Por Lawrence Wintermeyer
30 de Março, 2022
PoW no centro do debate Sigla em inglês para “prova de trabalho”, o PoW é uma espécie de algoritmo de consenso que obriga os mineradores a encontrar a solução de problemas matemáticos. O PoW continua a atrair críticas, já que muitos consideram um desperdício a energia elétrica necessária para usá-lo em uma escala industrial.
Redução de gases estufa A mineração poderia reduzir as emissões de gases de efeito estufa se fosse gerada a partir do metano que, de outra forma, vazaria para a atmosfera. Em 15 de fevereiro, a gigante de petróleo e gás natural ConocoPhillips confirmou que estava vendendo gás extra para mineradores de bitcoin na Dakota do Norte.
Evolução ecológica A indústria de criptomoedas como um todo deve ser empurrada para o Proof-of-Stake (prova de participação), uma forma de mineração que gasta menos energia. A segunda maior rede do mundo, Ethereum, está em processo de transição para o Proof-of-Stake, por exemplo.
Problemas de longevidade Mais de 90% da oferta total de bitcoin já foi minerada. Com o subsídio em bloco caindo pela metade a cada quatro anos (o próximo vencimento é em 2024), o bitcoin teria que ver uma valorização contínua do preço da mineração para a atividade se manter lucrativa