A cada ano, fica mais difícil controlar os jogos indie obrigatórios. Dito isso, sempre há alguns destaques em meio à loucura, então vamos ao que interessa – aqui estão seis títulos que você deve ficar de olho.
LEIA MAIS: 2022 promissor: mercado de games ultrapassará US$ 200 bi até 2023
After Us
Desenvolvedor: Piccolo Studio
Plataformas: Xbox Series X, PlayStation 5, PC
Lançamento: Primavera
Com o apoio da sempre consistente Private Division ( Hades , The Outer Worlds , OlliOlli World ), Piccolo Studio’s After Us parece mostrar todas as características de um jogo indie incrível. Nesta aventura de ação em terceira pessoa, você joga como Gaia, o Espírito da Vida, enquanto “explora os cantos de um mundo pós-humano surrealista para dar uma segunda chance à vida na Terra”.
Soando mais sombrio do que realmente parece, este jogo de plataforma abstrato mostra você salvando as almas de animais extintos depois de descobrir seu destino, sejam eles o último cervo caçado ou a última baleia arpoada. Enquanto isso, Devoradores cobertos de óleo continuam a vagar pelo deserto para matar qualquer vida restante.
Há também um enorme dachshund fantasma nele, o que já me faz sentir que deveria ser o melhor jogo do ano, se não de todos os tempos.
LEIA MAIS: Games brasileiros ganham o mundo e despertam interesse da indústria
Venba
Desenvolvedor: Team Visai
Plataformas: Switch, Xbox One/Series S|X, PlayStation 5, PC
Lançamento: verão
Como um dos jogos indie mais puros lançados em 2023, o lançamento de estreia do Team Visai, Venba, vê você assumir o papel da mãe indiana titular que se muda para o Canadá com sua família na década de 1980. Nele, você cozinha pratos tradicionais e desbloqueia receitas de família perdidas enquanto navega em um conto narrativo de família, amor e perda.
Fiel à sua herança, você pode cozinhar receitas autênticas escolhidas a dedo da culinária do sul da Índia a uma trilha sonora inspirada em filmes e músicas tâmeis, enquanto experimenta a jornada de uma família imigrante em um mundo totalmente novo. Parece adorável. Bônus: está chegando ao Game Pass desde o primeiro dia.
Replaced
Desenvolvedor: Sad Cat Studios
Plataformas: Xbox One/Série S|X, PC
Lançamento: verão
Como de longe a entrada mais séria nesta lista, Replaced promete um “thriller de ação retro-futurista cinematográfico” ambientado em uma versão distópica da América dos anos 1980. Você é REACH, uma IA presa em um corpo humano contra sua vontade, e cabe a você levar seu novo corpo ao limite por meio de um combate intenso, aprendendo como é ser uma criatura viva.
Adotando o estilo de uma versão um pouco menos sombria de The Road , de Cormac McCarthy , este jogo de plataforma de ação tem um visual lindo e atmosférico, e pode muito bem oferecer uma jogabilidade que eleva a cena indie do gênero a novos níveis. Também está chegando ao Game Pass no primeiro dia.
LEIA MAIS: Muito além de The Last of Us: veja outros games que vão virar séries
Leaf Blower Man
Desenvolvedor: Unbound Creations
Plataformas: PC
Lançamento: “Quando as folhas caem”
Todo mundo adora um jogo bobo e, dada a forma de seu desenvolvedor, o Leaf Blower Man soa como uma piada. Na sequência de Rain on Your Parade – um dos indies mais subestimados de 2021 – Leaf Blower Man promete a oportunidade de “soprar folhas inutilmente de uma ponta a outra da garagem”, “ganhar pontos irritando seus vizinhos. ”, e “uma história dramática” que pode até ver você “salvar a humanidade”.
Se for parecido com seu antecessor, Leaf Blower Man será repleto de jogabilidade diversificada, um grande senso de humor e inúmeras referências à cultura pop – e pode até cair direto no Game Pass, mesmo que esteja confirmado apenas para PC no momento. Dedos cruzados, trata-se de consoles também.
Goons: Legends & Mayhem
Desenvolvedor: RageCure Games
Plataformas: PlayStation, Xbox, Switch, PC
Lançamento: TBA
Este é pessoal. Como um grande fã do há muito excluído 3 no 3 NHL Arcade de 2009, a oportunidade de jogar um jogo semelhante – mesmo que não seja licenciado e seja bobo – é maravilhosa. Goons: Legends & Mayhem também está sendo publicado pela Firestoke, o estúdio britânico estabelecido pelo veterano de GTA Paul Farley , que visa se tornar a melhor plataforma de lançamento possível para desenvolvedores independentes.
Na esperança de seguir os passos de Mario Strikers e Windjammers , o Goons focado em multijogador visa misturar o hóquei arcade e o gênero beat ‘em up, com foco na nostalgia cooperativa de sofá, forte competição online e modos PvE e PvP – incluindo um campanha história completa. Parece bobo e direto, mas também parece incluir muito mais na experiência do que aparenta.
LEIA MAIS: Setor de Games crescerá 50% em cinco anos, para US$ 300 bilhões
Hypercharge: Unboxed
Desenvolvedor: Digital Cybercherries
Plataformas: Xbox (já disponível no PC e Switch)
Lançamento: TBA
Por último, mas não menos importante, nesta lista está o Hypercharge: Unboxed , um jogo que já está circulando desde 2017, quando entrou no Steam Early Access, e desde então recebeu um lançamento completo no Steam e no Switch. Ainda assim, sua maior oportunidade para o estrelato cult parece ser através do lançamento do Xbox, que pode ou não chegar no primeiro dia do Game Pass, mas pode muito bem catapultá-lo para o estrelato multiplayer.
Por que? Bem, é Toy Story encontra Fortnite , com um modo de horda central onde você luta contra ondas de brinquedos com uma variedade de armas, bem como o clássico PvP (“plástico contra plástico”). É complementado por uma forte variedade de níveis baseados em salas inspirados em campos de batalha que você inventaria quando criança, espalhados pela casa como uma versão fortemente militarizada de Tinykin . Adicione um conjunto de personalização surpreendentemente profundo e suporte potencial do Game Pass, e você poderá ter um dos jogos MP casuais mais quentes de 2023.
*Matt Gardner é Matt Gardner um escritor britânico que cobre jogos indie e retrô, esports e muito mais.
(traduzido por Andressa Barbosa)