Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Rumo Futuro: Em preparação para M&A, Perestroika evolui oferta de aprendizagem criativa

Rumo Futuro: Em preparação para M&A, Perestroika evolui oferta de aprendizagem criativa

Conhecida por cursos como o "Chora, PPT!", a plataforma mira fusão com um grande grupo educacional e vai ampliar oferta com parceiros como Think Olga e Contente

Angelica Mari
29/05/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Jean Philippe Rosier, CEO da Perestroika.

Entre suas idas e vindas entre Brasil e Portugal, o publicitário Jean Philippe Rosier está com a cabeça a mil. Sua escola de atividades criativas, a Perestroika, está prestes a embarcar em um novo momento de sua trajetória, com uma possível venda do negócio e uma expansão de produtos no horizonte.

Conhecida por seus métodos pedagógicos fora do convencional e ênfase em inovação com cursos como o Chora, PPT!, que ensina alunos a criarem apresentações atraentes, a Perestroika desenvolveu mais de 70 cursos desde sua fundação em Porto Alegre em 2008. Mais de 200 mil alunos foram treinados pela escola em imersões ao vivo e online, academias corporativas, workshops e palestras. Ao invés de instrutores, a empresa convida especialistas para cursos sobre assuntos que vão desde empreendedorismo até poker.

“Nossa proposta é de proporcionar conhecimento efervescente, uma forma diferente de traduzir conteúdos para que as pessoas acessem isso de uma forma descontraída, profunda e ao mesmo tempo divertida. Somos navegadores do universo educacional, tentando trazer detalhamento aos temas, mas com leveza,” diz Rosier, em entrevista à Forbes.

Antes da pandemia, a Perestroika abriu sedes físicas nas principais capitais do Brasil, com ênfase no aprendizado baseado em experiência em cursos que custavam R$2,5 mil, em média. Com a emergência sanitária, a metodologia foi reescrita para o ambiente online, os cursos ficaram mais acessíveis e a base de alunos decolou.

Ao mesmo tempo, o braço B2B da empresa, a Sputnik, continuou a crescer, impulsionado por pessoas que faziam os cursos da Perestroika e queriam trazer a experiência para o ambiente corporativo. Liderada por Mari Achutti, a frente de educação corporativa é a mais relevante do ecossistema em termos de faturamento, que está em cerca de R$ 14 milhões.

A escola nunca recebeu investimentos e acredita no crescimento orgânico, diz Rosier. Mas agora, as coisas devem mudar: “Estamos em busca de parceiros para fazer um M&A, como um grande grupo educacional, para conseguir impactar e chegar em mais pessoas”, diz o empreendedor, acrescentando que está “estruturando a casa” com a Pipeline Capital Tech como advisor, e deve ir a mercado no segundo semestre.

Por mais que o foco inicial seja encontrar um comprador, também é possível que apareçam oportunidades de compra no processo. “Se a gente identificar, por exemplo, uma startup de software, e ao adquirir essa empresa possamos dar um salto e aumentar nossa atratividade, não estamos fechados a isso, se fizer sentido para o plano de M&A”, ressalta. 

Incrementando o tabuleiro

Em paralelo aos planos de M&A, a Perestroika segue ampliando sua oferta. Além do VIRA, curso de criação de estratégias com foco em futuros a ser lançado nesta semana, novidades para os próximos meses incluem o lançamento de um curso de letramento sobre assédio, em parceria com a ONG Think Olga. “Todo mundo está falando sobre inteligência artificial em grandes eventos, mas não estamos falando do básico, como formas de entender o que é um assédio e como é possível prevenir isso, construir uma sociedade que pare com estas práticas e se policie. É um curso do qual nos orgulhamos muito”, diz Rosier.

A outra estreia é de uma formação para produtores de conteúdo, em parceria com o estúdio de criação Contente. “Será um curso extremamente ferramental para ajudar as pessoas a se tornarem produtores de conteúdo, com uma estrutura, uma base. Produzir conteúdo não é só sobre abrir a câmera e sair falando. Acho possível que a gente tenha uma faculdade de produtor de conteúdo, assim como temos de jornalismo, de publicidade”, aponta o sócio da Perestroika.

Além disso, a escola de criativos deve apostar na expansão internacional. Para além da venda de cursos no mercado português, alguns dos treinamentos devem receber dublagens para outros idiomas com inteligência artificial. O foco inicial da expansão será países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Austrália, seguido de mercados na América Latina. Google, Oracle e Natura estão no rol de empresas atendidas pela escola, que agora vai avisar a clientela sobre os planos de ganhar o mundo. 

A Rumo Futuro discute os movimentos e ideias de pessoas que protagonizam a inovação e o pensar de futuros no Brasil e além. Para sugerir histórias e dar seu feedback, entre em contato.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • aprendizagem criativa
  • educação
  • Fusões e aquisições
  • Perestroika
  • Rumo Futuro

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.