Rio2C: o principal evento de criatividade e inovação da América Latina

Edição de 2024 do Rio2C, que mistura conferência, mercado B2B e festival, acontece entre os dias 4 e 9 de junho, na Cidades das Artes, no Rio

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rio2C é realizado anualmente na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

Acessibilidade

A Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, recebe entre os dias 4 e 9 de junho a edição de 2024 do Rio2C, o principal evento de criatividade e inovação da América Latina.

A mistura de conferência, mercado B2B e festival reúne altos executivos, criadores, talentos, empreendedores e fãs de diversas indústrias, como audiovisual, música, games, publicidade, mídia, esportes, design, sustentabilidade e tecnologia.

Com a missão de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para a troca de experiências, ideias e negócios, o Rio2C reúne em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds.

Clique aqui para garantir seu ingresso.

É também uma plataforma de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento que leva o nome do Brasil para o mundo, criando conexões entre os principais criadores e executivos da indústria global. Além de antecipar tendências e refletir sobre as dinâmicas da indústria, o evento existe sobretudo para mapear e impulsionar novos talentos, bem como fomentar a integração de diferentes setores. Desse modo, tornou-se estratégico para o país.

Segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou, só na última edição, mais de R$ 315 milhões, recebendo mais de 45 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São 21 palcos e uma certeza: a de que a criatividade humana, que dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro. 

Leia mais:

Realizado anualmente, o Rio2C conta com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, shows, ativações e experiências imersivas, e garante a geração de negócios, com a realização de mais de 1.800 reuniões presenciais que envolvem cerca de 500 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 33 países.

O evento aproxima ainda a Indústria Criativa do poder público. Conta com representantes de diferentes Ministérios do Governo Federal e Secretarias Estaduais e Municipais além de instituições como Ancine, Bravi, Apex, RioFilme, Spcine, Firjan, Fiesp e outras. 

O Rio2C também conta com uma rede de parcerias institucionais com associações, ONGs, federações e redes de ensino para democratizar conhecimento e gerar oportunidades. O evento distribuiu na última edição 2.947 ingressos para mais de 40 projetos sociais e instituições públicas de ensino, como Cufa, Afroreggae, Redes da Maré, CEFET, Naves do Conhecimento, UniRio, UFRJ e UERJ, para citar alguns, e contou com a parceria de mais de 100 entidades.  

Diversas delegações internacionais participam do evento, incluindo as Câmaras de Comércio dos EUA e do Canadá; os consulados da França, Suiça, Portugal, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Chile, Argentina, Colômbia, China, Canadá, EUA; o Copenhagen Institute for Future Studies; o Instituto de Promoción de Inversiones y Exportaciones (Uruguai); a Producers Alliance for Cinema and Television (Reino Unido); o Instituto do Cinema e Audiovisual de Portugal;  o Audiovisual Producers (Finlândia); a Agência Argentina de Inversiones y Comercio Internacional e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. 

O evento já reuniu ao longo dos anos grandes nomes do audiovisual como Charlie Brooker  e Annabel Jones (Black Mirror), Bruce Miller (The Handmaid’s Tale), Jantje Friese e Baran bo Odar (Dark), Dan B. Weiss (Game of Thrones), David Shore (House), Melissa Rosenberg (Jessica Jones e Dexter), David Chase (Família Soprano), Gideon Raff (Homeland), Jack Bender (Lost), Mark Gatiss (Sherlock e Doctor Who), Ted Sarandos (Netflix), Marie Ellen Coe (Youtube), Bobo Bakish (Paramount), Amy Gravitt (HBO), Marie Jacobson (Sony Pictures), Paulo Marinho (Grupo Globo), Fernando Meirelles, Carlos Saldanha, José Padilha, Wagner Moura, Lazaro Ramos, Tony Ramos, Adriana Esteves, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, José Padilha, Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Cauã Raymond, Luciano Huck; da música como Angélique Kidjo (Cantora e ativista), Lyor Cohen (YouTube), Jordy Gerson (Universal Music), Larry Mestel (Primary Wave), Roberto Medina (RockinRio), Bob Lefsetz, Geoff Emerick (Beatles), Elza Soares, Gilberto Gil, Alcione, Emicida, Kondzilla, Jao, Ney Matogrosso, Alok, Luisa Sonza, Emicida, Ludmilla, Juliette, Seu Jorge, Dilsinho, Ivete Sangalo;  das marcas como Eduardo Tracanella (Itaú), Daniela Cachich (Ambev), Ariel Grunkraut (Burguer King), Mafê Albuquerque (Havaianas), Sérgio Gordilho (África); da inovação como Brett King (Technosocialism), Hugh Forrest (SXSW), John Plunkett  (Wired), Andre Vellozo (Drumwave), Maria Occarina (Memphis Meats), Mariano Gomide (VTex), Paulo Curio (Ifood); do universo digital como os streamers Casimiro, PlayHard e Gordox, os influenciadores e creators Felipe Neto, Blogueirinha, Diogo Defante, Manual do Mundo, Gato Galáctivo, Nerdologia; dos esportes como Jade Barbosa, Felipe Toledo, Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer, Minotauro e Minotouro e Bob Burnquist; do jornalismo como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi, Poliana Abritta, Ratinho, Sergio Portiolli; da moda, design, arquitetura e artes como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum; e do ativismo social e ambiental como Celia Xakriabá, Sonia Guajajara, Fabio Scarano, Preto Zezé e Deh Bastos.

Entre as mais de 50 marcas parceiras do evento estão Petrobras, Banco do Brasil, Light, Claro, Heineken, Grupo Globo, Firjan, Samsung TV, OLX, Netflix, Amazon, Warner/Discovery, Paramount,  Deezer e TikTok; e os parceiros de conteúdo Forbes, COB, Play9, Popline.Biz e Player1.

 

  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.