Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / 3 dicas de uma artista para se tornar o seu próprio chefe

3 dicas de uma artista para se tornar o seu próprio chefe

Ilustradora latina revela que alavancou sua carreira usando o Instagram

Redação
01/06/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Marly Gallardo
Marly Gallardo

Marly Gallardo (Reprodução/FORBES)

Marly Gallardo é uma ilustradora com uma vasta lista de clientes, como o “The New York Times”, as Nações Unidas e a revista norte-americana “Wired”. Mas, apesar da importância de seus contratantes, ela revela que deve o grande salto de sua carreira ao Instagram.

LEIA MAIS: 13 conselhos profissionais tirados de “13 Reasons Why”

A equatoriana com cidadania norte-americana diz que é difícil – mas não impossível – priorizar os seus objetivos profissionais. Ela explicou que suas raízes culturais criam uma certa vantagem competitiva no trabalho, já que, frequentemente, usa muitas das inspirações da família sul-americana nas imagens divulgadas para mais de 20 mil seguidores na rede social.

“Como uma jovem freelancer, eu não poderia dizer que já estou em uma posição confortável. Eu sou ambiciosa e estou constantemente em busca de um novo projeto. Como venho de uma família de imigrantes, estou sempre trabalhando”, conta.

E MAIS: 4 atitudes simples que permitem que você produza mais em menos tempo

Foi essa determinação que a ajudou a estabelecer uma carreira que muitos aspiram. “Abraçar” seu estilo individual – em vez de se afastar dele – foi essencial para que a designer se tornasse conhecida mundialmente. “Eu uso minha paleta de cores em direções abstratas em vez de trabalhar sempre com imagens mais concretas. Isso pode ser difícil de vender para os clientes, às vezes, mas é importante ter comprometimento e, ao mesmo tempo, manter-se fiel ao seu trabalho.”

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas da ilustradora para ser o seu próprio chefe:

  • 1. Não ignore o negócio, principalmente no que diz respeito às compensações

De acordo com Marly, a parte fácil para um artista é criar o trabalho. O lado difícil é o dos negócios: faturas, impostos, preços. “Quando eu comecei, eu não me valorizava tanto porque eu sentia que os clientes estavam fazendo um favor ao me pagar. Temos que pensar, na verdade, que estamos tratando de um acordo financeiro do qual ambas as partes estão participando e, por isso, merecem tratamento e pagamento justos. Não tolere nenhum desrespeito.”

    1. Não ignore o negócio, principalmente no que diz respeito às compensações

    De acordo com Marly, a parte fácil para um artista é criar o trabalho. O lado difícil é o dos negócios: faturas, impostos, preços. “Quando eu comecei, eu não me valorizava tanto porque eu sentia que os clientes estavam fazendo um favor ao me pagar. Temos que pensar, na verdade, que estamos tratando de um acordo financeiro do qual ambas as partes estão participando e, por isso, merecem tratamento e pagamento justos. Não tolere nenhum desrespeito.”

  • 2. Escolha uma plataforma social correta e crie estratégias

A empreendedora conta que escolheu o Instagram por causa da relação entre a natureza da rede social e do seu trabalho, avaliando o que fazia mais sentido para sua marca e avançando estrategicamente. “As mídias sociais estão presentes na minha jovem carreira desde sempre e certas plataformas removeram algumas barreiras entre o artista e o diretor de arte, como, por exemplo, a distância e a linguagem. Elas estão ajudando a construir relacionamentos entre os clientes e os artistas de maneira mais amigável.  Além disso, as mídias sociais nos conectam a uma comunidade artística global”, explica

    2. Escolha uma plataforma social correta e crie estratégias

    A empreendedora conta que escolheu o Instagram por causa da relação entre a natureza da rede social e do seu trabalho, avaliando o que fazia mais sentido para sua marca e avançando estrategicamente. “As mídias sociais estão presentes na minha jovem carreira desde sempre e certas plataformas removeram algumas barreiras entre o artista e o diretor de arte, como, por exemplo, a distância e a linguagem. Elas estão ajudando a construir relacionamentos entre os clientes e os artistas de maneira mais amigável. Além disso, as mídias sociais nos conectam a uma comunidade artística global”, explica

  • 3. Abrace os elementos que despertam a sua criatividade

É importante manter-se fiel a sua própria abordagem artística e não criar um conteúdo baseado apenas nas tendências. “Eu vejo isso o tempo todo, e é uma vergonha quando você não pode diferenciar o trabalho das pessoas uma das outras.”

    3. Abrace os elementos que despertam a sua criatividade

    É importante manter-se fiel a sua própria abordagem artística e não criar um conteúdo baseado apenas nas tendências. “Eu vejo isso o tempo todo, e é uma vergonha quando você não pode diferenciar o trabalho das pessoas uma das outras.”

    1. Não ignore o negócio, principalmente no que diz respeito às compensações

    De acordo com Marly, a parte fácil para um artista é criar o trabalho. O lado difícil é o dos negócios: faturas, impostos, preços. “Quando eu comecei, eu não me valorizava tanto porque eu sentia que os clientes estavam fazendo um favor ao me pagar. Temos que pensar, na verdade, que estamos tratando de um acordo financeiro do qual ambas as partes estão participando e, por isso, merecem tratamento e pagamento justos. Não tolere nenhum desrespeito.”

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Artista
    • chefe
    • dicas
    • Fotos

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Carreira

      México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    Últimas Notícias

    • Forbes Brasil - Pré-mercado

      Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.