Ter um colega promovido a um cargo alto de liderança quando a decisão é tomada por motivos de comodismo e não de merecimento é, infelizmente, um problema comum no ambiente profissional. E o pior: geralmente não há nada que você possa fazer.
É possível, na verdade, encontrar algumas maneiras de assumir a liderança mesmo sem ter o título de “chefe” ou “líder”. Procure conhecer a rotina de quem te lidera, entenda a maneira como essa pessoa toma decisões. Dessa maneira, você consegue sair na frente com rapidez e precisão.
Além disso, estar familiarizado com as decisões de seu chefe faz com que você tenha mais liberdade para dar palpites nos projetos. Outro ponto importante é deixar as emoções em casa. Preste atenção aos fatos e seja objetivo.
Passe confiança. Não é preciso estar numa posição extremamente alta para conseguir seguidores e pessoas que acreditam em você. Escolha suas palavras com sabedoria, pois elas podem te ajudar a subir ou podem te derrubar em poucos segundos.
Por último, preocupe-se com seu trabalho e mostre isso. Não deixe de pedir um feedback para seu chefe para entender como está se saindo e quais são as expectativas em relação ao seu trabalho e suas funções.