Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Audi Ice Experience: fizemos o curso de pilotagem que junta neve e derrapagens

Audi Ice Experience: fizemos o curso de pilotagem que junta neve e derrapagens

Beleza dos Alpes austríacos e diversão ao volante de um RS e-tron GT compensam frio que chega a 7 °C negativos

Antonio Camarotti
18/11/2023 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Audi Ice Experience é experiência que um “gearhead” tem que ter no currículo

Um “gearhead” de carteirinha tem que ter algumas experiências no currículo. Percorrer os 20,8 quilômetros de asfalto ondulado e 120 curvas de Nürburgring Nordschleife, visitar o Salão de Genebra, assistir às 500 Milhas de Indianápolis e conhecer o Museo Ferrari são uma espécie de elite das vivências automotivas. Depois de um fim de semana em Seefeld, na Áustria, descobri mais uma: Audi Ice Experience.

Veja fotos do Audi Ice Experience:

  • Audi Ice Experience é experiência que um “gearhead” tem que ter no currículo
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience é experiência que um “gearhead” tem que ter no currículo

  • Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS 5 Sportback, cupê de 450 cv
    Foto: divulgação

    Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS 5 Sportback, cupê de 450 cv

  • Pneus com travas e tração Quattro ajudaram no controle do carro
    Foto: divulgação

    Pneus com travas e tração Quattro ajudaram no controle do carro

  • Audi Ice Experience
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience

  • Anúncio publicitário
  • Audi Ice Experience
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience

  • Audi Ice Experience é realizado em Seefeld, na Áustria
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience é realizado em Seefeld, na Áustria

  • Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS 5 Sportback, cupê de 450 cv
    Foto: divulgação

    Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS 5 Sportback, cupê de 450 cv

  • Antonio Camarotti, Publisher & CEO Forbes Brasil
    Foto: divulgação

    Antonio Camarotti, Publisher & CEO Forbes Brasil

  • Pneus com travas e tração Quattro ajudaram no controle do carro
    Foto: divulgação

    Pneus com travas e tração Quattro ajudaram no controle do carro

  • Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS e-tron GT, um elétrico de 646 cv
    Foto: divulgação

    Um dos carros do Audi Ice Experience é o RS e-tron GT, um elétrico de 646 cv

  • Não basta apenas manter os olhos na direção; é preciso dosar o acelerador
    Foto: divulgação

    Não basta apenas manter os olhos na direção; é preciso dosar o acelerador

  • Audi Ice Experience é realizado em Seefeld, na Áustria
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience é realizado em Seefeld, na Áustria

  • Audi Ice Experience
    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience

  • Por 1.350 euros (que incluem hospedagem em hotel bem próximo da pista), não há melhor diversão ao volante.
    Foto: divulgação

    Por 1.350 euros (que incluem hospedagem em hotel bem próximo da pista), não há melhor diversão ao volante.

    Foto: divulgação

    Audi Ice Experience é experiência que um “gearhead” tem que ter no currículo

    Além de vender carros incríveis, a Audi também promove experiências igualmente únicas a seus clientes. Não foi fácil encarar os 7 °C negativos naquela manhã de sábado, mas a beleza dos deslumbrantes Alpes austríacos cobertos por neve compensava. E a diversão programada pela Audi, mais ainda: sobre uma espécie de pista de patinação gigante, um RS e-tron GT e um RS 5 Sportback me aguardavam.

    • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.

    Respectivamente um elétrico de 646 cv e um 2.9 V6 biturbo de 450 cv, os esportivos das quatro argolas me desafiariam a mantê-los sob controle em um piso que exigia destreza até para nos mantermos em pé. Claro que a tração integral quattro, a marca registrada da Audi quando o assunto é estabilidade, e os pneus com travas estavam a meu favor. Mas ali a questão seria de braço, mesmo.

    Depois das apresentações sobre programação, regras e dinâmica dos exercícios, Nik Kunst, um simpático holandês instrutor do curso, revela a primeira missão. Uma sequência de cones intercalados me conduz a um slalom com controle de estabilidade ligado e velocidade limitada a 20 km/h. Moleza… estávamos apenas nos ambientando com a superfície escorregadia.

