Quando os funcionários dizem “que bom lugar para se trabalhar” é hora de prestar atenção no modelo corporativo da empresa, pois ele foi bem-sucedido.
A Expedia, empresa online de viagens, foi eleita pelo segundo ano como o melhor lugar para se trabalhar no Reino Unido pelo site de empregos e recrutamento Glassdoor.
Diferente de qualquer outro prêmio empresarial, as premiações da Glassdoor são baseadas apenas nos feedbacks dos funcionários (anônimos), que avaliam o ambiente de trabalho durante um ano.
A Expedia foi a primeira companhia no Reino Unido a ocupar a primeira posição duas vezes e ficar entre os 10 melhores por três anos consecutivos. Na lista também estão presentes a Unilever, na 7ª posição, a American Express, em 11ª colocação, e o Google no 13º lugar.
Os bancos Credit Suisse aparecem em 38º, o J.P.Morgan em 39º e UBS em 44º. Isto pode ser devido a competição extrema dentro do setor financeiro.
VEJA TAMBEM: 10 bilionários que mais faturaram em 2016
“A cultura da companhia e a experiência dos funcionários são considerações críticas na hora de procurar emprego ao redor do mundo. O prêmio da Glassdoor é determinado pela voz autêntica daqueles que realmente conhecem a empresa”, diz Diarmuid Russell, chefe do departamento internacional da Glassdoor.
O órgão britânico independente de governança corporativa “Financial Reporting Council (FRC)” tem focado na cultura das companhias, e nas suas repercussões.
Por exemplo, alguns anos atrás seria impossível escutar de um CEO que a cultura corporativa de Londres é “tratar colegas de trabalho como se fossem família.”
No ranking dos Estados Unidos, é possível notar uma ausência de bancos, além da queda de outros grandes nomes como Airbnb, Apple e Microsoft.
Para estar bem ranqueado, não é uma questão de setor de mercado, mas sim de cultura corporativa e políticas da empresa.