Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Metaverso, Web3 e outras tendências do mercado de edtechs

Metaverso, Web3 e outras tendências do mercado de edtechs

Mateus Magno, CEO da Sambatech, destaca o crescimento do ecossistema de startups de educação que deve movimentar mais de US$ 350 bilhões até 2025

Luiz Gustavo Pacete
29/03/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Getty Images

Tecnologias de imersão serão fundamentais para a nova fase do ecossistema de edtechs

O setor de educação, quando potencializado por meio da tecnologia de startups especializadas, dá origem às edtechs. Essas empresas, segundo o Distrito Report, devem movimentar, globalmente, mais de US$ 350 bilhões até 2025. Mas diante de tanto potencial e a transformação rápida da educação privada, quais são os principais desafios e oportunidades desse ecossistema? Mateus Magno, CEO da Sambatech, edtech especializada em distribuição de vídeos online, comenta algumas das possibilidades de uma indústria promissora, sobretudo, diante de tendências como Web3 e metaverso.

Edtechs em alta

“Cada vez mais, temos pessoas conectadas via telefone móvel e internet residencial, e elas estão buscando conveniência e novos conhecimentos. Temos observado um movimento de democratização na distribuição de conteúdo e, adicionalmente, a entrega de uma melhor experiência no aprendizado por soluções via tecnologia. Essas soluções permitem cada vez mais personalizações e tudo isso converge para que, com mais atenção das pessoas destinada às telas do telefone ou computador, mais empresas tenham interesse em investir e, por consequência, mais edtechs disponíveis para atender a demanda.”

LEIA TAMBÉM: Como funciona o primeiro curso em VR da Stanford University?

Os desafios da educação

“O maior deles é, de fato, entregar uma experiência que fortaleça o engajamento contínuo do usuário e que contribua para o baixo número de evasão, que apoie na retenção da atenção do usuário na mídia. A diferenciação vem pelas empresas que apostam em hiper personalização, colocando o usuário como protagonista no aprendizado, utilizando, por exemplo, inteligência artificial e machine learning para entregar o conteúdo certo, de maneira personalizada, para a pessoa certa, no horário certo e fazer do aprendizado algo prazeroso, o que faz com que o aluno fique por mais tempo nessa jornada de conhecimento.”

Divulgação

Mateus Magno, CEO da Sambatech

Metaverso e Web3

“Enxergo que ambos os temas conseguem atacar o que cativa o usuário, que é melhorar a experiência de consumo e aprendizagem e tirar os atritos existentes atualmente. No metaverso é possível melhorar o acesso das pessoas, ou seja, você poderá, por exemplo, ter acesso a qualquer instituição e pessoas do mundo como se estivesse perto de você sem custo, sem tempo de viagem e tendo a experiência no centro. Ele é capaz de incorporar o online e o offline e quebrar as barreiras entre o espaço físico e digital, melhorando a experiência de aprendizagem dos alunos. Já quanto a Web3, vemos benefícios aplicados à educação, como a capacidade de organizar a colaboração entre os usuários em uma rede social, melhorar a gestão de dados (algoritmos incorporados para fazer desde a análise, mineração, interpretação e geração de insights inteligentes a partir de grandes quantidades de dados), estimular a criatividade e a inovação – e tudo isso apoiando a disponibilidade de Internet.”

LEIA TAMBÉM: Conheça 4 tecnologias que vão bombar com o metaverso do Facebook

Investimentos

“No ambiente corporativo, cada vez mais a experiência Netflix e Disney +, por exemplo, estão sendo requeridas. As pessoas querem aprender na empresa de maneira divertida, com conteúdos que vão direto ao ponto e de maneira personalizada. Vimos que a grande oportunidade é levar a hiper personalização para as universidades corporativas e colocar o colaborador como protagonista na jornada do conhecimento. Entregar recomendações, fóruns de aprendizados coletivos em torno do conteúdo (efeito comunidade) são caminhos e oportunidades que podem ser explorados.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • edtechs
  • educação
  • Metaverso
  • Sambatech
  • WEB3

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.