Imagine que você tem seu próprio negócio: constrói pontes. O que aconteceria se você focasse apenas na arquitetura das pontes e não prestasse tanta atenção à qualidade e à manutenção dos materiais utilizados? Teria uma ponte linda, mas feita de madeiras apodrecidas e metal enferrujado.
Muitas empresas lidam com empregados desta forma. Eles se concentram na “arquitetura” de seus produtos ou serviços – colocando enormes quantidades de energia para garantir que eles tenham algo que vai impressionar o mercado. Mas eles não se concentram muito nos “materiais” por trás desses produtos e serviços – as pessoas. E quando você não presta atenção aos empregados, você tende a contratar mal ou com indiferença.
As empresas e os líderes se concentram em pessoas que têm as habilidades e experiência necessárias e são uma excelente opção para sua cultura. Isto pressupõe um par de coisas importantes: que a organização de contratação (e gestores) conhecem as habilidades e experiência necessárias para um determinado trabalho, e que eles sabem bem o que sua cultura é. Se as empresas de contratam exclusivamente por “currículo”, por exemplo, e não pensam sobre sua cultura, eles provavelmente encontrarão pessoas talentosas, mas que não se encaixam no perfil da empresa.
Outro ponto importante é que a criação de um bom relacionamento com os funcionários parte quase inteiramente dos líderes de uma empresa, mas este é também o ponto negativo. Criar boas relações com os funcionários não depende de fatores fora de seu controle, como a economia, os ciclos de negócios, tecnologia, concorrência, etc. É realmente sobre como cada pessoa é tratada pelo seu chefe.
A falta da “expectativa correta” pode ser o problema mais frustrante e que mais atrapalha a produtividade em uma empresa. As pessoas não recebem as ferramentas que precisam para fazer seus trabalhos. A maioria das pessoas quer fazer bem o seu trabalho e, quando qualquer desencontro acontece, elas rapidamente perdem o ânimo.
Não esqueça do reconhecimento. Não se trata apenas de dinheiro. Sim, as pessoas precisam ser pagas com um salário justo, e se a compensação da sua empresa é fora de sintonia com a prática comum e os padrões da indústria, você não será capaz de atrair e manter boas pessoas. Mas, além disso, as pessoas têm uma profunda necessidade de ser valorizadas e apreciadas pelo trabalho que fazem. E, embora quase todo mundo aprecie o dinheiro adicional, outras formas de recompensa e reconhecimento pode ser tão motivadora e significativas.