
A General Motors, sinônimo de mobilidade e inovação, celebra 100 anos de história no Brasil. Em um mercado em constante transformação, a empresa transcendeu gerações e tornou-se parte do tecido social brasileiro.
A história da General Motors no Brasil começou em 26 de janeiro de 1925, com a instalação de um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Foi lá que a empresa montou os primeiros veículos Chevrolet no país para atender ao crescente mercado automotivo brasileiro.
Poucos anos depois, em 1930, a General Motors inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Essa unidade, a segunda fora dos Estados Unidos, simbolizou o início de uma era de produção nacional e foi um marco no desenvolvimento da indústria automotiva no país.
Desde então, a General Motors expandiu sua presença no Brasil com outras fábricas importantes. Em 1958, São José dos Campos (SP) tornou-se um centro industrial essencial; em 2000, Gravataí (RS) transformou a eficiência de produção com o condomínio industrial; em 2013, Joinville (SC) trouxe um modelo de fábrica sustentável e de alta tecnologia.
Outro grande marco foi a criação do Campo de Provas da Cruz Alta, inaugurado em 1974. Localizado em Indaiatuba, no interior de São Paulo, ele é o maior do hemisfério sul e um dos mais avançados do mundo. Esse espaço foi essencial para o desenvolvimento de veículos adaptados às condições brasileiras, reforçando o compromisso da GM com pesquisa, tecnologia e segurança.
Além de sua infraestrutura industrial, a General Motors deixou uma marca inesquecível na vida dos brasileiros, com modelos icônicos como o Opala, o Chevette e o Monza. A marca também trouxe ao mercado nacional o Corsa, com injeção eletrônica, em 1994, a S10, a primeira picape média fabricada no Brasil, em 1995, e o primeiro carro flex do país, a Montana 1.8, em 2003.
Ao celebrar um século de história, a General Motors projeta um futuro ainda mais promissor, com o compromisso de desenvolver tecnologias avançadas, promovendo a mobilidade sustentável.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.