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Inteligência artificial abre universo de possibilidades para empresas

Hub combina serviços profissionais especializados com uma plataforma de gestão em nuvem para auxiliar empresas na jornada de adoção da IA

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Com a crescente demanda de empresas em busca da aplicação da inteligência artificial nos negócios, a Oi Soluções, integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, lançou o IAgo, um hub que combina serviços profissionais especializados com uma plataforma de gestão em nuvem (SaaS). O propósito é auxiliar as empresas durante toda a jornada, desde a implementação, gestão, curadoria até a otimização.

“Daqui a alguns anos, será impensável não utilizar a IA em ferramentas ou na forma de avaliar as situações”, diz o diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, Fernando Sá. “Obviamente, a IA tem que ser bem treinada com o seu negócio, sendo necessário aplicá-la de forma coordenada e bem estruturada, para que sua implementação seja segura e traga o benefício que a empresa espera”, completa.

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Fernando Sá, diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções

POR QUE INVESTIR EM IA

Aliada à computação em nuvem, que evoluiu exponencialmente a capacidade de processamento de dados, a IA tornou-se uma ferramenta poderosa para as empresas.

Com possibilidade de aplicação desde assistentes virtuais à automatização de processos, sua adoção traz potencial aumento de produtividade e geração de valor para o negócio. Ela agiliza tomadas de decisões apoiadas por fontes de dados e análises cada vez mais inteligentes, além de possibilitar a criação de experiências personalizadas para os usuários.

A IA vem sendo adotada na detecção e na avaliação de eventos, desde a infraestrutura de TI e softwares até a cibersegurança, trazendo insights e resolvendo em minutos o que poderia levar horas ou até dias pelo time técnico.

Outra aplicação está na relação entre empresas e clientes, que vem sendo cada vez mais otimizada pela IA cognitiva e generativa. Atualmente, os assistentes virtuais já são capazes de interagir em linguagem natural, interpretar emoções, analisar contextos históricos e compreender preferências individuais, o que melhora tanto a experiência quanto a satisfação do cliente. Para as empresas, os benefícios vêm na automação, na eficiência operacional e na redução de custos de serviços tradicionais de atendimento, por exemplo.

Porém, para implementar a IA, é importante que as empresas tenham cuidado e planejem a jornada, chamada “J2AI – Journey to Artificial Intelligence”, sendo crucial contar com parceiros especializados, que tenham expertise no assunto.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.