Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Franquias faturam R$ 48 bilhões no 2º trimestre, alta de 16,8%

Franquias faturam R$ 48 bilhões no 2º trimestre, alta de 16,8%

Associação Brasileira de Franchising revê projeções e setor deve crescer 12% em faturamento em 2022

Redação
18/08/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Tascha Rassadornyindee/EyeEm/Getty Images
Tascha Rassadornyindee/EyeEm/Getty Images

Setor de franquias brasileiro faturou R$ 91,43 bilhões no primeiro semestre de 2022

Com um faturamento 16,8% maior no segundo trimestre de 2022, o setor de franquias brasileiro cresceu frente ao mesmo período de 2021 – o faturamento passou de R$ 41,14 bilhões para R$ 48,05 bilhões no período. É o que mostra a pesquisa trimestral de desempenho do setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

De acordo com a associação, influenciou positivamente o setor de franquias a recuperação da economia em geral. Fatores como o maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, a retomada de hábitos de consumo e de eventos sociais, além da demanda reprimida em segmentos como alimentação e turismo – ao mesmo tempo que delivery e ecommerce não perderam força – foram importantes.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Quando observado o crescimento deste segundo trimestre ao igual período de 2020, a alta no faturamento das franquias chega a 73,3%. Em relação a 2019 (base comparativa anterior à pandemia), o avanço é de 11,4% em termos nominais, sem ajuste da inflação.

Para André Friedheim, presidente da ABF, os dados positivos reforçam a resiliência e a maturidade do setor. “Mesmo enfrentando os impactos da pandemia e novos desafios, [o segmento] segue resistindo e avança em sua recuperação”.

Entretanto, a inflação de 5,9% no primeiro semestre não passou despercebida pelas franquias. De acordo com a ABF, o setor não fez o repasse integral aos clientes e buscou formas de mitigar seus reflexos. Algumas das medidas foram renegociação de dívidas, troca de fornecedores, alteração no mix de produtos, adoção de novas tecnologias, revisão de processos e uma crescente digitalização.

Expansão das franquias

O índice de abertura de novas unidades foi de 3,7% no período de abril a junho de 2022, ante 3,9% no segundo trimestre do ano passado. Foram encerradas 1,8% das operações contra 1,7% em 2021. Já o nível de repasses de pontos ficou estável, em 0,9% frente a 0,8% na comparação anual.

O setor totalizou 1.453.852 pessoas empregadas diretamente neste segundo trimestre, ante 1.292.034 no mesmo período do ano anterior – alta de 12,5%. “O franchising é tradicionalmente a porta de entrada não só para os empreendedores mas também para os jovens no primeiro emprego. Diante do aumento das vendas, mesmo que gradual, observado no segundo trimestre, os empresários do setor avançaram em contratações”, declara o presidente da ABF.

Todos os 11 segmentos de franquias apresentaram crescimento. O destaque foi o faturamento em Hotelaria e Turismo, com 25,4% de alta. Alimentação vem em seguida, com receita 22,3% maior, apoiada por datas comemorativas como a Páscoa e o Dia das Mães.

Aumento na projeção

Com o resultado, a ABF revisou para cima a projeção para faturamento em 2022, de 9% para 12. Aumento nas unidades saiu de 7% para 8%. Já o crescimento do número de redes, previsto em 5%, continua igual, assim como a alta de 5% em empregos.

“O segundo semestre do ano é tradicionalmente melhor, considerando datas como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal. A expectativa é que o setor de franquias brasileiro ultrapasse a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento neste ano”, diz o presidente da associação.

No semestre, a alta no faturamento foi de 12,9% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, saindo de R$ 81,02 bilhões para R$ 91,43 bilhões neste ano.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • ABF - Associação Brasileira de Franchising
  • economia brasileira
  • Franchising
  • franquias
  • resultados trimestrais

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.