permitindo que tenham mais chances de alcançar cargos de liderança. Além disso, garante apoio a instituições de ensino distribuídas pelo país para formação profissional de jovens negros e a contratação aproximada de 20 mil novos colaboradores por ano respeitando a representatividade racial da população de cada estado do país.

VEJA MAIS: Carrefour perde R$ 2 bi em valor de mercado e anuncia fundo para combate ao racismo

Como últimas medidas, a empresa também assegura a implementação de um dispositivo digital para denúncias domésticas, raciais e de violência contra a mulher no site e aplicativos do Carrefour e a criação de uma Aceleradora voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo negro nas comunidades no entorno das lojas de Porto Alegre.

“Mais importante do que tudo isso é que o comitê fará uma escuta permanente, estando aberto a receber sugestões e propostas do que precisa ser feito”, diz Athayde.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Adriana Barbosa
  • assessoria
  • Carrefour
  • Carrefour Brasil
  • Celso Athayde
  • CUFA – Central Única das Favelas
  • FORBES
  • FORBES Brasil
  • igualdade racial
  • iniciativas
  • João Alberto Silveira Freitas
  • medidas
  • oportunidades
  • Porto Alegre
  • Rachel Maia
  • Ricardo Sales

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.