Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Cerca de 85% das empresas consideram adotar IA nos próximos anos

Apresentado por Foto: Divulgação

Cerca de 85% das empresas consideram adotar IA nos próximos anos

Pesquisa da Bain & Company indica que colaboradores que têm acesso a essas ferramentas podem alcançar um aumento de 50% em sua produtividade

Redação
08/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images/Morsa Images
Getty Images/Morsa Images

Inteligência artificial e aprendizado de máquina, computação em nuvem, gerenciamento de produtos e mídia social são os quatro conjuntos de habilidades importantes para o futuro

Inteligência artificial está no foco estratégico das grandes companhias. A mais recente pesquisa da Bain & Company sobre a adoção da IA traz respostas de cerca de 600 empresas, de diversos setores e países, com descobertas sobre cinco diferentes ângulos de percepção.

Após um período de rápido desenvolvimento, os modelos de base na IA atingiram um ponto de inflexão e a tecnologia já alcança empresas das mais diferentes indústrias. Impulsionadas pelo desejo de reduzir custos e aumentar a produtividade e a competitividade do produto, as companhias têm aplicado a IA de forma a reimaginar o negócio a partir do amplo leque de possibilidades que a ferramenta tem o potencial de alavancar.

Entre os primeiros casos de uso, as empresas identificaram que, quando os colaboradores têm acesso a algoritmos de Large Language Models (LLMs), cerca de 15% de todas as tarefas podem ser concluídas de forma muito mais rápida e com o mesmo nível de qualidade. Um exemplo de LLM é o ChatGPT, criado pela OpenAI, empresa parceira preferencial da Bain & Company. Nas companhias em que os times têm à disposição softwares e ferramentas próprios desenvolvidos com base em LLMs, essa participação aumenta cerca de 50%.

Leia também:
– Quais os limites éticos e legais no uso de deepfake?

Com relação aos setores, o que desponta no uso da IA é o segmento de desenvolvimento de software, no qual 60% das empresas já criaram ou estão em processo de implementação de assistentes de codificação com resultados iniciais positivos. Um exemplo é a ferramenta Copilot, que pode reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento, gerando até mais de 40% do código automaticamente.

Quando questionadas sobre a prioridade na implementação da tecnologia em seu negócio, a maioria dos entrevistados (85%) relatou que entende a inteligência artificial como prioridade nos próximos dois a quatro anos (veja o gráfico a seguir).

O levantamento indicou ainda quais marcas têm maior awareness entre as companhias de desenvolvimento de LLMs, com destaque para OpenAI (com as ferramentas ChatGPT, DALL-E, Codex e Whisper), Google e Meta.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • DIGITALIZAÇÃO
  • IA
  • inteligência artificial
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.