Carreira

Quer pedir demissão de um emprego tóxico? Ok, mas siga esses passos

09 de novembro  de 2023

Redação

Um em cada cinco funcionários reconhece que o ambiente onde trabalha é tóxico, como mostra uma pesquisa recente da plataforma multinacional de empregos  The Career Wallet Group.

A dura realidade é que, para muitos profissionais, deixar um emprego tóxico pode dificultar no processo de conseguir outros cargos por ficarem com uma imagem ruim no meio corporativo, ou ainda, por não conseguirem reparação dos abusos na Justiça.

Se você reconhece que seu empregador é tóxico e deseja sair desse ambiente, mas está preocupado com as complicações financeiras ou profissionais do processo de pedir demissão, aqui estão cinco passos para você completar antes de entregar sua carta de demissão:

#1 - Entenda a razão de você querer deixar seu emprego:  É importante que você entenda os motivos da sua saída para não acabar na mesma situação em outro emprego. O que exatamente faz você sair ou faz você se sentir desconfortável onde você trabalha?

#2 - Crie uma estratégia para pedir demissão:  Você não pode simplesmente entrar no trabalho, arrumar suas coisas e ir embora. Você precisa traçar estratégias para não se lançar abruptamente na incerteza e no caos mental que envolve o desemprego.

#3 - Defina valores: Seja qual for o caso do pedido, tenha claro o que é importante para você nesta próxima etapa de sua carreira e torne isso inegociável. O que é prioridade para você neste novo momento? Anote tais pontos em uma lista e use-a para guiar sua procura de emprego.

#4 - Consolide sua rede de contatos: Fazer networking por pessoas importantes do seu mercado abre portas para uma infinidade de oportunidades, mesmo antes de elas serem anunciadas publicamente.da.

5 - Não saia brigado com colegas do seu atual emprego:  Cumpra todos os prazos e projetos atribuídos a você antes do pedido de demissão e evite deixar trabalho extra para a sua equipe. Se isso for inevitável, organize o que deve ser feito após a sua saída.