Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bi por ano no Brasil

Clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bi por ano no Brasil

Em entrevista à Forbes, o especialista Andrei Dias oferece dicas para os varejos que desejam aderir a estratégia do clube de assinaturas

Andressa Barbosa
24/12/2022 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Andrei Dias, head de vendas da Nexaas

O segmento de clubes de assinaturas não é novidade e não se aplica somente no varejo online, mas também em formatos que vieram antes da internet, como por exemplo revistas e jornais. Segundo uma pesquisa realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira.

De olho nessa tendência, o head de vendas da Nexaas, empresa especializada em tecnologia voltada para o varejo, Andrei Dias, revela alguns dados que justificam o crescimento dos clubes de assinatura. “O mercado de clubes de assinatura tem provado ser uma grande oportunidade de modelos de negócios, quando a gente fala de números, em 2021 houve um aumento de 18% no faturamento das empresas que já trabalham com essa estratégia. Foi possível notar também que o segmento de livros representa 26% do total de clubes de assinatura do país, e três em cada 10 clubes estão localizados em São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais”.

Um dos benefícios da aquisição de um clube de assinaturas é a grande conveniência e a praticidade na aquisição de alguns itens, tendo uma economia no tempo de deslocamento. Esse fator não gera resultados apenas no aumento de faturamento, mas também na experiência de compra do consumidor e a sua fidelização.

Ainda de acordo com a Betalabs, em 2014 existiam apenas 300 empresas ativas no comércio eletrônico praticando esse modelo de negócio, já em 2021 existem mais de 6.000 empresas que adotaram o segmento de de clube de assinaturas. A expectativa dos varejistas brasileiros é que esse setor cresça cada vez mais comparado ao mercado americano, que movimenta mais de US$ 10 bilhões por ano com os clubes de assinatura.

Segundo Andrei, existem cinco pontos essenciais que com certeza fará a empresa ter sucesso e aderência no mercado de clube de assinaturas. “A estratégia do clube de assinaturas na minha opinião é uma excelente estratégia, pois ela une tecnologia, promoção, comodidade para o cliente, gerando uma fidelização maior e previsibilidade de receita. Então antes de aderir essa estratégia, o varejista tem que verificar se o seu produto ou serviço se adequa a esse modelo e se realmente é um produto que pode ser entregue periodicamente ao seu consumidor, definir padrões e processos de pagamento recorrente, ter cuidado e atenção nessas cobranças, ter conhecimento da logística e previsibilidade do fluxo de caixa.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • clubes de assinatura
  • varejo físico
  • varejo online
  • vendas

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.