
Márcia Silveira e Helen Pedroso, executivas do Grupo L’Oréal no Brasill, engajadas nas mudanças sociais e ambientais
Líder mundial no segmento de beleza, o Grupo L’Oréal tem a missão de refletir a diversidade da sociedade brasileira, na qual 56% das pessoas se autodeclaram negras. Neste Julho das Pretas, período que marca a luta pelo fim das desigualdades da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, duas lideranças negras e referência dentro do Grupo L’Oréal no Brasil reforçam como diversidade, inclusão e sustentabilidade são temas prioritários para a companhia.
A Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos, Helen Pedroso, e a Gerente Sr. DE&I, Advocacy e Social Commerce, Márcia Silveira, têm liderado a estratégia de criar beleza que move o mundo por meio de iniciativas de grande impacto, como, por exemplo, empoderamento em um ambiente de trabalho inclusivo e o desenvolvimento das comunidades ao redor da companhia.
De acordo com o relatório Women in Business 2022, da Grant Thornton, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil. Em contrapartida aos dados nacionais, hoje, mais da metade dos cargos de liderança do grupo no Brasil são ocupados por mulheres, das quais 33% são mães e 27% são mulheres negras.
Com isso, o Grupo L’Oréal reforça sua missão de atuar em prol de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. Com mais de 20 anos de experiência, Helen lidera projetos que impactam comunidades, com iniciativas para empoderar mulheres indígenas e garantir a proteção das florestas. Por meio do Fundo Internacional L’Oréal para Mulheres, a companhia está investindo 80 milhões de euros em projetos voltado para mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade, por exemplo. No Brasil, serão cerca de 13 mil mulheres impactadas até 2026.
“Nosso papel como executivo é buscar no dia a dia da companhia maneiras de manter o senso de propósito, especialmente através de iniciativas corporativas com impacto na sociedade. Uma das coisas que mais me encantou na L’Oréal foi a possibilidade de, na prática, trabalhar pautas como as de responsabilidade social e meio ambiente de dentro para fora da companhia”, reforça Helen.
Márcia, por sua vez, é reconhecida como uma das 10 mulheres negras de destaque no Brasil, segundo a Power List Mundo Negro, e tem liderado a promoção da diversidade e inclusão para dentro e fora do Grupo L’Oréal. “Buscamos implementar iniciativas que façam nossos talentos se sentirem valorizados e seguros”, diz Márcia.
Para manter o ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro, a empresa criou Redes de Afinidade e Impacto, como a AfroSou, organizada pelos próprios colaboradores e pensada para construir um espaço de troca para as pessoas negras na companhia. A empresa também desenvolveu programas como o AfroPotências, que acelera a carreira de talentos negros, e o Inglês Inclusivo, que oferece aulas de inglês. Além disso, a organização realiza mentorias reversas e treinamentos especializados para mais de 400 líderes, visando aumentar a representatividade étnico-racial entre seus cargos de liderança. “Queremos representar a diversidade do nosso país e utilizar a beleza como uma ferramenta de empoderamento e impacto social”, destaca Márcia.
Marcia Silveira na Sede da Companhia, região da Pequena África, o Grupo L’Oréal tem diversos projetos de impacto social
Marcia trocando informações sobre MOVER, Movimento Pela Equidade Racial
Helen Pedroso no projeto Citizen Day, dia com ações de voluntariado
Marcia no evento em que a L’Oréal patrocina Parada do Orgulho, considerada a maior do mundo
Helen Pedroso na Sede da Companhia, região da Pequena África, área super emblemática para a história do RJ
Marcia e Helen na Sede da Companhia celebrando o Julho das Pretas
Marcia no evento em que a L’Oréal patrocina Parada do Orgulho, considerada a maior do mundo
Helen no evento de lançamento de um programa que oferece formação tecnológica para 150 jovens adultos
Marcia Silveira na Sede da Companhia, região da Pequena África, o Grupo L’Oréal tem diversos projetos de impacto social
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.