Ganhar uma viagem de capacitação internacional como resultado do seu desempenho profissional pode ser uma experiência transformadora. Na Unico, empresa líder em soluções seguras e confiáveis para validação da identidade real das pessoas, essa é a realidade para os vencedores de uma das premiações do programa de reconhecimento da Empresa.
Como parte da iniciativa ReconheSer, a empresa promove premiações para celebrar conquistas e impulsionar o desenvolvimento de seus “Seres” – como são chamados os colaboradores. Gerenciado pelo time de CareerX, o programa engloba prêmios como o Rui Jordão, o Deu Show e eventos que destacam profissionais promovidos ou de alta performance em outro programa da Empresa, voltado à gestão de carreiras, o Vida Unico.
A estratégia passou por uma reformulação esse ano para que estivesse ainda mais aderente aos valores culturais da Unico – sendo constantemente adaptada para reconhecer quem está mais conectado aos resultados e impulsiona os Seres a gerarem mais impacto. Por ano, cerca de 100 pessoas são reconhecidas nos programas.
Essa abordagem combina ações voltadas tanto para o fortalecimento da cultura corporativa quanto para o cumprimento de metas. “Dessa forma, o programa passou a desempenhar um papel duplo: valorizar comportamentos alinhados aos nossos valores e, ao mesmo tempo, reforçar o foco nos resultados que impactam diretamente o sucesso da empresa”, diz Rafaela Provensi, diretora sênior de Operações e People da Unico.
O prêmio Rui Jordão leva o nome de um dos fundadores da Empresa. Comparado a um “Oscar Interno” pelos colaboradores, o programa é mais do que uma premiação: é a celebração do impacto humano por trás das soluções inovadoras que definem a Unico. “Ganhar o Rui Jordão não é uma corrida de 100 metros, e sim uma maratona”, afirma Diego Poblete, líder de Produto, e vencedor deste ano. Com mais de três anos na Empresa, ele foi premiado na categoria “Mirou no Impacto, surpreendeu o futuro”. Para Poblete, sua capacidade de unir hard com soft skills foi um diferencial para o resultado. “Ninguém consegue ganhar o Rui Jordão sem outras pessoas terem participado de sua jornada”, diz sobre a importância de conseguir engajar as pessoas e tirar o melhor delas.
Já o “Deu Show” é um reconhecimento trimestral que celebra colaboradores e equipes de projetos que impactaram diretamente a estratégia da Eempresa. Os premiados recebem incentivos para desenvolvimento pessoal e educacional e se tornam automaticamente candidatos ao Rui Jordão. É o caso de André Paim Lemos, cientista de dados na Unico. Há um ano e meio na Empresa, ele descobriu que o reconhecimento vai além de uma celebração. É um convite para voar ainda mais alto. Ao ser premiado no “Deu Show”, André sentiu seus esforços valorizados. “Isso me trouxe mais confiança nas minhas habilidades, abriu portas para novas oportunidades e fortaleceu meu papel na equipe, influenciando positivamente a minha carreira”, afirma.
Para quem deseja conquistar um reconhecimento como esse, Lemos tem uma dica valiosa: “O foco deve estar na entrega de valor, no trabalho em equipe e na busca constante por aprendizado e crescimento.”
Daniel Fireman, senior staff software engineer e vencedor da categoria “Exploração” no prêmio Deu Show, complementa: “Esse tipo de reconhecimento é um marco que valida o esforço coletivo e as escolhas feitas para gerar impacto positivo. É também um lembrete poderoso de que, com coragem, comunicação clara e visão estratégica, é possível transformar desafios em oportunidades.”
Já os eventos de alta performance ligados ao Vida Unico reúnem, semestralmente, os Seres mais bem avaliados da companhia, classificados entre os top 5%. Em uma das últimas edições, os contemplados tiveram encontro especial com Beatriz Souza, campeã olímpica brasileira de judô em Paris 2024. A esportista compartilhou sua trajetória de superação e conquistas, conectando lições do esporte de alto rendimento a competências essenciais no mundo corporativo, como resiliência e determinação.
“Momentos como esse reforçam o engajamento e a importância do esforço coletivo para a busca constante pela excelência. Buscamos garantir que todos compreendam os critérios de avaliação e sintam que o reconhecimento faz sentido”, diz Manuela Scheid, gerente de CareerX na Unico. “Essa clareza transforma o reconhecimento em algo poderoso, capaz de inspirar toda a equipe a buscar resultados ainda mais significativos. É essa transparência que fortalece a confiança, reafirma a justiça e conecta todos ao propósito maior da Empresa”, completa.
Unico: inovação e impacto em escala
Fundada em 2007, a Unico tornou-se um unicórnio em 2021, ou seja, conquistou uma avaliação de mais de US$ 2,6 bilhões. Com uma base de mais de 800 empresas clientes – incluindo grandes bancos, fintechs e varejistas.A empresa se destaca pela oferta de um ecossistema robusto de soluções, como biometria facial e validação de identidade.
Reconhecida pela Fast Company coma uma das empresas mais inovadoras da América Latina em 2024, a Unico reafirma seu compromisso em construir um mundo mais seguro e confiável, enquanto valoriza quem faz parte dessa jornada.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.