De geeks a consumidores

O papel da publicidade em CTV na conexão e engajamento com a audiência gamer

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Essio Floridi, diretor sênior de vendas e operações da Samsung Ads para a América Latina

Acessibilidade

O Brasil é o país que mais consome games na América Latina e movimenta bilhões de forma sustentada. A tendência é que esses números cresçam de modo exponencial, especialmente considerando o perfil de alto consumo desse público. De acordo com a pesquisa PGB 2024, 85,4% dos entrevistados consideram os jogos eletrônicos uma das principais formas de entretenimento. A presença feminina nesse universo também está em expansão, alcançando 50,9%. O estudo indica ainda o surgimento de novos tipos de jogadores, faixas etárias e solidez em classes sociais, refletindo maior poder aquisitivo. 

E é nesse cenário de múltiplos perfis e movido pela cobertura de banda larga nos lares brasileiros (90%) que as smart TVs ganham protagonismo, seja para o consumo de jogos ou para a conexão com marcas que buscam fazer parte de suas jornadas de diversão.  

Se antes era difícil encontrar os jogos, agora com o uso da TV conectada como plataforma ficou mais fácil. Um mapeamento recente analisou a base ativa de smart TVs Samsung no Brasil (mais de 18 milhões de CTVs) e revelou que esses usuários têm claras preferências e dedicam muitas horas tanto ao consumo de jogos quanto a conteúdos tradicionais, como notícias, futebol e novelas. Esse estudo destaca que os gamers sabem o que querem e investem significativamente em seu entretenimento.

Estamos diante de um potencial de mais de 6,5 milhões de consumidores conectados às CTVs da marca, com 94% deles jogando pelo menos um jogo por mês. As televisões continuam sendo o principal meio para jogar em consoles como PlayStation e Xbox. O nível de engajamento é impressionante, com uma média de 84 acessos mensais por dispositivo. A análise revela que as mulheres já representam 44% da base, com 31 acessos ao console por mês, em comparação com 36 acessos mensais do público masculino.

É por meio de dados e conhecimento de hábitos de consumo que se tem eficiência, relevância e impacto junto de todas as audiências que se encontram em uma smart TV. E é com o entendimento das informações, combinado com tecnologia e pioneirismo em ofertar um novo meio para o mercado publicitário e para os anunciantes, que faço uma provocação para todas as marcas: olhem para as CTVs com outros olhos, aprimorem seus investimentos de publicidade considerando esse novo espaço e descubram os benefícios a serem alcançados além do engajamento.

Por Essio Floridi, Diretor sênior de vendas e operações da Samsung Ads para a América Latina

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.