As três palavras mais difíceis de falar não são “eu te amo”, mas “eu não sei”. Mesmo os líderes mais bem preparados ficam em situações desconfortáveis quando não sabem a resposta para algo que lhes foi perguntado – especialmente se foi uma autoridade quem fez a pergunta. Quanto mais alta a posição que a pessoa ocupa em uma empresa, mais difícil é admitir que não tem a resposta certa. Porém, não saber responder todas as perguntas que te fazem é mais normal do que parece.
Líderes se preparam para uma reunião como se estivesse estudando para uma prova. Eles tentam antecipar as perguntar que serão feitas e já preparam as respostas.
Essa propensão a querer sempre dar as respostas certas começa cedo. Em um estudo, crianças e adultos receberam uma pergunta que era impossível de ser respondida. Mesmo que a questão não tivesse relação com as informações que foram dadas 75% das crianças tentavam responde-la. Talvez isso seja uma consequência do condicionamento das escolas, onde os alunos devem sempre tentar responder as perguntas dos professores.
A pesquisadora, Amanda Waterman, diz que as crianças têm dificuldade de mostrar que não sabem de alguma coisa, especialmente se a pergunta foi feita por um adulto. “Eles sentem que tem que provar o que podem fazer.”
O mesmo estudo provou que 25% dos adultos tentou responder a mesma pergunta sem resposta. A mesma explicação usada para crianças cabe a uma conversa entre o chefe e seu subordinado.
Mas as pessoas não querem necessariamente um líder que possa responder tudo, mas alguém que seja corajoso e que saiba lidar com incertezas e arriscar. Por isso, não saber a resposta para uma pergunta não faz um líder ser pior. Eles devem fazer as perguntas certas e saber responde-las, sem ter medo de falarem “eu não sei”.
Mas há alguns jeitos de falar isso. Veja seis maneiras de dizer que não sabe a resposta mostrando confiança:
- “Não sei a resposta, mas estou ansioso para descobri-la.”
- “Vou dizer o que eu sei e o que ainda estou aprendendo.”
- “Essa é uma pergunta importante e eu não quero dar uma resposta incompleta. Deixe-me responder no final do dia.”
- “Não posso dizer com certeza.”
- “Outra pessoa da minha equipe pode informá-lo melhor.”
- “Essa é uma pergunta interessante. Me conte mais como chegou a ela.”