Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Rumo Futuro: Barbara Soalheiro, da Mesa, fala sobre nova fase de internacionalização

Rumo Futuro: Barbara Soalheiro, da Mesa, fala sobre nova fase de internacionalização

A jornalista deixou uma carreira de sucesso no mundo editorial com publicações em revistas importantes para criar seu próprio negócio

Angelica Mari
07/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Barbara Soalheiro é fundadora da Mesa Company, sócia da FLAGCX e escritora.

Em uma manhã ensolarada de inverno, Barbara Soalheiro entra em um café na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo. A sobriedade das roupas escuras contrasta com o sorriso largo e o cabelo curtinho, que conferem uma aura vibrante à fundadora da Mesa Company, empresa focada na solução criativa de problemas. Um barista a reconhece imediatamente e diz, com brilho nos olhos: “Eu só queria dizer que acompanho seu trabalho de perto, e sou seu fã.”

Cenas deste tipo são corriqueiras na vida da jornalista, que deixou uma carreira de sucesso no mundo editorial em publicações como Capricho, Superinteressante e Colors, a revista da marca italiana Benetton, para criar seu próprio negócio. Não raro, Soalheiro é tietada em suas viagens pelo mundo por entusiastas e aspirantes a empreendedores que buscam conselhos ou apenas a oportunidade de interagir com uma das mentes mais dinâmicas do cenário de inovação global.

Dinamismo, aliás, define o momento de vida atual da empreendedora, que neste mês troca São Paulo por Nova York. O objetivo da mudança para a Big Apple com a família é ampliar a presença internacional da Mesa, que nasceu global e conta com marcas como Nike, Netflix, Google e o Banco Interamericano de Desenvolvimento em seu portfolio de clientes. Em seu país natal, a fundadora da Mesa fala com “metade do PIB brasileiro pelo WhatsApp” e tem João Paulo Ferreira, CEO da Natura e Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, no rol de personalidades do mundo de negócios que já contrataram seus serviços.

Por R$600mil, a companhia resolve grandes problemas enfrentados por empresas – que variam desde a reinvenção do ensino fundamental e médio, até o lançamento da Stripes, marca da atriz Naomi Watts, que aborda o tema da menopausa com leveza e humor. Em seu método, a Mesa “fatia” os desafios, identifica profissionais com expertises correspondentes aos aspectos do problema e os une por uma semana para resolver o dilema e criar protótipos prontos para o mercado.

Em meio aos preparativos para um dos movimentos mais importantes de sua carreira, Soalheiro falou com Rumo Futuro sobre como vai levar a Mesa para o próximo nível. Veja, a seguir, alguns dos melhores momentos da conversa.

Rumo Futuro: Por que mudar para os Estados Unidos, e por que agora?

Barbara Soalheiro: Eu já passava uma semana por mês em Nova York, todos os meses, desde 2018. Há alguns meses, [concluí] que precisava ficar mais próxima [da operação norte-americana]. A gente tem uma vontade muito grande de crescer. Eu sei o que vendo, são experiências excelentes – e se elas estão sendo vendidas em dólar, é melhor para todo mundo. Então tem também uma coisa de ganhar mais mercado, em um mercado com mais dinheiro.

Além disso, [o mercado norte-americano] tem muito mais problemas. Mas também tem uma dinâmica de gente que está buscando e investindo em soluções muito melhores do que no Brasil, é um mercado rico de forma geral. Você tende a crescer muito a operação se isso acontece nos Estados Unidos. Lá, também existe uma cultura do fundador: e a minha sensação é que quando eu estou lá, faz diferença.

RF: O que muda na estrutura da Mesa com a sua transferência para Nova York?

BS: Temos um posicionamento radical de one company, somos uma só Mesa. Isso é uma radicalidade, porque, do ponto de vista operacional, talvez fizesse mais sentido separar as equipes. Por exemplo, o idioma oficial da Mesa, que usamos para fazer as reuniões de time tudo o mais, é o inglês, mas temos tradução em tempo real. Temos um compromisso muito forte com a inclusão e esse é o lugar que eu gostaria de continuar.  A maioria das empresas que tem atuação internacional não usa a abordagem one company, e [separam] funcionários que falam idiomas diferentes nas reuniões, criam estruturas para isso. Mas eu não gosto desse modelo, então [a estrutura] não muda muito.

Em dois anos, nossa operação dos Estados Unidos deve crescer muito, e meu desejo é ter um time de 300 líderes de Mesa [hoje são 56], incluindo o core team e pessoas espalhadas pelo mundo. Estas pessoas têm contratos conosco, trabalham em Mesas por cinco meses ao ano, e depois fazem outras coisas da vida. Operacionalmente, acho esse modelo de rede muito inteligente da nossa parte.

RF: A operação nos Estados Unidos terá algum diferencial em termos de indústria ou posicionamento de mercado?

BS: Atualmente, 50% do nosso business são desafios de marketing. A outra metade vem de um cano de dinheiro que não existe, de um convencimento [dos tomadores de decisão] de que há um problema a resolver. Neste novo momento, queremos intensificar nossa atuação em projetos de produto e de negócio, e que as pessoas entendam rapidamente que somos muito bons em resolver estes problemas.

RF: Qual é a sua concorrência no mercado norte-americano?

BS: Existem três lugares que definem a nossa atuação: às vezes, estamos head-to-head com consultorias como a McKinsey, às vezes estamos em um lugar que seria de uma agência de comunicação, ou de uma aceleradora de tecnologia.

É interessante, porque acho que [este posicionamento] nos ajuda. Quando um cliente pensa em contratar uma grande consultoria, ou uma agência, em geral descobre que todos as outras alternativas no mercado são mais caras do que uma Mesa. Então, nos Estados Unidos, temos essa vantagem.

RF: O que você espera atingir no espaço de um ano após a sua mudança?

BS: Há uma dimensão muito pessoal [da mudança], e do ponto de vista da família, será um ano de adaptação: neste período, espero que meus filhos estejam bem ajustados à nova vida. Em relação à Mesa, queremos quebrar o paradigma de que é impossível resolver grandes problemas da forma que fazemos, e ter pelo menos três novos cases nos Estados Unidos que demonstrem o poder do método.

A Rumo Futuro discute os movimentos e ideias de pessoas que protagonizam a inovação e o pensar de futuros no Brasil e além. Para sugerir histórias e dar seu feedback, entre em contato.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • Barbara Soalheiro
  • internacionalização
  • negócios
  • Rumo Futuro

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.