Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Starbucks fatura US$ 9,2 bi no mundo com cafés e afins no 1º trimestre

Apresentado por

Starbucks fatura US$ 9,2 bi no mundo com cafés e afins no 1º trimestre

Cadeia global lucra com aumentos de preços e recuperação da China, embora esperasse mais no período encerrado

Hyunsoo Rim
02/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Guettyimages
Guettyimages

Marca global de cafeterias cresce, mas plano é acelerar ainda mais no mundo

A gigante global do café Starbucks, com sede em Seattle, anunciou na terça-feira (1) vendas trimestrais recordes impulsionadas por uma forte recuperação na China, mas ainda ficou abaixo das estimativas dos analistas, já que a demanda foi aquém do esperado nos EUA. A Starbucks possui cerca de 30 mil lojas em todo o mundo. No Brasil desde 2006, a marca possui 200 pontos de venda e em 2021 inaugurou seu Centro de Apoio ao Produtor para comunidades cafeicultoras.

A empresa reportou US$ 1 em lucro por ação sobre uma receita de US$ 9,2 bilhões (R$ 44 bilhões na cotação atual)- um aumento de 12% sobre igual período do ano passado – superando as expectativas de lucro dos analistas de US$ 0,95, já que os aumentos de preços ajudaram a aumentar as margens, mas falharam nas projeções de receita, que na média anual seria de US$ 9,3 bilhões, de acordo com o FactSet.

Leia também:

  • Starbucks é a marca de restaurante mais valiosa do mundo em 2023
  • Starbucks e Banco BV assinam Green Private de R$ 20 milhões
  • Starbucks avança para o Nordeste e terá cafeteria em Salvador em 2023

As vendas de produtos nas lojas – cafés nas suas mais variadas formas de preparo, além de outras bebidas e acompanhamentos – aumentaram 10%, levando em conta as receitas dos pontos abertos há mais de um ano. Nos EUA, as vendas aumentaram 7%, enquanto as vendas internacionais aumentaram 24% impulsionadas, principalmente, por um aumento impressionante de 46% na China.

Nos cenários dos últimos trimestres, a Starbucks lidou com as tensões trabalhistas nos EUA e a pressão inflacionária sobre os ingredientes, juntamente com os desafios operacionais na China, seu segundo maior mercado. Os ganhos atuais são os primeiros do novo CEO, Laxman Narasimhan, que assumiu oficialmente o comando da cadeia de café em abril, sucedendo o bilionário Howard Schultz.

Perspectivas e planos futuros da Starbucks

Em uma tentativa de impulsionar o crescimento de longo prazo, a cadeia global de cafés lançou em setembro passado um plano voltado às possíveis inovações pelos próximos três anos, dizendo que dobraria a automação, atenderia às demandas dos clientes mais jovens e aumentaria as vendas no mercado chinês.

Embora o aumento das vendas nas lojas consolidadas, que foi de 7% nos EUA, tenha ficado abaixo das estimativas de consenso, que eram de 8,4%, a demanda persistente do consumidor norte-americano – apesar de um aumento de 6% nos preços ao longo do ano – pode contribuir ainda mais para as vendas no país, onde está a maior parte dos negócios da marca.

Em uma nota recente, analistas do Bank of America disseram que a Starbucks é vista como tendo o “menor preço e valor pelo dinheiro”, o que sugere que “seus pontos de preço permanecem competitivos” e “aparentemente desafiando a sabedoria convencional”. A Starbucks também relatou um ganho de 15% na associação de fidelidade ativa em relação ao período anterior.

Cafeteria de olho no mercado chinês

O ímpeto contínuo de recuperação em Pequim, demonstrado por um aumento de 46% nas vendas nas lojas com mais de um ano de funcionamento, também é uma benção, embora alguns investidores continuem preocupados com o nível de recuperação da China.

  • Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
  • Siga a ForbesAgro no Instagram

“A China só foi reaberta por seis meses”, sinalizando que pode levar mais 18 meses para recuperar totalmente seus números de tráfego em bolsa, escreveu o analista do BTIG Peter Saleh em uma nota recente. Saleh mantém uma classificação de compra para as ações da Starbucks.

A torcida é para que a demanda geral vacilante do consumidor na China aumente nesta segunda metade do ano. Embora a gigante do café tenha visto aumentos consecutivos nas vendas de suas lojas chinesas ano a ano, resta saber se a Starbucks conseguirá manter a recuperação do tráfego em seu maior mercado internacional. Isso porque a segunda maior economia do mundo enfrenta agora uma demanda enfraquecida, o que levou o governo a apresentar medidas na segunda-feira (31) para estimular os gastos do consumidor e aumentar a confiança no mercado.

* Hyunsoo Rim é colaboradora da Forbes EUA. É uma das estagiárias da Forbes Wealth Team, cursando mestrado na Universidade de Nova York, na área de relatórios econômicos e de negócios. (Tradução: ForbesAgro)

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • café
  • china
  • EUA
  • Starbucks

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.