Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Rumo Futuro: Alto escalão da Getty Images discute impacto da IA no conteúdo visual

Rumo Futuro: Alto escalão da Getty Images discute impacto da IA no conteúdo visual

Fundada há quase 30 anos, a Getty agora abraça a IA generativa para responder às mudanças do mercado e expandir horizontes criativos.

Angelica Mari
09/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação/Grant Farhall
Divulgação/Grant Farhall

Grant Farhall, chief product officer da Getty Images, afirma que não é preciso temer novas tecnologias.

À medida em que notícias de marcas que optaram por trocar o estúdio e fotógrafos por inteligência artificial generativa surgem, observadores de empresas de conteúdo visual podem concluir que o setor está com os dias contados. Uma mudança notável no jogo para estas empresas foi o aumento na adoção de ferramentas de IA generativa, como o MidJourney, capazes de produzir imagens a partir de instruções, em poucos segundos. O resultado pode ser ultrarrealista e quase indistinguível de fotografias tradicionais, o que traz desafios para empresas cujo negócio é vender este tipo de material.

Mas, para a Getty Images, dona de um dos maiores bancos de conteúdo visual – incluindo fotos, vídeos e música – do mundo, o segmento atravessa mais uma onda de transformação. “Embora haja sempre uma mistura de entusiasmo e nervosismo quando novas tecnologias entram em ação, a história mostra que, na verdade, cada salto tecnológico aumenta o valor da experiência, da criatividade e dos talentos artísticos genuínos”, diz Grant Farhall, chief product officer da Getty Images, em entrevista exclusiva à esta coluna.

Leia também: 

  • Rumo Futuro: Simone Cyrineu, da Thanks for Sharing, discute semana de trabalho de quatro dias
  • Rumo Futuro: Mariana Dias, da Gupy, fala sobre a evolução da IA em recursos humanos
  • Lideranças devem agir como CEOs para implantar a IA nas empresas

Fundada há quase 30 anos, a Getty agora abraça a IA generativa para responder às mudanças do mercado e propõe o uso da tecnologia como forma de expandir horizontes criativos. A empresa usou seu próprio conteúdo para criar um modelo de IA generativa, com foco em “criativos”. A ferramenta promete encontrar o conteúdo visual certo para uma peça e gerar conceitos complexos para sessões de fotos.

Por aqui, a companhia encontra um terreno fértil para emplacar seus avanços, graças à abertura dos brasileiros para o uso de novas ferramentas. A Getty fez uma pesquisa global que revela que a América Latina é uma das regiões com maior entusiasmo e interesse pela IA globalmente. Com uma amostragem de 7 mil adultos em 25 países, o estudo VisualGPS descobriu que os brasileiros mostraram um interesse 15% maior por IA quando comparados com o restante do mundo. Além disso, nove em cada 10 pessoas na região acreditam que a IA pode ajudar a tornar suas vidas mais eficientes.

Além de discutir as mudanças no segmento de conteúdo visual, a Rumo Futuro falou com Farhall sobre a visão de futuro da Getty para o setor. Confira os melhores momentos da conversa a seguir:

Rumo Futuro: Considerando a aceleração global na adoção de IA, como estes avanços devem impactar o setor de conteúdo visual?

Grant Farhall: A indústria fotográfica testemunhou avanços tecnológicos significativos ao longo de sua história. Observamos a evolução da fotografia passando do analógico para o digital e os smartphones democratizando a arte mais do que nunca. Muitos acreditavam que os fotógrafos se tornariam obsoletos porque todos tinham as ferramentas para tirar fotos. No entanto, o que descobrimos é que a essência de uma grande fotografia vai muito além do dispositivo. Criar uma imagem realmente incrível requer uma quantidade incrível de habilidade, conhecimento e experiência. Em última análise, há uma diferença distinta entre você e eu tirando fotos com nossos celulares e fotógrafos profissionais capturando o mundo ao nosso redor.

Embora haja sempre uma mistura de entusiasmo e nervosismo quando novas tecnologias entram em ação, a história mostra que cada salto tecnológico aumenta, na verdade, o valor da experiência, da criatividade e dos talentos artísticos genuínos

RF: Estamos diante de um número crescente de marcas brasileiras (e globais) recorrendo à IA para substituir completamente a necessidade de usar fotografia tradicional de estúdio, por exemplo. Como a Getty Images está abordando esse problema e como foi o processo que levou ao posicionamento atual de vocês sobre o assunto?

