A máxima “para entender os outros é precisocolocar-se no lugar deles” é muito importante. O treinador profissional de golfe Tim Katanski baseia-se nessa filosofia para dar aulas e ensinar amadores a melhorarem na prática do esporte.
O técnico dá aula na Ann Arbor Golf & Outing, no Estado do Michigan (Estados Unidos), e tem alunos com deficiência, como pessoas que tiveram de amputar os olhos ou algum outro membro do corpo. Para conseguir ensinar táticas que sejam úteis para seu público, o próprio Katanski treina de maneiras diferentes: com um olho fechado ou equilibrando-se em uma só perna para bater na bola. O motivo passa pelo fato de que, se ele não conseguir vivenciar a mesma coisa que seus alunos, suas aulas não serão tão eficientes.
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A metodologia de Katanski para ensinar golfe se aplica a muitos profissionais em diferentes áreas de atuação. É essencial colocar-se no lugar do outro para conseguir entender seus problemas, como se sente, seus desafios e suas oportunidades.
Coaches fazem mais do que entender: ele ensinam. Técnicos têm ideias que ajudam seus alunos a compreender melhor a situação e a lidar com ela. É preciso fazer com que a pessoa veja a situação sob outra perspectiva e, assim, abra a cabeça para novas possibilidades.
Essas lições não se restringem apenas ao mundo do coaching, elas são importantes para gerentes e pessoas que supervisionam outras pessoas. É necessário que estes profissionais saibam quais são seus talentos e suas habilidades e conheçam seus objetivos. Deste modo, podem ajudar seus funcionários a se voltarem para o mesmo lugar, transformando o que seria um desempenho individual em um esforço coletivo.
Executivos inteligentes dedicam tempo para ajudar a desenvolver o potencial de quem trabalha com eles. Isso significa dar treinamentos e atribuir novas responsabilidades. Cada funcionário tem sua própria necessidade e é preciso entender isso.
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Torna-se necessário, então, aprender a lidar com as pessoas da mesma forma que o professor de golfe: entenda o que cada uma delas precisa. As pessoas são diferentes e é preciso tratá-las assim.
Dedique tempo para conhecer os funcionários e saber as particularidades de cada um. O resultado desse empenho virá quanto todos conseguirem sucesso juntos.