Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Após críticas, Las Vegas une esporte e entretenimento na Fórmula 1

Após críticas, Las Vegas une esporte e entretenimento na Fórmula 1

Corrida foi considerada a melhor da temporada e atrações extra pista garantiram o formato que os donos da F1 idealizaram

Rodrigo França
20/11/2023 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Estreante, GP de Las Vegas foi um dos mais disputados da temporada

O Grande Prêmio de Las Vegas, disputado na noite do último sábado (18) nos Estados Unidos, marcou um novo padrão de esporte e entretenimento para a Fórmula 1 em seus mais de 70 anos de história.

No início, houve quem criticasse, sobretudo após uma falha na pista provocar o adiamento do primeiro treino livre e criar o caos logístico, incluindo a expulsão de torcedores das arquibancadas às duas da manhã.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.

Parecia que o excesso de preocupação com a parte do “show business” tinha superado a parte esportiva – uma das principais críticas do atual campeão da F1, Max Verstappen. Mas eis que a corrida da noite do sábado trouxe o que os fãs e promotores enfim esperavam: uma corrida extremamente movimentada, com disputas de posições intensas e incluindo três pilotos brigando pela vitória em luta franca até a volta final: Charles Leclerc, da Ferrari, Sergio Perez e o próprio Verstappen – ambos da Red Bull.

Após a corrida, um Rolls Royce levou os pilotos para as entrevistas oficiais no local mais famoso de Las Vegas: a fonte do hotel Bellagio. A conversa dos três mostrava que a parte esportiva, afinal, foi atingida com sucesso – e o lado entretenimento também, com uma cena inédita dos pilotos chegando de forma luxuosa ao popular cenário de diversos filmes de Hollywood (como Ocean’s Eleven) em plena Las Vegas Boulevard, a popular Strip.

Além disso, foi muito bem amarrada a outra parte muito importante: a dos negócios, já que toda a cerimônia, transmitida ao vivo para mais de 150 países e antes do pódio, certamente contribuiu como ação de marketing para promover o turismo local e o hotel e casino parceiro do evento. Neste mesmo local foi erguido uma das maiores áreas VIP de toda temporada, com capacidade para 3.600 pessoas.

Após a corrida, até mesmo o antes crítico da prova, Max Verstappen, admitiu que a prova foi uma das melhores do ano. Vale lembrar que, no dia anterior, ele afirmou que a corrida em Las Vegas era a “liga nacional” enquanto Mônaco, por exemplo, era a “Champions League”.

Leia mais: 

  • Por que o GP de Las Vegas é a maior aposta da F1 até agora
  • Verstappen: “Gostaria que mídias sociais não existissem”
  • Relembre os vencedores dos 50 anos de história da F1 no Brasil

Mesmo tendo perdido a prova nas voltas finais, Leclerc também destacou a corrida como bastante emocionante. Sua ultrapassagem no derradeiro giro para garantir o segundo lugar foi comemorada como gol pelos norte-americanos, que torciam para Perez e também para a Ferrari ao mesmo tempo. Até mesmo a manobra de Verstappen pela liderança foi bastante celebrada – o que valia era o show.

Os ingredientes de sucesso foram o traçado de Las Vegas, com uma reta de quase dois quilômetros na Strip, a avenida dos hotéis famosos e casinos, e uma baixa aderência da pista, por conta da F1 ser o único evento do final de semana (sem provas preliminares, que ajudam a emborrachar o asfalto). Além disso, a dificuldade em controlar os carros também foi agravada pela baixa temperatura no deserto durante o período noturno (a prova foi disputada entre 22h e 23h30).

“Isso é algo que poderia ser repensado para os próximos GPs aqui em Las Vegas, com uma categoria preliminar ajudando a deixar a pista em melhores condições e também o horário, que é muito frio”, sugeriu Perez.

De fato, ao final do evento, a impressão de que é possível tornar o GP mais esportivo e menos entretenimento ficou evidente. E da mesma forma ficou a impressão de que formatos como o visto em Las Vegas vieram para ficar na F1.

Com os novos donos norte-americanos (Liberty Media), o jeito de apresentar o esporte a novos fãs revolucionou os negócios na categoria. Ela já estava acostumada a altas cifras, mas agora finalmente conquistou o sonhado mercado norte-americano, ainda há um preço “alto” a se pagar, com três corridas na América: Miami, Austin e agora, Las Vegas.

O grid na noite de sábado foi certamente o mais cheio de toda a temporada – quiçá de toda a história da F1. Era possível “tropeçar” em celebridades em Las Vegas, seja Brad Pitt, Rihanna, Axl Rose, Tom Brady, Renée Zellweger…E melhor do que isso, em todo o circuito e nos hotéis espalhados por Las Vegas, era possível encontrar milhares de torcedores vindo de todos os estados norte-americanos usando camisas de seus times e pilotos favoritos – e isso não inclui apenas Red Bull, Mercedes ou Ferrari.

Se Las Vegas vai se consolidar como uma etapa de fato especial no calendário, como o “Super Bowl” do automobilismo para a F1 nos Estados Unidos (talvez como é a Indy-500 hoje para os norte-americanos), ainda é cedo para dizer.

Mas que o evento deste final de semana provou ser possível unir esporte e entretenimento, isso é inegável. Agora, resta definir se os promotores da F1 conseguirão dosar na medida certa esta equação para agradar pilotos, equipes, patrocinadores e, principalmente, os novos torcedores. Mas também sem perder a essência daquilo que os fãs mais antigos se apaixonaram pelo esporte.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • F1
  • Fórmula 1
  • Las Vegas

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.