GF: Escutamos os clientes sobre o rápido crescimento da IA generativa – e percebemos tanto entusiasmo, quanto hesitação – e tentamos ser intencionais em relação ao modo como desenvolvemos nossa própria ferramenta. Criamos um serviço que permite que marcas e profissionais de marketing adotem a IA com segurança e ampliem suas possibilidades criativas, ao mesmo tempo que compensamos criadores pela inclusão de seus recursos visuais nos conjuntos de treinamento da plataforma.

Historicamente, abraçamos a inovação e encontramos maneiras de capacitar nossos clientes por meio de novas tecnologias. Apoiamos o avanço da IA generativa que respeita os direitos de propriedade intelectual, concebida para proteger criadores e sustentar a criação contínua.

RF: De que forma a plataforma de IA generativa de vocês pode influenciar a forma como as empresas utilizam a inteligência artificial no espaço de imagens digitais?

GF: Trabalhamos muito para desenvolver uma ferramenta responsável que dê aos clientes confiança nos recursos visuais produzidos por IA generativa para fins comerciais. Como fornecedor editorial, é nosso papel capturar eventos reais como eles são, e não os manipular ou recriá-los para contar uma história diferente. A última coisa que queríamos fazer era produzir uma ferramenta que realmente pudesse produzir deepfakes. É por isso que sabíamos que construir uma ferramenta de IA generativa comercialmente viável é de suma importância.

Acreditamos firmemente que, ao oferecer uma solução de IA generativa comercialmente segura, podemos fortalecer ainda mais a confiança que os nossos clientes depositam em nós, permitindo-lhes adotar a IA nos seus negócios, sem riscos.

RF: À medida em que a IA continua a ganhar destaque, como as marcas podem garantir a utilização ética desta tecnologia, no que diz respeito a conteúdo visual?

GF: Acreditamos que a IA generativa é uma ferramenta interessante que deve ser baseada em dados autorizados, recursos visuais e privacidade individual. Apoiamos o avanço da tecnologia de IA generativa criada de forma responsável e que respeita os direitos de propriedade intelectual estabelecidos há muito tempo, concebida para proteger criadores e sustentar a criação contínua, através da obtenção do consentimento dos titulares dos direitos para formação.

As ferramentas e serviços de IA generativa devem ser transparentes quanto aos dados utilizados para formação, bem como aos resultados que foram criados através da IA generativa e os fornecedores de modelos partilham a responsabilidade de abordar a desinformação, o preconceito e a utilização indevida. Trabalhamos com vários inovadores nas áreas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para apoiar o desenvolvimento de modelos e conteúdos generativos criados de forma responsável.

RF: Como a evolução da IA em imagens deve alterar a forma como as marcas e consumidores interagem com conteúdo visual nos próximos cinco a 10 anos?

GF: A IA está causando mudanças tão profundas como a Revolução Industrial, mas essas mudanças estão acontecendo mais rapidamente – ao longo de semanas e meses, em vez de décadas.

No curto prazo, ofereceremos aos criativos uma nova ferramenta que os ajudará a realizar seu trabalho com mais rapidez e melhor conteúdo. Ninguém sabe o que o futuro da IA reserva, mas estamos entusiasmados com as possibilidades para os criativos. É por isso que trabalhamos duro para estar na vanguarda da conversa e garantir que esses modelos sejam comercialmente seguros e feitos de uma forma que compense os criadores.

Quanto aos próximos anos, a nossa pesquisa de mercado VisualGPS diz que a IA gera nervosismo e entusiasmo nas pessoas em todo o mundo. No entanto, o que vale hoje para os consumidores globais é a expectativa de transparência por parte das marcas quando se trata de imagens de IA: nove em cada 10 pessoas que consultamos querem saber se uma imagem foi alterada, e esperam que as imagens de IA sejam identificadas como tal.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Angelica Mari
  • Futuro
  • inteligência artificial
  • negócios
  • Rumo Futuro
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.