    Na segunda prova, diante de cones pela pista e vindo a 50 km/h, o desafio era frear mantendo o controle dos carros, que sobre o gelo reagem de modo muito distinto em relação ao asfalto. Nessa hora foi possível sentir os quase 700 kg que separam o RS e-tron GT do RS 5 – mais pesado por causa das baterias, o elétrico exigiu mais firmeza na hora de domá-lo.

    Mas o Audi Ice Experience merece mesmo es tar na lista “to do” dos apaixonados por carros por te ensinar a fazer drift, o que começa no terceiro exercício. Trata-se de uma técnica de direção que consiste em nunca retirar os olhos de para onde você quer ir e manter o controle, domando o carro quando ele escapa de traseira ou quando ele “perde” a frente, os efeitos como “oversteer” e “understeer”. O objetivo é conduzir na ponta dos dedos, sentindo o carro, controlando o nível de derrapagem e fazendo-o literalmente andar de lado. Aqui, uma dose adicional de emoção: os controles de estabilidade e tração foram desligados. Nes sa hora o frio foi embora e a temperatura subiu.

    Observando o Nik, parecia não apenas muito divertido, mas até que fácil. Já na prática… Foi ainda mais divertido, mas longe de ser fácil. Pois não basta apenas manter os olhos na direção de onde você quer ir e girar o volante de acordo; é preciso dosar o acelerador. E talvez esteja aí o truque: instintivamente tiramos o pé do acelerador para manter o carro sob controle, mas em certas situações é justamente o contrário que devemos fazer. É como se dirigíssemos com as rodas traseiras.

    “Olhe sempre para onde você quer que o carro vá!” e “Gas, gas, gas!” (para indicar que eu deveria acelerar) eram as instruções mais ouvidas pelo rádio e as que mais ajudavam a completar as manobras de forma eficaz.

    Leia mais: 

    • Ferrari domina ranking dos clássicos mais caros do mundo
    • Range Rover inaugura loja no Iguatemi com o Velar 2024
    • Montadoras apostam em shows para conquistar clientes

    Quando já me sentia o próprio Stig Blomqvist (piloto sueco campeão do World Rally Championship de 1984 com um Audi quattro A2), vem o Nik me dizer para ir mais rápido. E dá-lhe rodopio. Mas tudo bem, pois qualquer experiência de condução no gelo é basicamente um workshop sobre a física do controle do carro e a descoberta dos limites em velocidades baixas em um ambiente aberto e seguro.

    O exercício mais difícil, mas mais gratificante (se você acertar), foi um slalom rápido no RS e-tron GT, que realmente testa suas habilidades. É melhor não usar os freios, e sim, em vez disso, contar com a transferência de peso para girar o carro. Mas, em um Audi que pesa 2.345 kg, é muito peso para transferir da frente para as rodas traseiras. O truque é: levante o pé do acelerador, o que moverá o peso para a frente; gire delicadamente o volante, dê um pisão mais forte no pedal para jogar a traseira para fora, gire rapidamente o volante na direção oposta para endireitar para o próximo conjunto de cones. Repita.

    Para fechar, tudo o que aprendemos sobre slalom, drift, sobre-esterço em um circuito em formato de 8. E não é que completei a prova de primeira?

    Ao fim do dia, fica clara a diferença entre um carro elétrico e um a combustão na hora de deslizar sobre o gelo. No caso do RS 5, os 61,2 kgfm de torque surgem gradativamente, e por isso mesmo o motorista responde mais precisamente ao “timing” de aceleração e desaceleração, fundamental para o drift ser bem executado.

    Ao volante do RS e-tron GT, é preciso muito mais treino para dosar a “patada” dos 84,6 kgfm, cuja oferta é instantânea. Qualquer grau a mais ou a menos de inclinação do pedal do acelerador e pronto, o Nik leva as mãos à cabeça, inconformado. Sem contar o peso extra – as baterias de íons de lítio de 93 kWh ficam entre os eixos, melhorando a distribuição de peso, mas mesmo assim a massa a mais é uma questão desfavorável.

    Por 1.350 euros (que incluem hospedagem em hotel bem próximo da pista), não há melhor diversão ao volante.

     

    (Reportagem publicada na edição especial LifeMotors, acessível no aplicativo na App Store e na Play Store, no site da Forbes e na versão impressa).

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Audi
    • Audi Ice Experience
    • curso
    • pilotagem

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
      Forbes Money

      Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

    • Carreira

      México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

    Últimas Notícias

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

    • Foto do Papa Leão XVI

      O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.