Como permitir que os usuários do transporte público pudessem realizar o pagamento via PIX a partir do WhatsApp de forma segura? Esse foi o desafio inicial da startup de mobilidade Vaidebus que, a partir de uma parceria entre WhatsApp e a Infobip, parceira da Meta especializada em planejamento e estratégia de jornadas, implementou uma dinâmica pioneira de pagamento.
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Otimizar essa possibilidade era necessário, sobretudo, pelo tamanho do ecossistema de mobilidade no Brasil. Atualmente, a Vaidebus atende um sistema que possui mais de 107 mil ônibus coletivos, 33,8 milhões de viagens diárias em mais de 2,7 mil cidades.
De acordo com Fernando Cesar de Souza, fundador da Vaidebus, em participação na série especial em parceria com a Forbes, o PIX era o instrumento ideal para fazer essa integração. “Principalmente pela representatividade que esse meio de pagamento possui em termos nacionais. Desde que implementamos essa possibilidade já vendemos mais de 6,2 milhões de viagens no WhatsApp, sendo que 1,3 milhões foram pagas por PIX”.
“As soluções de pagamentos dentro do WhatsApp sempre são muito esperadas pelos consumidores e transformam as dinâmicas entre empresas e pessoas muito mais fluidas e seguras. Hoje, na Meta, eu cuido de uma área que tem como objetivo principal desenvolver parcerias pioneiras como essa que fizemos com a Vaidebus”, explica Rodrigo Toscano, gerente de parcerias na Meta para a América Latina.
Para que essa parceria fosse possível, Caio Borges, country manager na Infobip, destaca a importância de construir jornadas conversacionais que levem em consideração a rapidez e, sobretudo, a segurança percebida pelos consumidores. “Hoje, as pessoas prezam por uma experiência que funcione, que seja fluida e que valorize o tempo escasso que elas possuem. Além disso, é de extrema importância desenvolver um elo de confiança da empresa”.
Segurança como valor percebido
E falando em segurança, Fernando, da Vaidebus, ressalta que esse é um elemento que as pessoas já associam como um diferencial das empresas. “Em outras palavras, os consumidores já entendem que segurança faz parte do diferencial e da qualidade das empresas e por isso que se unir a uma plataforma que garante isso, como o WhatsApp, foi muito importante para que esse case fosse tão bem sucedido.”
Para Rodrigo Toscano, essa parceria só foi bem sucedida pela junção do esforço da Vaidebus em melhorar sua experiência e a expertise da Infobip em construir jornadas que façam cada vez mais sentido com a dinâmica dos consumidores. O executivo concluiu lembrando que o WhatsApp também possui o WhatsApp Flows, tema que já esteve presente no primeiro episódio da série especial e que foca, principalmente, em construir jornadas fluidas.
Assista ao segundo episódio do Forbes Cast em parceria com a Meta e veja os resultados que a Vaidebus alcançou com o PIX no WhatsApp:
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