Você já se perguntou qual o tempo certo de duração de uma palestra ou reunião? Enquanto não há nenhuma “regra” que regula isso, décadas de evidências sustentam a regra dos 18 minutos.
A conferência TED é o padrão de ouro para falar em público e realizar apresentações. Palestras do TED são vistos on-line mais de dois milhões de vezes por dia. Por sua longa trajetória no mercado – são mais de 30 anos – seus organizadores aprenderam algumas coisas sobre como manter a atenção do público. Eles descobriram que 18 minutos é a duração ideal para ter uma discussão séria, sem colocar o público para dormir. O TED é extremamente rigoroso sobre seu limite de tempo de 18 minutos. Bono, Bill Gates, Sheryl Sandberg, Sting, e Tony Robbins todos tiveram de cumpri-lo.
Investidores de capital de risco estão de acordo. É difícil encontrar um investidor que quer ouvir a proposta de um novo campo de negócio que corre por mais que 18 a 20 minutos. Muitos preferem apenas dez minutos, mas 18 é um número aceitável. O cérebro é um devorador de energia e ouvir é um processo que consome energia. Se você realiza uma apresentação que é muito longo ou tem muitos slides, o cérebro dos ouvintes fica saturado.
Pense por este lado: o discurso de posse de John F. Kennedy na Universidade Rice em 1962 levou 17 minutos e 48 segundos. Se Kennedy pode armar a sua ideia de um pouso na lua em menos de 18 minutos, então é tempo de sobra para você lançar o seu serviço, produto ou iniciativa.
O tempo certo está em todo lugar. Os donos de cassinos, por exemplo, aprenderam há muito tempo que 90 minutos é o tempo de duração ideal de um show. É tempo de sobra para que os clientes sintam que gastaram bem o dinheiro e o suficiente para fazê-los voltar ao cassino, onde o dinheiro está. Hoje quase todos os shows duram 90 minutos. Se você decidir ver David Copperfield, Cirque Du Soleil, ou Penn & Teller você só vai assistir por 90 minutos.
Não faça experiências com o seu novo campo de negócios. Mantenha a sua apresentação com 18 minutos ou menos e deixe o seu público decidir o quanto mais eles querem levá-la. Eles podem fazer perguntas pelos próximos 30 minutos, ou podem solicitar uma reunião de acompanhamento com um grupo maior de investidores. De qualquer forma, você vai oferecido conteúdo suficiente para que eles tomem uma decisão informada se não vai colocá-los para dormir.