Há anos, as empresas no Brasil vivem um dilema: para crescerem, precisam investir em novas tecnologias, mas, para investirem em novas tecnologias, precisam ter certeza de que irão crescer. Isso vira um problema quando as previsões não são favoráveis. Mas algumas empresas estão ditando o passo e invertendo a lógica do mercado à medida que voltaram a investir.
Nesse cenário de inovação latente, algumas empresas lideram uma mudança de estratégia e vêm tendo resultados muito bem-sucedidos. Uma delas é a Siemens, que adquiriu ferramentas de inteligência de vendas para tornar sua prospecção e comunicação com clientes mais eficiente. “A modernização de processos sempre ajuda, principalmente quando passamos a ter uma ferramenta que nos proporciona mais precisão em nossas abordagens”, conta o diretor de marketing da Siemens, Allyson Faria.
A principal aposta da Siemens é o LinkedIn Sales Navigator, que usa da base de mais de 675 milhões de usuários da rede social no mundo para trazer mais inteligência aos processos de vendas. “Por meio do Sales Navigator, conseguimos mapear novas regiões, clientes e indústrias”, complementa Allyson.
Para se destacar em períodos de recessão, investir em produtos novos requer foco das equipes para que os resultados sejam alcançados no prazo desejado. E após a aquisição da ferramenta, a Siemens logo viu os benefícios.
“Quando queremos ser ouvidos e de fato compreendidos, precisamos saber o que é mais relevante para nossa audiência”, explica Jorge Calvano, gerente de vendas da Siemens. E é isso que a plataforma ajuda a fazer. “Com a atenção das pessoas certas e a abordagem assertiva de nosso time, tivemos um fechamento cerca de 30% mais rápido”, relata Calvano.
Assumir o risco de investir em tempos de crise pode ser difícil. Mas é inteligente se inspirar em quem já tomou essa decisão e está colhendo resultados. A tecnologia pode ser nossa maior aliada para transformar uma crise em oportunidade.
* BrandVoice® é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores