Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / NRF 2023: a tecnologia como protagonista no varejo

NRF 2023: a tecnologia como protagonista no varejo

O NRF é o Big Show do varejo, a última edição reuniu quase 40 mil varejistas, fornecedores e especialistas do setor do varejo

Marcelo Ciasca
03/02/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

O NRF 2023 reuniu interessados da indústria em busca de novas e sólidas perspectivas

Os olhos dos varejistas do mundo inteiro se voltaram para a NRF 2023, o Big Show do varejo, que aconteceu este mês nos Estados Unidos e reuniu interessados da indústria em busca de novas e sólidas perspectivas. Com quase 40 mil varejistas, fornecedores e especialistas do setor, a NRF deste ano foi marcada fortemente pelas oportunidades ilimitadas para fazer conexões e descobrir um mar de outros caminhos para o nosso cotidiano. E, claro, por troca de ideias, inovações e tendências inimagináveis e mais pragmáticas que já estão em curso e que dominarão o varejo global nos próximos anos.

A experiência que vivi ao circular pelo maior evento mundial do setor abriu horizontes infindáveis que irão ampliar a capacidade de inserir todo esse conhecimento em minha rotina de trabalho, afinal, não são apenas soluções inovadoras, são conceitos que se aplicam em perspectivas futuras no mercado corporativo. E isso é fundamental a todos que buscam inovar seus empreendimentos, repensar novos modelos de negócio, acompanhar e explorar, na prática, como grandes marcas veem se adaptando às mudanças do tempo.

As visitas técnicas (study tours) às varejistas norte-americanas como Amazon Full Filment, e Amazon Fresh, foram uma fonte de inspiração, onde pude constatar algumas aplicações tecnológicas concretas. Essas marcas não param de evoluir ao adotar novos modelos de negócios e tecnologias inovadoras para o atendimento personalizado aos consumidores ávidos por novidades. Eles seguem à risca o pensamento de seu fundador, Jeff Bezos, que resume o que se deve levar em conta, prioritariamente. “Tivemos três grandes ideias na Amazon que adotamos há mais de 20 anos e são elas as razões pelas quais somos bem-sucedidos ao colocar o cliente em primeiro lugar, inventar e ser paciente”.

Já na abertura do evento, tive o prazer de acompanhar também a disputada palestra do CEO do Walmart, John Furner, que destacou o momento único que o varejo vive e o quanto o setor precisa atender aos clientes à medida que os desejos e necessidades continuam mudando. “Esta indústria é forte. Se todos continuarmos abertos à mudança, podemos conseguir muito mais”. Uma fala contundente e com a experiência de quem respira o varejo diariamente.

Certamente, o que foi apresentado nesta edição pós-pandemia reforça o quão relevante é fortalecer e manter o relacionamento sólido entre as marcas, com um adicional de tornar essa relação cada vez mais personalizada. Acrescenta-se aqui o conceito ‘Human Centric’, exercido em sua plenitude, seja para auxiliar o cliente ou para guiar as lideranças e os colaboradores. Não podemos esquecer que este público também é um importante protagonista, funcionando como porta-vozes da marca.

Entre os vários insights que me chamam a atenção, um deles é o foco cada vez maior e mais forte para um olhar clínico voltado para o consumidor. Nesse sentido, é preciso tornar lema diário algumas dicas lá apresentadas, como ‘empodere o cliente’, ‘pense na natureza (sustentabilidade)’ e ‘valorize o bem-estar em primeiro lugar’. Promover emoções será fundamental na “Economia da Dopamina”. E, para isso, investir em dados para conhecer os sentimentos do cliente será o caminho mais assertivo para oferecer produtos e serviços hiperpersonalizados. Com isso, a NRF marcou fortemente a presença da cultura data-driven como forma de compreender melhor os desejos e necessidades dos clientes.

Os sensores, as etiquetas inteligentes, a rastreabilidade e o controle de temperatura a partir de uma etiqueta foram um universo à parte. Suas aplicações estão ainda mais valorizadas, dando contornos reais e concretos ao varejo, com a tecnologia mostrando seu domínio em uma área vital para o mercado global. Um exemplo bem-sucedido que cresce exponencialmente é a tecnologia de RFID, que faz com que as marcas acomodem os produtos certos nos locais certos, na hora certa, trazendo mais conveniência para o consumidor.

O fato consumado desta edição da NRF é que para ter o cliente no centro de tudo, para melhorar a cada dia sua experiência em qualquer plataforma que ele queira comprar, é fundamental associar e agregar dados, inteligência artificial, etiquetas inteligentes, hologramas, RFID e visão computacional. É a preponderância da tecnologia. E tudo isso eu pude presenciar e vivenciar por todo esse poderoso evento. Enfim, é uma bagagem imensa de aprendizados e de ideias para colocar em prática e transformar em experiências para todo o ecossistema de negócios de cada setor da economia nacional e internacional. Vamos praticar mais o ‘break through’ e não apenas o “get through”.

Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil, referência em soluções digitais e inovação.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • ecommerce
  • Marcelo Ciasca
  • Tecnologia
  • Varejo

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.