Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Para afastar ameaças, Strada ganha nova versão e motor 1.0 turbo

Para afastar ameaças, Strada ganha nova versão e motor 1.0 turbo

Líder de vendas há dois anos, picape da Fiat tem que conter avanço da Chevrolet Montana e do Volkswagen Polo Track numa só tacada

Rafaela Borges
10/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Fiat Strada Ranch 2024

A ameaça vem de dois lados. De um, há a nova Chevrolet Montana, lançada no início do ano. Do outro, o Volkswagen Polo, que também no começo de 2023 ganhou uma poderosa versão de entrada, a Track. Com esses produtos rondando e avançado, a líder de mercado, Fiat Strada, mudou.

Veja galeria de fotos da Strada Turbo:

  • Fiat Strada Ultra 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ultra 2024

  • Fiat Strada Ultra 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ultra 2024

  • Fiat Strada Ultra 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ultra 2024

  • Fiat Strada Ranch 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch 2024

  • Anúncio publicitário
  • motor 1.0 turbo é o mais potente de sua categoria, com 130 cv
    Foto: divulgação

    motor 1.0 turbo é o mais potente de sua categoria, com 130 cv

  • Fiat Strada Ranch
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch

  • Fiat Strada Ranch 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch 2024

  • Fiat Strada Ranch 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch 2024

  • Foto: divulgação
  • Fiat Strada Ranch 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch 2024

  • Foto: divulgação
  • Fiat Strada Ranch 2024
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ranch 2024

  • Fiat Strada Ultra Edizione 25
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ultra Edizione 25

  • Foto: divulgação
    Foto: divulgação

    Fiat Strada Ultra 2024

     

    Número 1 em vendas no Brasil desde 2021, a Strada chega com uma importantes novidades para a linha 2024. Há a nova versão Ultra, que traz o motor 1.0 turbo do Pulse. O mesmo propulsor está agora na Ranch, que abandona o 1.3 aspirado. Ambas estão disponíveis apenas com cabine dupla e câmbio CVT.

    São versões que têm alvo certo: a nova Montana. Não que o modelo da Chevrolet, cerca de 20 cm maior, tenha sido um grande problema para a Strada. Afinal, faz médias 3 mil unidades vendidas ao mês, ante as cerca de 9 mil da Fiat. Mas como prevenir pode ser melhor do que remediar, a líder já se adiantou e inovou sua linha.

    Quanto ao Polo, o produto não é concorrente direto da Strada. No entanto, nos dois últimos meses, tirou da picape sua posição de honra: líder do mercado brasileiro, que o VW ocupou em junho e julho.

    O incremento de vendas que a Strada deverá ter com as atualizações é uma boa jogada para impedir que Polo ultrapasse a picape no acumulado do ano – e se torne o produto mais vendido de 2023. Por isso, a Fiat também fez atualização na versão de entrada.

    A Endurance, única que trazia o motor 1.4, o abandonou e agora adota o 1.3. A Strada, portanto, continua com duas opções de propulsor: 1.3 aspirado e 1.0 turbo. O antigo 1.4 não está mais disponível.

    Preços e versões

    A Strada passa a ter sete opções, entre combinações de acabamento, motor e carroceria. A Endurance e a Freedom tiveram aumento de R$ 1 mil. A primeira custa R$ 100.990. Além da mudança de motor, ganhou direção elétrica. Só está disponível com cabine estendida, que a Fiat chama de plus.

    O câmbio é manual. Essa mesma transmissão equipa a Freedom, que sai por R$ 106.990 com cabine plus e R$ 112.990 com a dupla. Já o reajuste das versões Volcano foi de R$ 2 mil.

    Oferecida apenas em cabine dupla, sai por R$ 114.990 com transmissão manual e R$ 120.990 com a CVT. A Strada Ranch ficou R$ 6 mil mais cara com a troca do motor pelo 1.0 turbo. Custa R$ 132.990. A inédita Ultra sai pelo mesmo valor.

