Assine

Nubank: lucro e crescimento para avançar no mercado

De Roxinho a plataforma multiprodutos, empresa demonstra solidez, eficiência e crescimento, com baixo custo, portfólio crescente e expansão internacional

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Sede do Nubank em São Paulo tem área aberta a clientes no térreo, com café e piscina de bolinhas

O Nubank apresentou resultados recordes em seu primeiro balanço do ano, alcançando a marca de R$ 1 bilhão no lucro ajustado da operação brasileira*. Fundada há dez anos como uma fintech de cartão de crédito, a empresa realizou IPO em 8 de dezembro de 2021 na NYSE (New York Stock Exchange) sob enorme ceticismo do mercado brasileiro, que ainda questionava o modelo de negócios 100% digital.

Apesar disso, analistas estrangeiros sempre tiveram uma visão confiante sobre o Nubank, como é o caso da equipe do Morgan Stanley: “O mercado está subestimando a capacidade do Nubank de gerar crescimento e rentabilidade.”

A virada de opinião começou em fevereiro deste ano, quando o balanço de 2022 apresentou a lucratividade recorrente. Agora, de acordo com relatório de análise do Credit Suisse, ela está consagrada com o resultado do primeiro trimestre de 2023: “Se vimos os resultados do quarto trimestre como um divisor de águas para os céticos, este pode ser outro para mudar a opinião dos mais incrédulos.” Neste mês de maio, o Itaú BBA trouxe pela primeira vez a recomendação de compra dos papéis da empresa.

Alguns poucos mantêm o ceticismo, mas com base em previsões que ficaram muito distantes dos resultados. O Santander, por exemplo, previu lucro líquido de US$ 34 milhões no primeiro trimestre. O Nubank entregou mais de quatro vezes isso: US$ 142 milhões. A ação do Nubank listada na NYSE acumula alta de 83% no ano (considerando o período de 3 de janeiro a 19 de maio).

Fórmula vencedora

A fórmula de geração de lucro da empresa vem comprovando eficácia, com resultados financeiros robustos e consequentemente inovação e qualidade no produto final para os clientes. “Tudo que fizemos foi pensando em entregar o melhor para eles: um atendimento humano, que os escutasse de verdade, uma interface intuitiva, um produto tão bom que todo mundo iria querer”, afirma a cofundadora Cristina Junqueira.

O primeiro fator da fórmula é o aumento na base de clientes, ultrapassando em abril 80 milhões na América Latina, distribuídos em todos os segmentos econômicos.

Em seguida, vem a monetização da base. Com uma gama cada vez maior de produtos, tem aumentado o número de pessoas que usa o Nubank como conta principal. De fato, 82% dos clientes totais são clientes ativos da empresa e, desses, 57% já utilizam a plataforma como seu principal provedor de serviços financeiros.

Essa engrenagem funciona com a base de custo mais baixa do setor, por ser uma empresa digital. Para fechar a conta, a taxa de eficiência da empresa no Brasil já atingiu 36,9% – a melhor entre as grandes instituições financeiras do país.

Potencial de crescimento

No evento de aniversário de dez anos da empresa, os fundadores avaliaram uma das lições mais importantes que aprenderam: apesar da coragem para desafiar um setor consolidado, eles subestimaram o potencial da disrupção do próprio negócio.

“O mercado estava muito mais pronto para o Nubank do que a gente imaginou”, afirma David Vélez, coundador e CEO. Nas projeções de 2013, a empresa previa ter 1 milhão de clientes em 2019 – naquele ano, chegou a 20 milhões.

Os ganhos de escala também já começam a surgir. No México, o Nubank acaba de lançar a conta de depósitos, chegando a 500 mil clientes em uma semana.

Apesar das conquistas, Vélez reitera que ainda há muito espaço para aumentar a participação no mercado. Para a próxima década, o Nubank diz estar investindo na próxima geração de serviços e em um novo paradigma tecnológico e de inteligência artificial que buscará atender todas as necessidades financeiras do cliente com automatização e personalização.

*US$ 200 milhões, aproximadamente R$ 1 bilhão na média de câmbio dos últimos três meses. No nível da holding, o lucro líquido foi de R$ 736 milhões.

  • Nubank inaugurou novo escritório em novembro de 2022 na Vila Leopoldina, em São Paulo
    Divulgação

    Nubank inaugurou novo escritório em novembro de 2022 na Vila Leopoldina, em São Paulo

  • A “Casinha” foi o primeiro headquarter da empresa, no bairro do Brooklin, em São Paulo
    Divulgação

    A “Casinha” foi o primeiro headquarter da empresa, no bairro do Brooklin, em São Paulo

  • IPO na New York Stock Exchange em 8 de dezembro de 2021. David Vélez considera que o momento de abertura de capital foi “a melhor decisão que tomamos como empresa”
    Divulgação

    IPO na New York Stock Exchange em 8 de dezembro de 2021. David Vélez considera que o momento de abertura de capital foi “a melhor decisão que tomamos como empresa”

  • Cristina Junqueira e David Vélez em evento com jornalistas e influenciadores para comemoração dos dez anos do Nubank
    Divulgação

    Cristina Junqueira e David Vélez em evento com jornalistas e influenciadores para comemoração dos dez anos do Nubank

  • O CFO Guilherme Lago, o presidente Youssef Lahrech e os cofundadores Cristina Junqueira e David Vélez respondem a perguntas de jornalistas e influenciadores no evento de 10 anos
    Divulgação

    O CFO Guilherme Lago, o presidente Youssef Lahrech e os cofundadores Cristina Junqueira e David Vélez respondem a perguntas de jornalistas e influenciadores no evento de 10 anos

  • “Trabalhamos para garantir que cada cliente do Nubank tenha controle absoluto sobre sua vida financeira. Isso significa estar presente além da vida financeira, com uma marca madura e que oferece experiências”, disse Cristina Junqueira no evento de 10 anos da empresa.
    Divulgação

    “Trabalhamos para garantir que cada cliente do Nubank tenha controle absoluto sobre sua vida financeira. Isso significa estar presente além da vida financeira, com uma marca madura e que oferece experiências”, disse Cristina Junqueira no evento de 10 anos da empresa.

  • David Vélez fala sobre os resultados do primeiro trimestre de 2023 em evento com jornalistas e influenciadores
    Divulgação

    David Vélez fala sobre os resultados do primeiro trimestre de 2023 em evento com jornalistas e influenciadores

    Divulgação

    Nubank inaugurou novo escritório em novembro de 2022 na Vila Leopoldina, em São Paulo

    *BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.