Não importa se você quer liderar uma pequena equipe de quatro pessoas ou uma grande empresa pública, o primeiro passo é ser mais do que um chefe que, por acaso, está no comando. É preciso aprender a se comunicar de forma que as pessoas não só se lembrem do que você diz, mas também incorporem suas ideias em suas vidas diárias.
Carmen Simon, cofundadora da empresa de tecnologia Rexi Media, diz que o principal motivo das pessoas não se lembrarem do que você disse é porque elas não pararam para ouvir de verdade. Para ilustrar este ponto, ela pergunta: “Se lhe perguntassem qual é ícone no canto inferior direito da tela do seu celular, você saberia?” É provável que sim.
As pessoas prestam atenção em uma parcela muito pequena do que acontece ao nosso redor, e se você não pode prender a atenção de alguém, você ficará sem esperança de que eles lembrem de suas palavras.
Uma maneira de contornar este desafio é utilizando técnicas que ajudam as pessoas a processar informações mais profundamente. “Se alguém lhe disse que a capital do Togo é Lomé”, diz Carmen, “Você pode esquecer isso rapidamente. Mas vamos dizer que eu pedi para imaginar visitar Lomé, no Togo. Conto uma história interessante sobre uma viagem de férias com alguém que você gosta. Isso é Lomé ficando um pouco mais difícil de esquecer”
Carmen conta que você pode ajudar as pessoas a processar informações profundamente invocando os seus sentidos, fazendo perguntas, e provocando conversas. Quanto mais profundo o tratamento, melhor será a memória.