    A Strada ganha ainda uma série especial de 1.045 unidades, batizada de Edizione 25 – para celebrar os 25 anos de história da picape. Por R$ 135.990, é baseada na Ultra. Traz para-barro, exclusiva cor cinza, carroceria bicolor e adesivos laterais.

    Por dentro, há badge comemorativo, com o número do exemplar da edição. Outros destaques são os detalhes vermelhos e uma exclusiva soleira.

    Leia mais:

    • Stellantis confirma carro híbrido flex nacional para 2024
    • Com aposta em tecnologia, Stock Car reinventa carro para 2025
    • Dirigimos o novo Mustang, próximo grande carro da Ford no Brasil

    Ultra e Ranch

    As versões Ultra e Ranch são voltadas ao consumidor que tem picapes como estilo de vida, não para o trabalho. Esse público já representa 45% dos clientes da Strada, e a meta da Fiat é aumentar a participação.

    Enquanto a Ultra é mais urbana, a Ranch tem uma pegada visual off-road. Ambas trazem visual diferente das demais Strada. O para-choque foi totalmente reformulado, ganhando faróis auxiliares com moldura.

    A grade também passou por atualização, e traz uma barra na parte inferior. O detalhe é vermelho na Ultra e cinza na Ranch. A inscrição Turbo 200, que identifica o motor, está nas laterais e traseira.

    “Duzentos” é o torque em NM (Newton Metro – leia mais abaixo). Por dentro, o volante é novo, praticamente igual ao do Pulse. Traz também a tecla Sport, para deixar o conjunto com respostas mais esportivas.

    O acabamento melhorou, com detalhes de couro perfurado com costura vermelha nas portas. O mesmo material está no revestimento dos bancos. O que não mudou foi o painel de instrumentos simples, igual ao do Mobi.

    Além disso, a central multimídia tem tela pequena, de 7″. Apesar de alguns botões físicos, é sensível ao toque e tem sistema operacional rápido e intuitivo – como o de Pulse, Fastback e Renegade, da Jeep (que assim como a Fiat, faz parte do Grupo Stellantis).

    Desempenho

    O motor 1.0 turbo é o mais potente de sua categoria, com 130 cv. O torque, em kgfm (medida mais usada que o NM no Brasil), é de 20,5. O câmbio CVT simula sete marchas.

    Para receber o novo motor, foram feitas algumas mudanças na suspensão, com novos amortecedores e molas dianteiras. De acordo com a Fiat, isso aumentou a rigidez torcional. A direção foi recalibrada.

    A Strada ficou muito esperta com o novo conjunto. Apesar de o câmbio CVT não privilegiar a agilidade, é eficiente no casamento com o motor. As acelerações e retomadas estão rápidas e suaves, sem trancos desconfortáveis.

    Durante a avaliação, a picape se mostrou muito eficiente em ultrapassagens, e ainda mostrou que o acabamento aprimorado reforçou o silêncio a bordo. É boa a proteção acústica. De acordo com a Fiat, a Strada turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

    Também houve melhora na estabilidade. A picape ficou mais firme em curvas e gostosa de dirigir. Quanto ao conforto, a suspensão (independente na frente e por eixo rígido atrás), no geral, filtra bem as imperfeições com o piso, mas sente um pouco a pressão em superfícies muito irregulares, em que os ocupantes podem ter leve desconforto.

    Com 4,45 metros de comprimento, a Strada tem capacidade de carga de 650 kg nas duas versões 1.0 turbo. O volume da caçamba é de 844 litros. Entre os pontos fracos está o volante sem ajuste de profundidade (tem apenas de altura), o que dificulta a missão de encontrar a posição ideal de dirigir.

    Além disso, as alavancas para comandos de altura e inclinação dos bancos são duras – e, no caso da segunda, mal posicionada.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Fiat
    • picapes
    • Strada

    As mais lidas agora

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    • berkshire hathaway
      Forbes Money

      Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

    • Forbes Tech

      Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

    • Elis Rodrigues
      Carreira

      CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

    Últimas Notícias

    • Foto de um iPhone

      iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

    • segurança

      Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

    • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

      Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

    • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.