Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Fundador do Zoom recorre à IA na esperança de recuperar público da pandemia

Fundador do Zoom recorre à IA na esperança de recuperar público da pandemia

Eric Yuan, CEO da plataforma, busca movimentar o Zoom em uma direção diferente e mais duradoura para os usuários

Alex Konrad
07/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Ethan Pines para Forbes/Eric Yuan, CEO do Zoom
Ethan Pines para Forbes/Eric Yuan, CEO do Zoom

“Tínhamos o mundo durante a Covid, e agora recomeçamos para tornar o Zoom melhor. Queremos ficar orgulhosos quando nos aposentarmos”, diz Eric Yuan

Eric Yuan, fundador e CEO do Zoom, tem uma mensagem para as empresas céticas sobre o uso da plataforma para mais do que apenas videoconferências: “Tenha a mente aberta”.

Depois de anos conhecendo clientes apenas virtualmente, por causa de seu próprio produto, ele está de volta ao lado deles – viajando em carne e osso. “Muitos eventos não são mais virtuais”, disse Yuan à Forbes. “Eu tenho que evoluir sozinho.”

Leia também:

  • Eduardo Saverin se torna a pessoa mais rica do Brasil
  • Google combinará chatbot de IA generativa com assistente virtual
  • Como Elon Musk chegou à riqueza? Conheça o caminho por trás dos bilhões

O mesmo deve acontecer com o Zoom. O software salvador do início da pandemia, em 2020, agora tenta navegar em um novo momento, principalmente após algumas ferramentas lançadas meses após o auge no número de usuários, que pretendiam tornar o Zoom uma referência para eventos e jogos online, não alcançarem o resultado esperado.

Yuan busca levar o Zoom a uma direção diferente: a plataforma como um meio de “comunicação e colaboração”.

Todas as manhãs, quando Eric acorda, ele se conecta à ferramenta do Zoom que compete com o Slack ou o Microsoft Teams, chamada Zoom Chat. Ele envia e-mails e se prepara para reuniões na plataforma — enquanto cria novos documentos resumidos ou planos de ação usando o Zoom Docs. “O objetivo é fazer com que o cliente use o Zoom o dia todo”, afirma. “Voltar para outros aplicativos com frequência é uma dor.”

Se tais argumentos parecem familiares, é por uma boa razão. Aparentemente, todos os negócios de software empresariais – desde Box e Dropbox até Slack e muitos outros – procuram se transformar no centro de gravidade do fluxo de trabalho de um cliente ao longo do tempo.

O principal lançamento do Zoom para realizar este objetivo é o Zoom Docs, que a empresa disse que disponibilizará ao público em 2024. Os usuários podem gerar um novo “Zoom Doc” a partir de uma videoconferência ou bate-papo e preenchê-lo com conteúdo relevante e itens de ação usando a inteligência artificial da plataforma, o Zoom AI Companion. Os documentos podem ser marcados e atribuídos a colegas de trabalho, bem como vinculados entre si e mapeados como uma árvore de páginas no estilo wiki, anunciou a empresa na terça-feira.

Outra novidade é o “quadro branco” feito por inteligência artificial generativa, que permite às equipes preencherem e organizarem automaticamente um projeto visualmente a partir de uma reunião.

Avanços do Zoom com Inteligência Artificial

No mês passado, a empresa anunciou vários novos recursos com IA, incluindo a geração de destaques e resumos de reuniões, visão de assuntos de reuniões em andamento e possibilidade de rascunhar e-mails com tópicos do bate-papo.

O Zoom também planeja adicionar recursos de contexto para seu assistente de inteligência artificial no futuro para lembrar assuntos anteriores de um usuário e revelar informações relevantes de qualquer uma das reuniões já feitas, além de registros de bate-papo ou trabalho em outros aplicativos conectados.

Yuan, que fundou o Zoom há 12 anos, depois de atuar como líder de engenharia na rival WebEx, da Cisco, sabe que não está reinventando a roda com suas novas ferramentas de IA. No entanto, ele argumentou que o Zoom se destacará por causa de uma abordagem “federada”, o que significa que funciona com vários modelos de terceiros e seus próprios de forma intercambiável, o que for mais apropriado para a tarefa. Ele também diz acreditar que, em último caso, os clientes querem ter opções de escolha. “Não podemos forçar ninguém a padronizar o uso em uma plataforma.”

Como um bônus adicional a essa abordagem, o Zoom não cobra mais por seus recursos de IA. (O AI Copilot da Microsoft teve um custo anunciado de US$ 30 por usuário por mês; o da Salesforce custa US$ 50 mensais por usuário.) “A diferenciação será o custo e a qualidade”, disse Yuan.

Para ganhar em qualidade, o Zoom precisará evitar erros. Anos após a empresa ter enfrentado escândalos de privacidade durante a pandemia, novamente a sua política de privacidade sofreu uma atualização que parecia sugerir que o Zoom usaria os dados dos clientes para treinar os seus próprios modelos de IA.

Trabalho Híbrido

A companhia também reconheceu que os clientes preferem cada vez mais o trabalho híbrido, disse Yuan. O próprio Zoom foi alvo de piadas quando anunciou um retorno ao escritório duas vezes por semana em agosto. Os novos funcionários, contratados durante a pandemia, também não estavam obtendo a sensação pessoal de comunidade e de desenvolvimento de carreira que precisavam, admitiu.

De olho na concorrência

Ao oferecer novas ferramentas de gerenciamento de escritório para tudo, desde check-in de visitantes até balcões de reserva e escritórios, o Zoom competirá com um grande número de soluções de software como o Envoy, que arrecadou US$ 111 milhões em janeiro de 2022. Já o Zoom Docs enfrentará outras ferramentas de software de trabalho, como Coda, Notion, Google Workspace e Office 365 da Microsoft — e até mesmo players de gerenciamento de projetos como Asana e Monday.com.

Mesmo diante de uma concorrência mais ampla, essa expansão de produtos faz sentido para o Zoom, disse Rishi Jaluria, analista da RBC Capital Markets. “O objetivo da companhia é fazer com que as pessoas usem o Zoom de uma forma mais ampla, então não é uma ferramenta que você clica com um link e depois sai”, disse ele. O uso de ferramentas rivais provavelmente não mudará, previu Jaluria; mas outros podem achar conveniente ter mais opções de produtividade em um só lugar. “Definitivamente há espaço para o Zoom entrar.”

Esperança para os próximos passos

Quanto à forma como o fundador da Zoom permanece motivado e reúne as tropas, apesar de estar há um ano se arrastando no índice S&P 500 e para acompanhar empresas de tecnologia cujas ações se recuperaram mais perto dos máximos da Covid, Yuan disse que o Zoom está abraçando uma nova temporada, assim como seus amados Golden State Warriors.

“Tínhamos o mundo durante a Covid, e agora recomeçamos para tornar o Zoom melhor. Queremos ficar orgulhosos quando nos aposentarmos no futuro”, acrescentou.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • CEO
  • inteligência artificial
  • Liderança
  • Tecnologia
  • zoom

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.