Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Em meio à pior crise econômica em décadas, Argentina vai às urnas

Em meio à pior crise econômica em décadas, Argentina vai às urnas

Eleições de hoje podem agitar os mercados financeiros, definir um novo caminho político e social para a nação e afetar seus laços com parceiros comerciais

Reuters
22/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Jopstock/Guettyimages
Jopstock/Guettyimages

Casa Rosada, em Buenos Aires, vai ter um novo ocupante

Os argentinos começaram a votar neste domingo (22) em uma eleição nacional em que um libertário de extrema-direita lidera a disputa, uma mudança no cenário político devido às consequências da pior crise econômica do país em duas décadas.

É provável que a votação agite os mercados financeiros, defina um novo caminho político e social para a nação e afete seus laços com parceiros comerciais, incluindo a China e o Brasil. A Argentina é um grande exportador de grãos, com enormes reservas de lítio e gás de xisto. O economista libertário Javier Milei é um dos três candidatos que provavelmente dividirão os votos, e o homem a ser batido depois de registrar uma vitória surpreendente nas primárias abertas em agosto.

O ministro da Economia peronista e de centro, Sergio Massa, e a conservadora Patricia Bullrich estão atrás dele por uma pequena margem, e os especialistas não esperam um vencedor absoluto, o que significa que será necessário um segundo turno. As urnas fecham às 18h (horário local e de Brasília), e os primeiros resultados são esperados para as 21h.

Leia também:

  • Argentina, maior fornecedora de trigo ao Brasil, corre novo e sério risco de seca
  • Incerteza política com as eleições derrubam vendas de trigo na Argentina
  • População na Argentina sofre com inflação que se aproxima de 100%

Milei, que se comprometeu a “cortar a motosserra” do status quo econômico e político, viu eleitores furiosos aderirem à sua mensagem, fartos da inflação anual de quase 140% e da pobreza que afeta mais de dois quintos da população. “Milei é a encarnação de todas as demandas da sociedade”, disse Juan Luis González, que escreveu uma biografia sobre ele intitulada “El Loco”. Ele acredita que Milei, uma impetuosa figurinha carimbada da TV, comparado a Donald Trump e ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, vencerá apesar de ser um personagem “instável” que poderia prejudicar ainda mais a Argentina.

“Vejo uma situação muito preocupante”, disse González.

Terapia de choque

Para ser eleito neste domingo, um candidato precisará de mais de 45% dos votos ou 40% e uma vantagem de 10 pontos sobre os rivais. Um eventual segundo turno seria realizado em 19 de novembro.

Qualquer que seja o vitorioso, ele terá de lidar com uma economia que está respirando por aparelhos: as reservas do banco central estão vazias, espera-se uma recessão depois de uma grande seca e um programa de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional (FMI) está vacilando.

A receita de terapia de choque de Milei inclui promessas de dolarizar a economia, fechar o banco central, reduzir o tamanho do governo e privatizar entidades estatais. Ele criticou a China, é a favor de leis mais flexíveis sobre armas, se opõe ao aborto e é antifeminista.

“Ele é o único que entende a situação do país e sabe como salvá-lo”, disse o estudante de Buenos Aires Nicolás Mercado, de 22 anos. Susana Munoz, de 62 anos, aposentada, por sua vez, disse que a ascensão de Milei era um reflexo da agitação global, onde a inflação alta, os conflitos e a migração estão alimentando as divisões.

“O mundo é complicado e nós não estamos imunes a isso”, disse ela ao votar no domingo. “A direita está avançando em todos os lugares e o fato de termos personagens como Milei é impensável.”

Massa, atual chefe da economia, está na disputa apesar de supervisionar a inflação que atingiu três dígitos pela primeira vez desde 1991. Ele disse que cortará o déficit fiscal, manterá o peso e defenderá a rede de segurança de bem-estar social peronista. “O peronismo… é o único espaço que oferece a possibilidade de que os mais pobres de nós possam ter coisas básicas ao alcance de suas mãos”, disse o pedreiro Carlos Gutierrez, de 61 anos. “Confio que Massa fará as coisas direito.”

Bullrich, uma ex-ministra da segurança que é popular nos círculos empresariais, viu seu apoio ser diluído pelo surgimento inesperado de Milei. Especialistas consideram que ela seja a mais provável a ficar fora do segundo turno.

Muitos eleitores estavam cansados depois de muitos anos de mal-estar econômico. “Eu voto por obrigação, mas com pouca vontade”, disse Silvana Dezilio, de 37 anos, dona de casa na província de Buenos Aires. “Todos os governos prometem coisas e acabam nos afundando um pouco mais. Parece inacreditável, mas estamos ficando cada vez piores. Lemos que outros países superaram os problemas que, para nós, estão piorando a cada dia”, disse ela.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Argentina
  • crise
  • eleições
  • peronismo

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.