Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Ex-O Aprendiz e Shark Thank, best-seller brasileira revisita o poder da argumentação

Ex-O Aprendiz e Shark Thank, best-seller brasileira revisita o poder da argumentação

Empreendedora e fundadora de startups como a b.pass, Maytê Carvalho lança novo livro, o “Ouse Argumentar”

Luiz Gustavo Pacete
16/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Divulgação

Maytê Carvalho: “Vivemos na era da exponencialidade, do trabalho assíncrono e remoto, onde as esferas do pessoal e privado se tornam cinzas e muitas pessoas estão aprendendo a ressignificar a liderança”

Com seu primeiro livro, “Persuasão – como utilizar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional”, a empreendedora brasileira Maytê Carvalho colocou em perspectiva a importância de que ideias sejam defendidas com clareza. Um elemento-chave principalmente para empreendedores que disputam investimentos em um cenário competitivo e cada vez mais diversificado.

Agora, pela Editora Planeta, Maytê lança um novo livro, dessa vez com foco em trazer novas perspectivas sobre o poder da argumentação, o “Ouse Argumentar – comunicação assertiva para sua voz ser ouvida”. O livro tem o prefácio de Leandro Karnal. Além de escritora, Maytê é fellow researcher no Instituto de Tecnologia e Inovação de Berkeley Global Society. Professora na ESPM e na Casa do Saber, além de diretora de estratégia de negócios na TBWA Los Angeles. Foi vencedora da edição especial do reality O Aprendiz em 2008 e também conquistou investimento de Camila Farani no programa Shark Thank em 2016.

Forbes Brasil – Pode contar um pouco sobre a trajetória do início ao término do livro, o que te inspirou e o que te levou a falar sobre o tema?
Maytê Carvalho – Leciono Persuasão e Retórica desde 2017, sou fellow researcher na Berkeley Global Society e percebi em minhas aulas a necessidade de abordar o tema de uma forma pragmática, para além do eruditismo acadêmico. Argumentar e defender com clareza suas ideias é a chave do sucesso em qualquer campo. Na parede do escritório de um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffet, o único diploma que ele mantém pendurado é um certificado de vencedor de uma competição de debate e oratória. Isso diz muito. É com a força da nossa voz que conseguimos transmitir nossas ideias e convicções.

Leia mais: O segredo para conseguir um “sim” quando os investidores são homens

FB – Qual o papel não óbvio da retórica?
Maytê – Como o Karnal pontua no prefácio do meu novo livro, Retórica e Democracia são termos gregos e nossa maneira de entender seus conteúdos, até hoje, passa pelo pensamento helênico. Um cidadão clássico era um indivíduo pleno quando podia falar aos outros na Ágora. Qual é a ágora da contemporaneidade? Redes sociais. Reuniões corporativas. Grupos de WhatsApp. Ouse Argumentar é uma obra sobre a arte de argumentar e de elaborar falas públicas. Contém técnicas práticas. O livro oferece frameworks e conteúdo didático para preparar o leitor para os desafios da argumentação na contemporaneidade.Quais os recursos que você pode lançar mão para estruturar sua fala? Você precisa ter opinião clara e direta a respeito de tudo? Como defender uma ideia no ambiente corporativo de forma convincente? Como analisar os diversos estilos de pensamento e utilizá-los a seu favor? Como evitar o adversário abusivo ou, termo sofisticado, o argumento solipsista? Como escapar de discursos pessoais e debates polêmicos com negacionistas? Como se estrutura o debatedor que usa o recurso passivo-agressivo?

FB – Pode comentar um pouco da repercussão do seu primeiro livro e como eles se complementam?
Maytê – Meu primeiro livro, lançado pela editora Buzz, foi o meu debut no mundo editorial e chegou a vender mais cópias que Pai rico e pai Pobre no ultimo trimestre de 2020. Meu primeiro livro era mais utilitarista, um “how-to” com conteúdos densos (Retórica aristotélica e Semiótica) de uma forma digestível e acessível. O segundo livro complementa o primeiro no sentido de ser o próximo passo para utilizar as técnicas aprendidas no primeiro, oferecendo arcabouço teórico e prático no mundo corporativo e na vida pessoal. Passa por psicodinâmica vocal, journaling, abrange não somente a Retórica (conteúdo) mas oratória, a forma como se fala o que se fala. De grandes líderes políticos a influenciadores digitais que mobilizam milhares de pessoas nas redes sociais, quem domina o poder da fala e exerce a capacidade retórica é capaz de definir o destino de sua vida e da comunidade em que está inserido. Em um mundo em que muitos se pautam nos achismos, provoco o leitor a ousar defender de forma lógica seu ponto de vista. Ousar questionar. Ousar debater. Ousar expressar sua visão de mundo, apropriando-se do poder das palavras em alto e bom som.

FB – Muda muito as maneiras de se argumentar tendo em vista o momento dinâmico que vivemos tanto na ressignificação da liderança como nas novas dinâmicas de trabalho?
Maytê – Sim. Vivemos na era da exponencialidade, do trabalho assíncrono e remoto, onde as esferas do pessoal e privado se tornam cinzas e muitas pessoas estão aprendendo a ressignificar a liderança dos seus times para uma estrutura de governança organizacional mais horizontal e menos vertical. Liderar é comunicar. Um bom líder é antes de tudo, um bom comunicador. Veja Alexandre o Grande, mentorado de Aristóteles desde os 14 anos: sua habilidade retórica possibilitou que ele conquistasse hegemônica política. A linguagem é uma ferramenta potente e anda de mãos dadas com o poder. Historicamente, os maiores líderes da humanidade usam o poder da palavra para que sejam realizadas transformações sociais. Martin Luther King, Mandela, Michele Obama, Greta Thunberg. Você é sujeito da sua vida ou só responde demandas? O que você quer? Como você fala? Você expressa sua opinião e ponto de vista ou se cala numa reunião? Muito se fala em disrupção e inovação nas empresas, mas como comunicar mudança em um ambiente de incertezas? O livro endereça estas questões de uma forma acessível e pragmática, não somente entre líderes e liderados, mas para com fornecedores, stakeholders e parceiros de negócio em geral.

Leia mais: Para Toia Lemann, psicanálise, empreendedorismo e moda se unem para “mulheres que conjugam conforto com elegância”

FB – Quais são as principais barreiras que ainda impedem uma pessoa de exercer sua capacidade de argumentar e como lidar com essas barreiras?
Maytê – As pessoas têm falado muito sobre vulnerabilidade em Ted talks e na literatura corporativa, mas o ser-humano tem pavor em estar vulnerável. Argumentar passa por desenvolver um arcabouço e uma capacidade cognitiva de se sentir confortável em estar numa posição de vulnerabilidade. Tem uma pesquisa de 2015, do jornal britânico Sunday Times, que realizou um estudo sobre o medo das pessoas de falar em público. Esse temor é maior até mesmo que o de problemas financeiros, doenças e morte. Dos três mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior. Ao descobrir sua voz e se apropriar da sua capacidade retórica, é possível sublimar o medo de se expor em público. É uma técnica e pode ser aprendida, e o livro te dá as ferramentas necessárias para enfrentar essa vulnerabilidade e transformá-la em potência.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empreendedorismo
  • livro
  • O Aprendiz
  • startups

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.