22 de março, 2023
Bernard Marr
Como será o mundo em 2030? Obviamente, ninguém sabe ao certo, mas temos uma previsão interessante: de acordo com a Dell, 85% de quem está no mercado de trabalho terá funções que ainda não existem.
Pode parecer que ainda há um longo caminho até esse futuro, mas pense nisso: quem começou o ensino médio este ano estará recém-formado na faculdade em 2030.
Então, aqui estão algumas habilidades que esses profissionais da próxima década vão querer ter em seus currículos se quiserem impressionar os empregadores e se manter competitivos.
1. Alfabetização digital
Em 2030, as pessoas que são capazes de usar ferramentas e plataformas digitais de forma eficaz para resolver problemas e criar valor serão cada vez mais procuradas, qualquer que seja a carreira delas.
2. “Trabalho Aumentado”
Você terá que aprender a usar a IA para automatizar a rotina e alguns elementos do seu trabalho, liberando tempo para o lado mais complexo ou humano da sua função.
3. Trabalho Sustentável
Se você demonstrar a potenciais empregadores que irá fazê-lo de uma maneira mais ecológica do que o outro candidato, você provavelmente será uma opção mais atraente, seja qual for o seu trabalho.
4. Pensamento Crítico e Análise
Deveremos desenvolver a capacidade de analisar e avaliar qualquer coisa e usar habilidades de raciocínio crítico para determinar se a informação tem valor.
5. Habilidades com dados
Até 2030, espera-se que praticamente todos nós entendamos como os dados afetam nossas funções e responsabilidades e quais ferramentas podemos usar para analisá-las.
6. Utilização de plataformas virtuais de trabalho colaborativo
Aqueles que são capazes de desempenhar seu papel como membros de uma equipe e usar ferramentas online para tarefas que exigem trabalho em equipe.
7. Pensamento Criativo
Criar novas maneiras de fazer algo, resolver problemas de maneira imaginativa e pensar como as coisas poderiam ser mudadas para melhor será importante para muitos empregos em 2030.
8. Inteligência Emocional
Esse conjunto de habilidades inclui o desenvolvimento da empatia – a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e ver o mundo do ponto de vista dela
9. Formação Contínua
A capacidade de absorver novos conhecimentos e usá-los para desenvolver novas habilidades e competências será uma das mais importantes
10. Habilidades de liderança
Uma boa liderança envolve a habilidade humana de identificar pontos fortes e fracos para trazer o melhor das pessoas