Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Profissões do futuro: o que faz um community manager

Profissões do futuro: o que faz um community manager

Empresas como Natura, Nestlé e Nubank têm cargos para esses funcionários no Brasil; descubra o que eles fazem

Gabriela Guido
15/11/2022 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Pessoa mexendo em um computador com perfis de pessoas na tela e um celular ao lado
Getty Images/Galeanu Mihai

O profissional de community manager é o responsável por gerenciar comunidades digitais

Um relatório do CMX Hub, um centro de estímulo a gestores de comunidades, mostrou que 79% das empresas acreditam que as comunidades tiveram impactos positivos nos seus objetivos. O estudo contou com a consulta de profissionais de 64 países para entender o cenário do ramo de community management no mundo.

O desenvolvimento das plataformas digitais permitiu a interação de pessoas em ambientes compartilhados, nos quais os participantes possuem algum interesse ou questão que compartilham. Com esses coletivos, cria-se uma comunidade e, ao mesmo tempo, a necessidade de um profissional que cuide do engajamento dessas pessoas com as organizações envolvidas nos interesses delas.

O que faz o community manager

Community manager é o profissional responsável por gerenciar, construir estratégias e produzir conteúdos com usuários de uma comunidade. Seu principal papel é entender as questões das pessoas envolvidas nesses grupos e facilitar a interação entre os indivíduos. Por isso, a profissão combina conhecimentos sobre ferramentas digitais, criação de estratégias de engajamento e escrita com habilidades como liderança, criatividade, capacidade de comunicação e empatia.

Leia também: Como sobreviver nas empresas em meio a crises

O funcionamento de uma comunidade varia de acordo com a área de interesse, a relação dos seus integrantes e a plataforma pela qual essas pessoas interagem. “Em um fórum para interação, por exemplo, é função do community manager garantir que a comunidade sempre funcione dentro das regras”, diz Emiliano Agazzoni, CEO da Community Manager School e especialista em gestão de comunidades.

Community management ao redor do mundo

Ao redor do mundo, 4,6 milhões de pessoas já trabalham como community managers, segundo dados do LinkedIn. Delas, 300 mil estão na América Latina em países como Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Ainda de acordo com a pesquisa da CMX, empresas de tecnologia compõem quase a metade (47%) das organizações que contratam community managers, seguidas pelas organizações em educação (11%), sem fins lucrativos (7%), serviços profissionais (6%) e finanças (6%). “Poderíamos dizer que toda empresa poderia ter uma comunidade e, assim, contratar um community manager”, aponta Emiliano. “Entretanto, algumas delas têm mais facilidade de construir essas comunidades, como empresas digitais e de softwares, escolas e universidades e Ongs.”

Gestão de comunidades no Brasil

A pandemia evidenciou a necessidade de empresas brasileiras contratarem gestores de comunidades. “Durante a pandemia, deu um boom”, explica Agazzoni. “Cada vez mais empresas estão criando cargos para esses profissionais.”

No Brasil, 2,4 mil pessoas são membros ativos da Community Manager School, centro de formação desses profissionais. Um quarto, aproximadamente, daqueles que buscam essa formação são das áreas de marketing e publicidade, seguidos por aqueles de tecnologia (13%).

Companhias como Natura, Nestlé, Picpay, Nike, Nubank e Cisco são empresas que contam com community managers em suas equipes brasileiras. De acordo com a CM School, o salário médio para um profissional de community manager em uma empresa, no Brasil, é de R$ 8 mil a R$ 16 mil mensais, variando de acordo com o nível de experiência dele.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • comunidades
  • mercado de trabalho atual

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.