No atual cenário global, marcado por rápidas transformações, liderar organizações exige cada vez mais preparo, visão estratégica e resiliência. No entanto, à medida que se ocupa cargos mais altos, as decisões tendem a ser mais solitárias, com oportunidades de trocar experiências genuínas com outros líderes cada vez mais raras.
Foi essa busca por um espaço de troca qualificada que levou Caio Abujamra, presidente do Instituto Suel Abujamra, a participar do programa Owners, Presidents and Top Management Program (OPTMP), oferecido pela Educação Executiva do Insper.
“Pela primeira vez, estive em um ambiente com pessoas em situações muito semelhantes à minha”, afirma Abujamra. O curso, voltado para executivos de alta gestão, oferece não apenas conhecimento técnico, mas também insights estratégicos e um espaço exclusivo para debates com líderes que enfrentam desafios similares.
“Participar desse ambiente de alto nível, com profissionais experientes e ideias relevantes, validou muitas das minhas práticas e me deu confiança para encarar desafios maiores”, destaca o executivo. Sob sua gestão, iniciada em 2018 após o falecimento do pai, o Instituto Suel Abujamra quintuplicou o atendimento do hospital filantrópico de oftalmologia, tornando- se o maior prestador de serviços oftalmológicos do SUS.
Com mais de 200 empresários e executivos formados, o programa de alta gestão do Insper tornou-se referência para C-Levels. A metodologia, que combina imersões intensivas, estudos de casos reais e uma experiência internacional exclusiva, prepara os participantes para navegar em um mundo repleto de incertezas.
“Um diferencial importante é a integração entre donos de empresas e executivos de alta gestão, promovendo debates com perspectivas diferentes. Isso não se encontra em muitas escolas de negócios, nem mesmo em Harvard”, ressalta Luiz Vieira, PhD pelo MIT e professor de Estratégia e Operações do Insper.
O programa proporciona aos participantes o entendimento não só de como o mundo impacta seus negócios, mas também de como suas empresas podem gerar valor em um cenário de transformações constantes. “Não é apenas networking, é uma troca de experiências que enriquece todos os participantes e se transforma em uma verdadeira comunidade de presidentes e executivos seniores”, diz Eduardo Pozzi, doutor pela USP e professor de Finanças do Insper.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.