CEO, CMO e CIO: sinergia decisiva para fortalecer marcas e negócios

Contar com um parceiro como a ID\TBWA, que agrega inovação e criatividade, é fundamental para o sucesso

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Foto: Divulgação
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No centro, Camila Costa, sócia e CEO; a partir da esquerda, Thiago Carneiro, diretor-executivo de operações e tecnologia; Priscila Sanita, diretora-executiva de dados; Thiago Fernandes, CMDO; Sthefan Ko, diretor-executivo de criação; Marco Sinatura, CSIO; e Alessandra Sant’Ana, diretora-executiva de negócios

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Questionados sobre os KPIs de marketing, CEOs e CMOs concordaram em apenas 50% dos casos. Esse gap na visão das lideranças pode ameaçar o crescimento das empresas, especialmente porque CEOs que colocam o marketing no centro de suas estratégias têm duas vezes mais probabilidade de ter um crescimento anual maior que 5%. Os dados são da McKinsey, em colaboração com a Association of National Advertisers (ANA).

Nesse contexto, o CIO é uma figura essencial do tripé de liderança, uma vez que pode alavancar o crescimento das companhias ao manter a sinergia entre CEO e CMO.

A capacidade de o CIO coletar e processar dados é uma das competências mais relevantes para o crescimento de negócios, bem como a habilidade de desenvolver plataformas e soluções seguras para os tomadores de decisão.

Apesar do aparente consenso quanto à importância dos dados para o marketing, 87% dos profissionais da área afirmam que essas informações são o ativo mais subutilizado na empresa, de acordo com uma pesquisa da Invesp.

Portanto, a colaboração entre CEO, CMO e CIO é fundamental não apenas para construir uma estratégia eficiente, mas também para fatores cruciais ao crescimento sustentável, como personalização da experiência do cliente, segurança, privacidade e cultura de inovação. Enquanto 75% dos CEOs esperam que seus CMOs acelerem a geração de receita incremental neste ano, o Banco Mundial projeta um crescimento médio de apenas 2,2% para os próximos 10 anos, o menor das últimas três décadas.

Neste cenário, é essencial para as companhias que buscam um crescimento significativo nos próximos ciclos evitar qualquer desperdício de tempo, energia e dinheiro em sua comunicação.

Além disso, é preciso encontrar novas alavancas de crescimento que levem em consideração as inovações em curso e os novos hábitos dos consumidores, cada vez mais digitalizados.

Para fomentar a sinergia entre os níveis de liderança e impulsionar o crescimento, é crucial adotar três abordagens:

1) Assuma as corresponsabilidades e seja explícito sobre as sinergias a serem exploradas

A abordagem colaborativa é essencial para construir algo novo e significativo. Quando todas as partes interessadas trabalham juntas, é possível alavancar o potencial coletivo da organização e promover um crescimento mais sólido e sustentável.

2) Seja brutalmente franco quanto aos principais objetivos e às capacidades da empresa para atingir os resultados esperados

É necessário ser franco quanto às metas principais e às capacidades da empresa para alcançá-las, além de identificar lacunas e fortalezas junto à liderança, o que permite ao time executivo saber como mover seus recursos de maneira eficaz. Essa transparência facilita a tomada de decisões estratégicas e garante que todos estejam alinhados e trabalhando em direção aos mesmos propósitos.

3) Construa um ecossistema de parceiros que potencializem as fortalezas do seu negócio

Empresas parceiras devem ir além de simplesmente cobrir lacunas; elas devem criar diferenciais competitivos que tornem a companhia mais relevante no mercado. Um ecossistema bem estruturado de parceiros pode transformar desafios em vantagens competitivas, acelerando o crescimento e a inovação.

Parte do grupo Omnicom e da rede global TBWA, presente em mais de 40 países e eleita cinco vezes seguidas uma das empresas mais inovadoras do mundo, a iD\TBWA é especialista em criar, produzir e orquestrar plataformas de crescimento para seus clientes.

Com ferramentas e metodologias proprietárias que combinam dados e criatividade, a agência conta com um ecossistema que inclui um laboratório de inovação, o iDx, e o hub de produção digital, a Indie, além do Backslash, unidade de inteligência cultural global da TBWA, responsável por monitorar e sintetizar os novos movimentos culturais com maior impacto para os negócios ao redor do mundo.

Allianz, Audi, Banco BV, Claro, CPFL, Embratel, Febraban, Grupo Zanchetta, Philips, Philips Walita e Unicef já contam com toda a expertise dos talentos e com as aplicações de metodologias e ferramentas da iD\TBWA. Entre em contato e descubra como você pode gerar mais valor para a sua marca e garantir mais crescimento para os seus negócios.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.