Que qualidades definem líderes fortes? Conhecimento e experiência em seus campos, certamente. Mas, no nosso ritmo acelerado, a comunicação, mais do que nunca, é uma força poderosa e decisiva para o sucesso da carreira. Ser bom não é mais suficiente para ser bem sucedido.
Organizações que se comunicam bem são mais eficientes, aproveitam o máximo de cada funcionário, e tem moral mais elevada, melhor produtividade. Na verdade, se você contratar bem e tiver bons funcionários, a comunicação, mais do que qualquer outro fator, sob seu controle, vai fazer o máximo para fazer avançar o desempenho da sua empresa.
É comum para os não gerentes tomarem atitude passiva de comunicação, assumindo que se precisa saber alguma coisa, ou que alguém vai dizer o que fazer. Um aspecto fundamental de fazer a transição de membro da equipe de equipe ou líder da unidade de negócios é a ideia de se tornar um comunicador “ativo”. Ainda assim, a comunicação passiva é surpreendentemente comum entre os gestores. Os gestores mais eficazes estão constantemente a gerir as necessidades dos membros da equipe. Um comunicador eficaz na gestão é ativo, olhando para frente, antecipando as necessidades de informação técnica e pessoal.
Quantas vezes e por quanto tempo nós nos comunicamos dentro das organizações? Muitas organizações têm muitas reuniões, onde a agenda de todos é preenchida de manhã e a noite, com reuniões e chamadas em conferência. Gerentes eficazes assumem o controle da comunicação, optando por ter reuniões em profundidade com menos frequência, ou reuniões menores com mais frequência. Reunião em profundidade, muitas vezes é uma receita para a sobrecarga de comunicação, moral danificada, e baixa eficiência.
Por último, os gerentes também têm a capacidade de decidir até que ponto eles ouvem os membros de sua equipe. Gerentes eficazes frequentemente pedem feedback durante as sessões de comunicação, em vez de encher o ar com os seus próprios pensamentos, em detrimento de todos os outros.