Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / 5 razões para ainda se importar com o metaverso

5 razões para ainda se importar com o metaverso

Saiba porque as marcas e os consumidores ainda devem manter o interesse nos espaços digitais imersivos e como utilizá-los em um futuro próximo

Bernard Marr
07/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Reprodução
Reprodução

O metaverso pode ser aproveitado para trabalhar, brincar, socializar, fazer compras, aprender, fazer exercícios e muito mais.

O metaverso é, indiscutivelmente, a próxima geração da internet, alterando para sempre a forma como experimentamos a vida online. Não acredita em mim? Acha que o metaverso é um pouco superestimado? Ou talvez você esteja entediado com o hype. Permita-me convencê-lo da importância do conceito e das tecnologias relacionadas.

Leia também:

  • Metaverso deve movimentar mais de R$ 2 trilhões até 2025
  • Metaverso: tudo que você precisa saber sobre a tecnologia que integra os mundos real e virtual
  • Metaverso ainda é promessa distante para a Geração Z

O que é o metaverso?

O metaverso tem tudo a ver com mundos virtuais persistentes e compartilhados – espaços digitais imersivos onde podemos trabalhar, brincar, socializar, fazer compras, aprender, fazer exercícios e muito mais. Mark Zuckerberg uma vez descreveu o metaverso como estando dentro da internet, em vez de apenas olhando para ele através de uma tela, e acho que é uma descrição bastante perfeita.

O universo de Fortnite nos dá um vislumbre de como o metaverso funcionará. No jogo, os usuários não estão lá apenas para jogar; eles compram roupas e produtos para seus personagens digitais, saem com os amigos e até vão a shows virtuais (superestrelas como Ariana Grande já se apresentaram no Fortnite). No futuro, empresas de mídia social, marcas, instituições de ensino e empregadores irão operar seus próprios mundos virtuais, onde as pessoas poderão desfrutar de uma experiência online mais envolvente.

Crucialmente, o metaverso irá – pelo menos em teoria – unir esses mundos díspares em uma experiência persistente e conectada, onde você pode se mover facilmente entre plataformas e experiências, levando seu avatar digital pessoal, preferências e criptomoedas com você. Pense no mundo virtual imersivo retratado no filme Jogador Número Um e você está no caminho certo.

Vamos explorar por que você deve se preocupar com o metaverso em 5 argumentos: 

  • Mais e mais da vida cotidiana acontecerá no metaverso

No metaverso, seremos capazes de fazer tudo o que fazemos no mundo físico (e muito mais). Poderemos trabalhar remotamente enquanto nos sentimos na mesma sala com os colegas. Seremos capazes de socializar com amigos e familiares do outro lado do globo de uma forma mais envolvente do que chamadas de Zoom ou bate-papos de mídia social. Desfrutaremos de uma melhor experiência de compra online, visualizando os produtos em 3D em vez de em uma tela plana. Os jogos serão mais realistas do que nunca. Mais shows acontecerão em espaços virtuais. Os alunos que aprendem remotamente se sentirão como se estivessem na sala de aula com o professor. Você entendeu - à medida que o metaverso evolui, cada vez mais nossas vidas cotidianas ocorrerão em mundos virtuais compartilhados.
    Getty Images

    Mais e mais da vida cotidiana acontecerá no metaverso

    No metaverso, seremos capazes de fazer tudo o que fazemos no mundo físico (e muito mais). Poderemos trabalhar remotamente enquanto nos sentimos na mesma sala com os colegas. Seremos capazes de socializar com amigos e familiares do outro lado do globo de uma forma mais envolvente do que chamadas de Zoom ou bate-papos de mídia social. Desfrutaremos de uma melhor experiência de compra online, visualizando os produtos em 3D em vez de em uma tela plana. Os jogos serão mais realistas do que nunca. Mais shows acontecerão em espaços virtuais. Os alunos que aprendem remotamente se sentirão como se estivessem na sala de aula com o professor. Você entendeu – à medida que o metaverso evolui, cada vez mais nossas vidas cotidianas ocorrerão em mundos virtuais compartilhados.

  • O metaverso pode acabar sendo maior que o mundo real

Tenha paciência comigo porque esta é uma grande reivindicação. Mas já temos cidades como Dubai trabalhando na criação de réplicas digitais de lugares do mundo real para o metaverso – gêmeos digitais, se preferir. Além disso, teremos empresas de mídia social, marcas, empregadores e escolas operando seus próprios mundos virtuais – lugares virtuais que talvez não existam no mundo real. Junte tudo isso e não é exagero sugerir que o metaverso acabará sendo maior que o mundo real. Não vai acontecer da noite para o dia, mas eventualmente. É absolutamente possível.
    Getty Images

    O metaverso pode acabar sendo maior que o mundo real

    Tenha paciência comigo porque esta é uma grande reivindicação. Mas já temos cidades como Dubai trabalhando na criação de réplicas digitais de lugares do mundo real para o metaverso – gêmeos digitais, se preferir. Além disso, teremos empresas de mídia social, marcas, empregadores e escolas operando seus próprios mundos virtuais – lugares virtuais que talvez não existam no mundo real. Junte tudo isso e não é exagero sugerir que o metaverso acabará sendo maior que o mundo real. Não vai acontecer da noite para o dia, mas eventualmente. É absolutamente possível.

