Assine

Rogério Vilela Conta Como Virou um Fenômeno no YouTube

Patricia Muratori, Diretora do YouTube para a América Latina e Rogério Vilela, criador do podcast Inteligência Ltda, falam sobre o programa de criadores de impacto da plataforma no Brasil

BRANDVOICE | Conteúdo Patrocinado
Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, e Rogério Vilela, criador do podcast Inteligência Ltda, no ForbesCast

Acessibilidade

Anualmente, o YouTube contribui diretamente para o PIB brasileiro. De acordo com o último levantamento da plataforma, em 2022, o impacto foi de R$ 4,5 bilhões. A grandeza desse número mostra que a influência pode ir além do conteúdo e trazer uma série de possibilidades de negócios para os criadores.

Esse foi um dos temas debatidos por Patricia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina, e Rogério Vilela, criador do podcast Inteligência Ltda, no ForbesCast.

Ouça:

O que são criadores de impacto?

De acordo com Patricia Muratori, o programa Criadores de Impacto existe há um ano e foi criado com o objetivo de mapear e reunir criadores relevantes, não apenas em conteúdo, mas em várias outras áreas. “Temos vários segmentos que vão do entretenimento à educação, passando por saúde e tecnologia. A gente tem uma lista desses criadores, organiza encontros e promove muitas trocas entre eles.” Ainda segundo Patricia, Rogério Vilela é considerado um criador de impacto não só pelo tamanho dos números que possui, mas principalmente pela visão de negócios que ele tem.

De escritor e humorista a um fenômeno do YouTube

Escritor, apresentador, humorista, desenhista, roteirista, quadrinista, ator, dublador e improvisador, Vilela é um profissional de múltiplas habilidades e talentos. Antes de ganhar ainda mais visibilidade com o podcast Inteligência Ltda, ilustrou títulos da Marvel, como Doutor Estranho e X-Men. Com seu estúdio Fábrica de Quadrinhos, recebeu o Prêmio Ângelo Agostini de Melhor HQ, além de ter publicado tiras de quadrinhos no jornal Folha de S.Paulo e ver suas animações viralizarem com o Mundo Canibal. Atualmente, o Inteligência Ltda é um dos maiores mesacasts brasileiros, com mais de 5 milhões de inscritos no YouTube.

Influência como negócio

Para Vilela, transformar um trabalho autoral em negócio demanda muito foco e, principalmente, cuidado com o lado criativo. “Mesmo tendo clareza de que estamos falando de negócio, é importante nunca esquecer que tudo gira em torno do aspecto criativo. Uma parceria não pode mudar a estrutura, por isso, muitas vezes, deixamos de fazer um projeto ou tentamos criar junto com nossos parceiros.” Segundo Vilela, é essencial estar cercado de profissionais com múltiplas habilidades. “Eu, por exemplo, não posso deixar o conteúdo de lado para focar na venda de projetos, por isso preciso de pessoas com essa expertise ao meu lado.”

Originalidade e autenticidade

Conhecido por programas que, em alguns casos, ultrapassam 6 horas, Vilela afirma que é importante que um criador de impacto não limite sua dinâmica com base em mitos ou no que já está estabelecido. Em outras palavras, se arriscar também faz parte do processo. “Isso aconteceu comigo em relação ao tempo dos episódios. Muita gente dizia que o que realmente engajava eram apenas vídeos curtos, mas, na verdade, existia um público que queria ter uma conexão mais forte com os entrevistados e suas histórias. Já tivemos episódios de 11 horas, por exemplo.”

Assista:

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.