Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / De estagiária a CEO: executiva ergueu negócio de R$ 134 milhões

De estagiária a CEO: executiva ergueu negócio de R$ 134 milhões

Ao participar da criação do modelo de franquias da agência de turismo em que trabalhava, Ana Virgínia Falcão se destacou e chegou à liderança do negócio

Monique Lima
04/04/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: Clube do Turismo/ Divulgação
Foto: Clube do Turismo/ Divulgação

Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo: funcionária ajudou a expandir negócio e chegou à liderança

Quando ingressou na faculdade de Turismo em 2003, aos 19 anos, Ana Virgínia Falcão tinha pressa em ingressar no mercado de trabalho. Ainda no primeiro semestre ela tentou uma vaga de estágio na agência Top Mundo Turismo, em João Pessoa (PB). A primeira resposta foi não. Mas ela insistiu, e foi contratada três anos depois. A persistência valeu a pena. Atualmente, Falcão é CEO da agência que mudou de nome para Clube Turismo, e coordena 564 franqueadas em uma rede que fatura mais de R$ 100 milhões.

Após o não inicial, Falcão trabalhou em diversas outras vagas: uma agência concorrente, um hotel, no setor público. Até que, em 2006, um dos sócios da Top Mundo, Uirá Lima, fez uma proposta para a estudante de turismo trabalhar em sua agência. Falcão ingressou como estagiária e um ano depois foi efetivada no posto de agente de viagens.

“A empresa tinha uma estrutura enxuta, centralizada nos sócios, que eram pai e filho. Qualquer pessoa diria que era um emprego sem oportunidade de crescimento, mas eu gostava da área e do que eu fazia, então entendi que precisava criar a oportunidade que eu queria”, diz Falcão.

“Nem a graduação, nem os cursos de especialização em gestão de pessoas e negócios me preparam para o que viria. Aprendi muito na prática e com as dificuldades que surgiam. Na época não tinham muitas opções de franquias de turismo para me espelhar”, diz a executiva.

O cargo de CEO não surgiu de uma promoção oficial. Falcão conta que, conforme assumia mais papéis de liderança e controle da expansão das franquias, foi um processo natural. O próprio franqueamento ocorreu quando uma cliente questionou se a agência vendia franquias. A futura CEO respondeu que não. A cliente disse, então, que estava interessada em investir.

Aos 24 anos, em 2008, Falcão e o sócio Uirá Lima se dedicaram a formatar o que seria o modelo de negócios. “Eu não sabia nada do assunto, mas entendi que era minha oportunidade de crescer. Comprei um livro sobre franquias e estudei tudo que podia”, diz.

Quando estava tudo pronto, a primeira a investir foi a cliente de Falcão, que a essa altura já era gerente da agência, rebatizada Clube de Turismo. Atualmente, ela está entre as dez maiores microfranquias do país, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Modelo inovador

A Clube Turismo atua com três modelos de franquias: home office (para agentes pessoa física), home office prime (agentes pessoa jurídica), lojas (abertura de espaço por pessoa jurídica). Falcão lembra que, em 2009, quando instituíram o modelo de franquias, o futuro das agências de viagens era questionado devido ao crescimento dos sites.

“Fomos pioneiros na modalidade home office, pensando em franqueados que pudessem ingressar com pouco capital inicial”, diz a CEO. “Fazia muito sentido para o setor, com profissionais que atuam com muitas viagens e precisam de horários flexíveis”. Falcão atendia aos candidatos a franqueadores, fazia a seleção e o treinamento, além da sua atividade de agente de viagens.

Em 2012, três anos depois do início da rede, a Clube de Turismo já tinha lojas centrais do Amazonas, Tocantins e Piauí. Eram 70 lojas no total e mais de 200 profissionais associados à marca. Dez anos depois, ao fim de 2022, a empresa está presente em todo o país, com 564 franqueados.

O faturamento de 2022 foi de R$ 134 milhões, aumento de 69,6% em relação aos R$ 79 milhões de 2021 – ano em que a atividade turística voltou a passos lentos devido ao isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus.

A CEO não conta se teve baixas no período, mas a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) levantou que o total de agências de viagens que deixaram de existir no Brasil em 2020 foram 1.390.

Expansão

Segundo a Fecomércio, o faturamento do setor de turismo deve crescer 53,6% em 2023, quando comparado com 2022. A projeção de crescimento do Clube Turismo é mais modesta, de 16,4%, para R$ 156 milhões neste ano.

O objetivo de Falcão para os próximos anos é ousado: ser a maior franquia de turismo do país. Para isso, sua rede precisa de mais de mil franqueados. A meta deste ano é aumentar dos 564 para 700 com a inclusão de 136 franquias.

Para isso, a executiva conta com o impulso observado desde a retomada das atividades. Segundo ela, os preços estão mais altos, mas o setor segue aquecido. “O impulso continua alto. Acredito que as pessoas passaram a valorizar mais momentos e atender seus desejos, as viagens abarcam tudo isso”.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • agência de turismo
  • mulheres empreendedoras
  • mulheres empresárias

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.