  • O metaverso influenciará o mundo físico ao nosso redor

O metaverso será como estar dentro da internet, mas também trará a internet e os elementos digitais para o mundo real. Em outras palavras, mudará a forma como nos movemos e interagimos com o mundo real e físico ao nosso redor. Entre em uma loja física, por exemplo, e os espelhos de realidade aumentada permitirão que você “experimente” roupas digitalmente e veja – de maneira realista – como essas roupas ficarão em você sem que você precise se despir. Esse tipo de coisa já está acontecendo - considere como você pode colocar digitalmente itens de mobília em seu quarto usando o aplicativo IKEA e veja como ficaria na vida real antes de comprar. Isso é um gostinho do que está por vir.
    Getty Images

    O metaverso influenciará o mundo físico ao nosso redor

    O metaverso será como estar dentro da internet, mas também trará a internet e os elementos digitais para o mundo real. Em outras palavras, mudará a forma como nos movemos e interagimos com o mundo real e físico ao nosso redor. Entre em uma loja física, por exemplo, e os espelhos de realidade aumentada permitirão que você “experimente” roupas digitalmente e veja – de maneira realista – como essas roupas ficarão em você sem que você precise se despir. Esse tipo de coisa já está acontecendo – considere como você pode colocar digitalmente itens de mobília em seu quarto usando o aplicativo IKEA e veja como ficaria na vida real antes de comprar. Isso é um gostinho do que está por vir.

  • O metaverso transformará os negócios

Não se engane, o metaverso é onde as marcas vão se conectar com seus públicos. Já estamos vendo isso acontecer, com marcas como Nike e Vans criando seus próprios mundos virtuais. A Vans, por exemplo, montou um skatepark virtual na plataforma de jogos Roblox. O Mcdonald's está, de acordo com as patentes registradas, se preparando para criar restaurantes virtuais onde as pessoas podem sair e pedir comida para ser entregue em sua casa (do mundo real). Claramente, o metaverso oferece muito potencial para as marcas se conectarem com seu público, aumentarem o engajamento da marca, venderem produtos e encontrarem novas oportunidades de publicidade. Veremos ainda mais marcas criando produtos apenas digitais que existem puramente no metaverso (pense em carros, casas, roupas e móveis de design digitais).

E em termos de operações internas de negócios, os funcionários poderão trabalhar e treinar no metaverso, em espaços virtuais de coworking ou réplicas digitais de escritórios do mundo real. E, claro, haverá novas formas de colaborar em projetos virtualmente em tempo real.

Lembro que no início dos anos 2000, até mesmo algumas grandes marcas diziam que não precisavam de uma presença na mídia social, e agora todas as empresas – grandes e pequenas – estão nas mídias sociais. Eu realmente acredito que o mesmo vai acontecer com o metaverso. Isso, se nada mais, é o motivo pelo qual todos devem se preocupar com o metaverso.
    Getty Images

    O metaverso transformará os negócios

    Não se engane, o metaverso é onde as marcas vão se conectar com seus públicos. Já estamos vendo isso acontecer, com marcas como Nike e Vans criando seus próprios mundos virtuais. A Vans, por exemplo, montou um skatepark virtual na plataforma de jogos Roblox. O Mcdonald’s está, de acordo com as patentes registradas, se preparando para criar restaurantes virtuais onde as pessoas podem sair e pedir comida para ser entregue em sua casa (do mundo real). Claramente, o metaverso oferece muito potencial para as marcas se conectarem com seu público, aumentarem o engajamento da marca, venderem produtos e encontrarem novas oportunidades de publicidade. Veremos ainda mais marcas criando produtos apenas digitais que existem puramente no metaverso (pense em carros, casas, roupas e móveis de design digitais).

    E em termos de operações internas de negócios, os funcionários poderão trabalhar e treinar no metaverso, em espaços virtuais de coworking ou réplicas digitais de escritórios do mundo real. E, claro, haverá novas formas de colaborar em projetos virtualmente em tempo real.

    Lembro que no início dos anos 2000, até mesmo algumas grandes marcas diziam que não precisavam de uma presença na mídia social, e agora todas as empresas – grandes e pequenas – estão nas mídias sociais. Eu realmente acredito que o mesmo vai acontecer com o metaverso. Isso, se nada mais, é o motivo pelo qual todos devem se preocupar com o metaverso.

    Getty Images

    Mais e mais da vida cotidiana acontecerá no metaverso

    No metaverso, seremos capazes de fazer tudo o que fazemos no mundo físico (e muito mais). Poderemos trabalhar remotamente enquanto nos sentimos na mesma sala com os colegas. Seremos capazes de socializar com amigos e familiares do outro lado do globo de uma forma mais envolvente do que chamadas de Zoom ou bate-papos de mídia social. Desfrutaremos de uma melhor experiência de compra online, visualizando os produtos em 3D em vez de em uma tela plana. Os jogos serão mais realistas do que nunca. Mais shows acontecerão em espaços virtuais. Os alunos que aprendem remotamente se sentirão como se estivessem na sala de aula com o professor. Você entendeu – à medida que o metaverso evolui, cada vez mais nossas vidas cotidianas ocorrerão em mundos virtuais compartilhados.

    *Bernard Marr é um autor best-seller internacional, palestrante popular, futurista e consultor estratégico de negócios e tecnologia para governos e empresas.

    (traduzido por Andressa Barbosa)

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • espaços digitais
    • Metaverso
    • realidade aumentada
    • realidade virtual
    • tecnologias imersivas
    • web imersiva

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

    • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • mães kuntuala

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.